Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Incêndios - parte 2

por jl, em 27.06.17

incendio2.png

Boas.

Como o prometido é devido, cá estou eu com a segunda parte do artigo que falo sobre os incêndios. Cá vai:

Para quem vive próximo de floresta ou mato:

É necessário gerir a vegetação num raio de 50 metros à volta da casa, é fundamental e obrigatório , para proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que detenham terrenos no raio de 50 m a partir da parede exterior do edifício. Mas para além da obrigatoriedade da lei, falo do seu bem mais precioso, que é a vida.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Autoridade Nacional de Protecção Civil recomendam:

Criar uma faixa de protecção à volta da casa. O perímetro é de 50 metros, calculados a partir da parede exterior da habitação. E muitas vezes vejo que existem muitas habitações estão rodeadas por vegetação de uma maneira nada lógica.

Caso tenha um jardim, as árvores e os arbustos devem estar a 5 metros da casa. Faça regularmente a manutenção das copas, que devem estar separadas entre si, no mínimo por 4 metros para que não se projectem sobre os telhados. O desrame das árvores deve ser feito 4 metros acima do solo. Se a árvore tiver menos de 8 metros de altura, desrame apenas a metade inferior (50% da árvore). Se está a considerar cortar alguma árvore, dê preferência à que estiver enfraquecida ou doente.

Tenha atenção para que nos 10 metros à volta da casa não cresce vegetação mais inflamável, como silvas ou canas;.

Evite acumular lenhas, sobras de exploração florestal ou agrícola e substâncias inflamáveis (como o gasóleo) dentro da faixa de protecção. Mas se não tiver outro local para guardar esses materiais, acondicione-os em compartimentos isolados e assinalados. Você sabe onde estão e os bombeiros sabem?

À volta da habitação, mantenha uma faixa com 1 a 2 metros de pavimento não inflamável (como cimento ou mosaico). Hoje em dia não faltam ideias de decoração.

O acesso à casa deverá estar sempre limpo e desobstruído. Se for possível, crie também uma zona que permita aos carros fazerem a inversão de marcha.

Os telhados, as caleiras e os passadiços de madeira acumulam erva e folhas secas de uma maneira muito rápida. Limpe essas áreas regularmente;

Instale uma rede de retenção de fagulhas nas chaminés da casa. Em caso de incêndio, esteja atento às frestas das portas e das janelas por onde as fagulham possam entrar. A maneira mais prática de se combater um fogo é a prevenção.

Caso tenha plantações, separe as culturas com barreiras corta-fogo (por exemplo, um caminho). Poderá não travar, mas abranda a progressão das chamas.

Se precisar trabalhar com combustíveis, evite os dias muito quentes e as horas de maior calor. Os acidentes não acontecem só aos outros.

Caso esteja a trabalhar com ferramentas moto-manuais ou corta-matos, evite que toquem em pedras e metais. Uma pequena faísca poderá ser o motor de uma tragédia.

Informe as autoridades se existir lixo acumulado próximo das habitações.

Prepare e treine com a sua família um plano de evacuação de casa, assim como um ponto de encontro ou um modo de contacto, para não ficarem separados durante um incêndio. Caso tenho miúdos em casa este tipo de ensinamento poderá ser tratado quase como uma brincadeira podendo ser de uma ajuda fundamental.

Tenha sempre à mão algo com que possa extinguir um foco de incêndio (extintor, mangueira, enxadas, pás). Convém ainda ter de reserva um rádio, uma lanterna a pilhas (e pilhas a mais), material de primeiros socorros e sapatos fortes e isolantes do calor. Lembre-se que isto não são gastos, são investimentos.

Em caso de incêndio, deve ligar para o número nacional de emergência (112), para a linha de protecção à floresta (117) ou os bombeiros da sua área. Quase todas as pessoas são possuidoras de um telemóvel. Colocar um número no telefone demora um minuto e pode representear uma vida.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:30



A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2017

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Comentários recentes


Mensagens




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D