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Alimentação saudável

por jl, em 10.07.17

piramide-alimentar.jpg

Boas.

Hoje em dia uma das coisas que se debate bastante é sobre a nossa alimentação e se aquilo que ingerimos é o melhor ou não. Pois bem li uma peça na Net que achei bastante interessante e que trago aqui uma pequena parte:

10 Regras de ouro para uma alimentação saudável

A melhoria das condições económicas e uma alimentação mais equilibrada são as razões apontadas para este crescimento

"Afinal, o que devemos ou não comer?" É a esta pergunta que a bastonária da Ordem dos Nutricionistas se propõe responder no livro Comer Bem é o Melhor Remédio, do qual publicamos uma lista das 10 regras de ouro para uma alimentação saudável

  1. Fazer 5 a 6 refeições diárias, não estando mais do que 3 horas e meia sem comer. Claro que na teoria isto é muito giro, mas na prática e uma pessoa trabalhando não é assim tão simples, mas vou dizer isto ao meu chefe.
  2. Tomar sempre o pequeno-almoço na primeira hora após acordar. E se for como eu e não conseguir comer tão cedo, coma passado duas horas.
  3. Consumir pelo menos 5 porções de fruta e de hortícolas por dia. E é uma questão de hábito. Eu por vezes lá em casa sou quase como o Ratatui.
  4. Iniciar sempre as refeições principais com sopa, o que ajuda a controlar o apetite. Este exemplo é giro. Especialmente nesta altura do ano com quase 30 graus. Até sabe bem. Ao mesmo tempo que se come, dá para fazer sauna.
  5. Mastigar muito bem os alimentos e fazer as refeições em locais calmos e tranquilos. Às vezes no trabalho tenho duas horas para comer e isto acompanhado de violinos. Ou então não!
  6. Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia. A sede é um sinal tardio de desidratação. O consumo adequado de água é fundamental para hidratar devidamente o organismo. Acho muito bem, claro que existem pessoas que bebem uma água que dá vontade de rir, mas deve ser das novas!
  7. Optar por consumir mais peixe do que carne, alternando o seu consumo entre o almoço e o jantar. Deve consumir-se peixe pelo menos duas vezes por semana (100 g). As melhores escolhas são os peixes gordos como a sardinha, a cavala, o carapau, o atum, o salmão e o arenque. Se fôr como eu este parágrao fica assim um bocadinho no esquecimento. Mas fica sempre bem a gente dizer que sim.

Nas carnes, deve dar-se preferência às carnes brancas (como peru, frango e coelho) e limitar o consumo de carnes vermelhas (como porco, vaca e borrego) a uma a duas vezes por semana (100 g). A carne processada (como bacon, salsichas, presunto e enchidos) não deve ser consumida mais do que uma vez por semana (50 g). Fácil não é!

  1. Cozinhar de forma adequada os alimentos, controlando a quantidade de gorduras e optando pela utilização de azeite. Claro que quem escreveu isto deve ganhar o triplo do que eu ganho porque senão dizia se possível, porque o azeite é uma gordura muito boa, só é pena é o ouro que está nas garrafas.
  2. Reduzir o sal adicionado na confecção. Temperar utilizando maior quantidade de cebola, alho, tomate, pimento, ervas aromáticas e especiarias. Uma boa solução é temperar com marinadas (popularmente conhecidas como vinha d’alhos). Usar ervas é fundamental. Claro que há pessoal que utiliza erva, mas essa dá para rir umas horas seguidas.
  3. Privilegiar alimentos ricos em fibra, como as leguminosas, os hortofrutícolas e os cereais integrais. Integralmente de acordo!

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publicado às 09:02



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