Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Cuidados nas férias

por jl, em 03.07.17

primeiros_socorros_kit.jpg

Boas.

Agora que estão aí as férias, muitos de nós só queremos é pôr os presuntos ao fresco e não pensamos em mais nada. Mas ao ver a Net vi um artigo deveras interessante e que falava assim:

Tem tudo o que precisa na mala para as férias?

Pois bem, um turista prevenido vale por dois. Saiba o que pôr na mala e conheça as receitas caseiras que podem dar imenso jeito.

Ao preparar a sua mala das férias deve ter em mente que os imprevistos acontecem, sobretudo quando há crianças. Por isso, nada como preparar antecipadamente um pequeno “kit” de primeiros socorros para qualquer eventualidade. Pessoa prevenida vale por dois.

Coloque nesse “kit”:

um analgésico, para combater uma dor repentina

um antisséptico, para tratar feridas ou cortes acidentais

pensos rápidos

um repelente de mosquitos

E se algum membro da família tomar medicamentos regularmente, certifique-se de que estão incluídos na bagagem e que colocou doses superiores ao necessário. Não facilitar em casos destes é fundamental.

Se vai viajar de avião, informe-se sobre as regras para levar os medicamentos consigo. Lembre-se, por exemplo, que os xaropes e outros líquidos têm de ser transportados em frascos ou tubos até 100 mililitros – se tiver de transportar um volume maior, terá de se fazer acompanhar da receita médica, declaração ou documento idóneo que ateste a necessidade da sua toma.

A obrigatoriedade de receita ou declaração médica aplica-se também no caso de medicamentos injectáveis, como insulina. Embora seja fundamental a toma, a segurança hoje em dia engloba estes artigos.

Todos os medicamentos devem ser colocados dentro de um saco de plástico transparente, com cerca de 20cm x 20cm, fácil de abrir e fechar, de modo a que as autoridades possam fazer as verificações de segurança necessárias a todo o conteúdo.

Além de tudo isto, é conveniente que faça um seguro de saúde para a viagem. E não se esqueça do Cartão Europeu de Seguro de Doença, o qual é gratuito e se viajar para a Europa  poderá ser-lhe bastante útil.

E quando acontecem pequenos acidentes, o que posso fazer de imediato?

Por exemplo no caso das picadas de abelha, retire o ferrão raspando com a unha ou com um cartão multibanco. Nunca aperte a zona, nem use uma pinça, para evitar espalhar o veneno. Lave depois com água e sabão. Perante dor e inchaço, arrefeça a zona com uma compressa fria ou gelo envolto num pano.

Se for alérgico, apresentar dificuldades respiratórias ou a tensão baixar, terá mesmo de consultar um médico nunca esquecendo de referir este facto.

Nas queimaduras de primeiro grau, ao contrário do que se diz, não aplique manteiga ou pasta de dentes, pois podem agravar bastante a inflamação. Arrefeça a pele durante 20 minutos com água corrente fria. Se a queimadura atingir mais de 15% do corpo, vá ao médico ou chame o 112.

No caso da picada de peixe-aranha, tão comum nas nossas águas, a água quente alivia a dor. Deve mergulhar a zona afectada em água tão quente quanto possível, durante 30 a 90 minutos. Se a dor persistir, tome paracetamol ou ibuprofeno.

O espinho deverá ser removido com uma pinça. Limpe a ferida com água e sabão, passe por água fresca e deixe secar ao ar. Vá ao médico se não conseguir remover o ferrão ou se a dor se agravar. Nalguns casos, é necessário antibiótico e a vacina antitetânica.

Se tomar alguma medicação permanente tente ter sempre uma lista nos seus documentos.

Ficar inconsciente ou com alguma dificuldade que não se possa exprimir não acontece só aos outros.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:38



A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Comentários recentes


Mensagens




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D