Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Olha uma torradinha sem estar torrada

por jl, em 24.07.17

torrada.jpgBoas.

Hoje enquanto estava a ler uns artigos daquilo que potencialmente poderia ser prejudicial para a nossa saúde vi um artigo curioso. Cá vai ele então:

Torradas queimadas ou batatas muito cozidas podem causar cancro

A agência alimentar oficial do Reino Unido lançou um alerta para todos os britânicos que gostam de torradas queimadas ou de batatas demasiado cozidas, ao assegurar que ambos os alimentos podem provocar cancro.

Num aviso oficial, a Agência de Normas Alimentares assegura que a acrilamida, que se forma em alimentos com alto teor de amido, como as batatas, o pão ou as raízes vegetais quando cozidos a altas temperaturas (cerca de 120º), é potencialmente cancerígena.

Os hidratos de carbono e os aminoácidos reagem entre si a altas temperaturas e formam um composto de cor castanha, o tostado, que sabe bem para a maioria das pessoas e que é composto por acrilamida.

"Os testes no laboratório mostraram que a acrilamida na dieta causa cancro em animais. Embora as provas de estudos com humanos sobre o impacto desta matéria na dieta sejam inconclusivas, os cientistas concordam que a acrilamida na comida pode causar cancro nos humanos e que seria prudente reduzir a sua exposição", assegurou a FSA. "Optem pela cor dourada" ao cozinhar, em vez do preto tostado, recomenda ainda a agência britânica num comunicado emitido no início do ano. Claro que uma torrada queimada não é daquelas coisas que seja muito do agrado.

A advertência que as autoridades britânicas fizeram não é a primeira vez a ser divulgada. A Suécia já tinha feito esse alerta em 2002 e a Organização Mundial da Saúde e a Autoridade de Segurança Alimentar Europeia defendem publicamente que a acrilamida é potencialmente carcinogénica.

Eu sinceramente, por ignorância minha nunca tinha falado sobre este estudo e compreendo que tudo que é em demasia fará Mal. Mas se as coisas muito tostadas farão mal, as coisas cruas como o Sushi farão bem à saúde?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:22



A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Comentários recentes

  • Aninhas

    Está tudo mto explicado e mto bom de entender! Iss...

  • Nuno

    Obrigado pela partilha

  • Kikas

    Boa tarde.Gostei muito do artigo. O Reader´s Diges...

  • vibradores

    No final de Alcabo é o que toca a cada 28 dias.

  • Maribel Maia

    Ou será que os ladrões são um grupo de miúdos gulo...


Mensagens




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D