Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Incêndios - parte 1

por jl, em 26.06.17

incendio1.png

Boas.

Hoje enquanto andava navegar vi algo que achei bastante interessante e que nos falava sobre esse problema do país e que nos afecta a todos e que este foi uma enorme tragédia humana para o país que foram (e infelizmente são e serão) os incêndios.

O que fazer em caso do incêndio estiver perto da sua casa:

- Avise os seus vizinhos. Pouco adianta estar atento e alerta se isto não for comum a toda uma comunidade.

- Corte o gás e desligue a corrente eléctrica. Em caso de incêndio pode ser um passo fundamental.

- Molhe as paredes e os arbustos que rodeiam a sua casa de forma abundante. Será fundamental criar uma primeira barreira ao avanço das chamas.

- Se tiver animais, solte-os porque eles saberão o que fazer para se salvarem. Por vezes a não soltura dos animais pode ser trágica.

- Esteja pronto para abandonar a sua habitação. Por muito que custe, não há nenhuma casa mais importante que a sua vida ou dos seus.

- Ligue um rádio a pilhas e esteja atento a todas as indicações difundidas. Ainda agora em Pedrogão Grande o rádio era o único meio eficaz de comunicações.

- Proceda apenas à evacuação da sua casa quando as autoridades o recomendarem ou quando a sua vida correr perigo. Na maioria das vezes, a auto-iniciativa é bem mais perigosa do que seguir as indicações das autoridades.

- Obedeça sempre, e rapidamente, às autoridades. Nunca se esqueça que as autoridades trabalham em rede. E sabem por norma muito mais que nós.

Em caso de evacuação:

- Tenha em conta que as autoridades não recomendam que abandone a sua casa se a sua vida não correr perigo. Embora num caso mais sério manter a calma não seja fácil, tente pensar sempre duas vezes.

- Quando estiver a proceder à evacuação da sua casa ajude os que mais precisam como as crianças, os idosos e os deficientes. A segurança das pessoas é a maior fortuna que se pode ter.

- Não leve consigo objectos pessoais desnecessários. Tente sempre ter a documentação segura mas num sitio acessível.

- Depois de abandonar a sua casa, não volte atrás até ordem em contrário. Poderá ser muito tarde.

Se ficar cercado por um incêndio:

 

- Tente sair na direcção contrária à do vento. Nunca se esqueça que o maior número de mortos de um incêndio tem como origem o fumo.

- Caso tenha de se refugiar, procure uma zona com acesso a água e com pouca vegetação.

- Enrole-se em roupas molhadas, não esquecendo de cobrir a cabeça. Encharque-se completamente. Em caso de fogo a água evapora-se rapidamente.

- Fique agachado para respirar junto ao chão, evitando inalar fumo. Se possível, coloque um lenço molhado a cobrir o nariz e a boca. Nestes casos, vale mais uma garrafa de água, do que uma mão cheia de ouro.

- Se não conseguir abandonar a área onde está, aguarde o auxílio dos bombeiros. Em situações de pânico, cada segundo parece uma eternidade, mas os meios de socorro não estão disponíveis na esquina.

 

Aqui vão algumas medidas para prevenir os riscos de incêndios florestais:

 Em geral:

Não deixar lixo nas florestas (principalmente vidros, porque são bons criadores de fogo), até porque aquilo que às vezes possa parecer que se vai desaparecer em meia dúzia de anos, leva anos ou mesmo séculos a desaparecer.

Limpar sempre as florestas de excessos de folhas ramos, etc. que espalhem o fogo. Quando este material está seco, é quase igual a pólvora.

Abrir caminhos que facilitem o acesso dos bombeiros ao centro da floresta. Muitos de nós só se lembram das coisas muito tarde e a prevenção neste caso é fundamental.

Não fazer fogueiras na floresta. O que às vezes pode ser um belo churrasco, por vezes poderá ser o Inferno.

Não atirar pontas de cigarro acesas para a floresta (e verificar se estão devidamente apagadas). Uma regra de puro bom senso que muitas vezes se vê as pessoas a se esquecerem, muito particularmente quando andam de carro.

Para não ser muito chato vou deixar este artigo por aqui mas prometo colocar o resto amanhã.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:23


1 comentário

De mami a 26.06.2017 às 17:57

muito útil!

Comentar post



A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2017

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Comentários recentes


Mensagens




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D