Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Alergias e Eczemas

por jl, em 22.07.17

alergias.jpgBoas.

Hoje venho falar um pouco do nosso corpo. O maior órgão que temos e que pouca importância se dá é a nossa pele. Mas como tudo vida vida é mais fácil a prevenção do que o tratamento posterior. Cá vai então:

Problemas de pele

Os problemas de pele mais comuns, como as borbulhas, respondem muitas vezes a simples mudanças no nosso  estilo de vida.

Dormir bem, fazer exercício, beber muita água e apanhar sol com moderação costumam ser elementos suficientes para os solucionar. E, claro, manter a pele limpa - utilize água morna e um produto suave em vez de a esfregar com força

As afecções crónicas e mais graves da pele obrigam a cuidados médicos, embora uma alimentação equilibrada seja sempre uma boa ajuda.

Hormonas e acne. A produção de sebo é parcialmente controlada pelos androgénios (esses malandros), hormonas sexuais masculinas que existem no homem e na mulher. Quando os níveis hormonais são elevados, por exemplo durante a adolescência e antes da menstruação, pode produzir-se excesso de sebo, que resulta em cabelo e pele oleosos e acne. Esta surge quando o sebo, bloqueia os folículos pilosos (existem folículos tramados) e as bactérias proliferam, provocando inflamação e vermelhidão.

A acne é desencadeada por modificações hormonais durante a puberdade.

Durante muito tempo, pensou-se que comer chocolate e alimentos gordos em excesso causava acne, mas, afinal, parece que as substâncias químicas do sal que contêm iodo são o verdadeiro factor agravante. Ou seja se o chocolate que comer não tiver sal, toca a morfar à vontade.

Um dos problemas que ataca a pele é a acne. E como evitar a acne?  Os alimentos processados, como hambúrgueres, aperitivos e batatas fritas, costumam ser muito salgados. Quem sofre de acne deve evitar os alimentos processados e refinados, bem como deitar sal na comida à mesa.

A acne pode também ser causada pelo que não se come. Está a ver senhor doutor? Não como e isto já faz mal. Não há direito!

Muitos adolescentes (isto é dedicado a mim) fazem uma alimentação à base de doces, comidas prontas, batatas fritas, refrigerantes e ate álcool, o que os priva das vitaminas e minerais necessários à saúde da pele. Afinal já não é dedicado a minha pessoa.

Uma alimentação à base de cereais integrais, fruta e legumes frescos, carne magra e óleos poliinsaturados pode aliviar bastante um problema de acne.

A vitamina A é muito eficaz contra a acne, pelo que é utilizada sob forma sintética em diversos produtos anti-acne. Nunca deve tornar-se em grande quantidade e deve ser evitada durante a gravidez. Para reforçar a ingestão de vitamina A, é aconselhável e seguro consumir alimentos ricos em betacaroteno. Quando tiver fome, coma cenoura crua ou alperces secos e substitua as sobremesas com muito açúcar por saladas de fruta com manga, meloa e pêssego.

Como o zinco ajuda a prevenir as infecções, é útil contra a acne: o, bactéria presente nos iogurtes bio, também ajuda a evitar as borbulhas. Os alimentos ricos em vitamina E ajudam a curar os ferimentos e a evitar as cicatrizes. O nome acidophilus também não é muito feliz!

Depois também temos o eczema que é uma das afecções da pele mais comuns, caracteriza-se por prurido intenso acompanhado de vermelhidão e descamação estilo bacalhau: aparece frequentemente nas pregas do corpo ou no rosto, mas pode afectar todo o corpo. Quando coçada, a pele pode exsudar ou sangrar e ficar infectada.

Tal como a febre-dos-fenos (lembrei-me do sabonete feno de Portugal) ou a asma, o eczema é uma reacção alérgica. Eu tenho um eczema ao trabalho tramado.

Metade dos casos de eczema envolve alimentos. Destes, os principais causadores de alergia são o leite, os ovos e os lacticínios, embora o peixe, o marisco, o tomate, os frutos secos, o trigo, o fermento e alguns corantes alimentares, sobretudo a tartrazina amarela e cor de laranja, possam desencadear reacções alérgicas. Existem várias formas de lidar com estas alergias alimentares, mas é sempre aconselhável consultar o médico.

Uma das coisas que tenho uma alergia grande é ao ordenado. Quando ele me vê desaparece logo!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:49



A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Comentários recentes

  • Aninhas

    Em PORTUGAL perde-se o emprego, pr ficar em casa a...

  • Sérgio Ambrósio

    Infelizmente, a RTP, SIC e TVI têm programações de...

  • Aninhas

    :-):-). Esqueceu-se da dor da P. D. I. Gostei de l...

  • Anónimo

    Nem vale a pena comentar... Para Besta só lhe falt...

  • Maribel Maia

    Considero que todos os animais devem ser bem trata...


Mensagens




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D