Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Alerta - parte 1

por jl, em 21.08.17

agua-a-ferver.jpg

Boas.

Tenho que reconhecer que à medida que a idade vai passando existem certas coisas que vão passando. E digo isto porque cada vez que leio alguma coisa fico meio taralhoco. E sendo um artigo um pouco longo vou deixar o mesmo em duas partes. Cá vai a primeira:

E hoje falo de uma coisa que se chama Desafio da água a ferver e 7 coisas que os pais precisam de saber

Há uma nova e perigosa tendência a circular na Internet. Já morreu uma criança de oito anos devido a esta «brincadeira», a qual tinha sido desafiada pelos primos a beber água a ferver.

A 10 de Setembro, Ki’Ari Pope deveria fazer nove anos. Não os vai fazer porque, infelizmente, foi desafiada pelos primos a beber água a ferver por uma palhinha. O infeliz episódio aconteceu em Março, e desde então a criança, natural da Flórida, teve várias complicações de saúde.

Depois de uma traqueotomia, um procedimento cirúrgico que consiste numa incisão na traqueia, a criança ficou surda e com grandes problemas no sistema respiratório. A 30 de Julho, Ki’Ari Pope ficou com falta de ar e o namorado da mãe chamou o 112. A criança perdeu a consciência e foi levada para o hospital de urgência, onde morreu cerca de 40 minutos depois.

Em Julho, Wesley Smith e o irmão estavam a brincar ao desafio da água a ferver quando o primeiro ficou com queimaduras de segundo e terceiro grau. Há várias semanas internado na unidade de queimados do Winston Salem, na Carolina do Norte, Smith vai precisar de várias cirurgias para recuperar. Em entrevista à cadeia televisiva CBS, a mãe das crianças contou que os rapazes estavam sozinhos quando tudo aconteceu.

“Dava tudo para trocar de lugar com ele. Disse-lhe isso tantas vezes.” O padrasto acrescentou: “Quando cheguei ao hospital e vi-o, pensei que o pobre rapaz tinha estado na guerra”, disse Jimmy Daugherty. O casal está agora a tentar chamar a atenção para este desafio.

“Vejam o que é que os vossos filhos andam a fazer na Internet”, pediu Jimmy Daugherty.

A 7 de agosto, uma miúda de 11 anos deu entrada na unidade de queimados do Harlem Hospital Center, em Nova Iorque. Tinha várias queimaduras graves na cara e parte de cima do corpo. Jamoneisha Merritt estava a dormir na casa de uma amiga no Bronx quando foi acordada com água a ferver.

De acordo com a polícia, Merritt tinha sido avisada pela amiga de 12 anos, Aniya Grant Stuart, para não dormir nessa noite, caso contrário iria sofrer as consequências. E eu que pensava que as brincadeiras que existiam na minha infância eram parvas!

Dois dias depois, a mãe da suspeita contou ao jornal norte-americano “Daily News” que a filha se tinha tentado matar.

“A minha filha tentou esfaquear-se com uma faca. Foi uma partida — não foi uma boa partida, mas depois dela ter visto o que fez [à amiga] foi mesmo errado, ela tentou matar-se.”

Jamoneisha Merritt continua internada nos cuidados intensivos.

Chama-se Hot Water Challenge (desafio da água a ferver, em português) e é a nova tendência da Internet. Num curto espaço de tempo, três casos tornaram-se públicos, todos com resultados fatais ou devastadores. Os pais das vítimas estão desesperados para alertar as famílias, com receio de novas vítimas.

Têm razão para fazê-lo: para prevenir novos casos destes, claro, mas também para que os pais consciencializem os seus filhos dos perigos deste desafio, presente em vários vídeos no YouTube.

Todos os suspeitos dos ataques tinham uma coisa em comum: não faziam a menor ideia do que estavam a fazer, nem tão pouco das consequências dos seus actos. Tinham visto os vídeos, achado engraçado e decidiram experimentar.

A informação aos pais e a consciencialização aos filhos é essencial. Por isso mesmo, a NiT reuniu cinco coisas que todos os adultos devem saber sobre o Hot Water Challenge.

Em que é que consiste o desafio Hot Water Challenge

Há duas variações: incitar os amigos a beberem água a ferver por uma palhinha ou atirar-lhes com a água quando eles não estão à espera. Não há uma explicação lógica sobre o objectivo do desafio, mas pelos casos relatados podemos supor que as crianças tentam provar que são “fortes” bebendo tudo até ao fim. No segundo caso, a água atirada de surpresa serve para “castigar” o amigo por, por exemplo, adormecer quando tinham combinado ficar a noite toda acordados. Claro que aos olhos de um adulto isso não tem qualquer lógica, mas no meio de um grupo de miúdos, o que não faz é o que passa a ser chamado de otário e de menino da mamã.

Como é que surgiu

Os primeiros vídeos com imagens de pessoas a beberem água a ferver ou a atirarem-na para outras pessoas surgiu no YouTube. Há vídeos em que é mesmo possível ver uma adolescente a ferver a água e depois a atirá-la para as costas do irmão. O resultado também está lá: o jovem ficou com as costas completamente queimadas e hoje tem uma enorme cicatriz. O que é um vídeo giro(!?!) para estar nesta plataforma.

O desafio não é de agora

Este vídeo que acabámos de descrever é de 2015, e é possível encontrar outros ainda mais antigos — com o de um rapaz que coloca uma panela ao lume com a mão lá dentro, e espera que ela comece a ferver para ver quanto tempo aguenta. Ao que tudo indica, os vídeos deverão ter-se tornado virais agora, daí o aparecimento destes casos em catadupa. Desde pequenino que está tudo a ficar choné.

Pais, falem com os vossos filhos abertamente

O apelo está a ser feito pelos pais das vítimas. A mãe de Jamoneisha Merritt, Ebony, publicou fotografias das queimaduras da filha nas redes sociais, onde escreveu: “Eu preciso que os miúdos tenham consciência do quão grave isto é.” A tia da vítima mortal, Diane Johnson, implorou à CBS: “Pais, falem com os vossos filhos sobre estes desafios.” Já o padrasto de Wesley Smith, Jimmy Daugherty, disse: “Vejam o que é que os vossos filhos andam a fazer na Internet.” Infelizmente isto é só uma pequena parte do que se pode encontrar por aí.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:02



A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Comentários recentes

  • Aninhas

    Está tudo mto explicado e mto bom de entender! Iss...

  • Nuno

    Obrigado pela partilha

  • Kikas

    Boa tarde.Gostei muito do artigo. O Reader´s Diges...

  • vibradores

    No final de Alcabo é o que toca a cada 28 dias.

  • Maribel Maia

    Ou será que os ladrões são um grupo de miúdos gulo...


Mensagens




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D