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Problemas de soninho

por jl, em 20.05.17

vitinho.jpg

Boas.

Hoje enquanto estava a ler a revista Visão, vi um artigo que acei deveras interessante. Cá vai a primeira parte:

Dez coisas que estão a "roubar-lhe" o sono na hora de deitar

Chegou, finalmente, a hora de deitar, mas o sono escolheu esse momento exacto para desaparecer? O culpado pode muito bem estar nesta lista. Espero bem que sim.

Ir para a cama cedo, mas demorar horas a adormecer não é, de longe, o cenário ideal. Mas se algumas vezes, a culpa pode ser das preocupações, noutras há que apontar o dedo ao que fez antes de tentar dormir. E não estejam já a pensar em coisas pecaminosas seus pervertidos:

Estas são dez razões, sendo que aqui deixo as primeiras cinco que vinham no jornal Daily Mail, que podem perturbar a hora de adormecer:

1 – OS GADGETS

Os smartphones e gadgets emitem uma alta concentração de luz azul que atrasa a libertação da melatonina que provoca o sono. Um estudo de 2014, da Universidade de Harvard (EUA), comparou o uso de aparelhos tecnológicos e livros impressos antes de dormir e descobriu que as pessoas que utilizavam tablets demoravam mais a adormecer. Tablets não levo para a cama porque a minha Maria diz sempre que não se come na cama, mas no que diz respeito ao telefone era bom que fosse a cor azul a tirar o sono ao pessoal, mas nos últimos anos tem sido mais a cor vermelha.

2 – BEBER CAFÉ A MEIO DA TARDE

O senso comum diz que beber café antes de dormir não é boa ideia para quem quiser adormecer rapidamente. Mas um estudo de 2013 revelou que beber café durante a tarde também pode influenciar o sono. O estudo indicou que consumir cafeína, mesmo seis horas antes de ir dormir pode afectar em mais de uma hora a quantidade de sono nocturno. Eu como sou muito cumpridor, não bebo café durante a tarde. Só bebo durante a noite mas mesmo assim quero dormir de manhã e nickles.

3 – COMER UMA GRANDE REFEIÇÃO

Comer em grande quantidade à noite aumenta o fluxo sanguíneo para digerir os alimentos, o que leva o estômago a produzir ácido gástrico e força os músculos a trabalhar para metabolizar os alimentos - o que impede que o corpo adormeça. Ou é isto ou o oposto, porque às vezes acabo de jantar e dá-me uma soneira. E se for preciso ajudar a arrumar a Cozinha? Uiiii, então aí é que dá sono.

4 - NOITES DE LUA CHEIA

Um grupo de investigadores da Universidade de Basel, na Suíça, descobriu que o ciclo lunar afecta dos padrões de sono humano, embora as causas não sejam conclusivas. Em noites de lua cheia, adormecer pode demorar mais cinco minutos que o normal e diminuir até 20 minutos o tempo de sono durante a noite. Isto aqui até tenho que dar a mão à palmatória e dizer que é verdade. Tenho um colega que diz que isto o afecta muito. É o João Lobisomem!

5 – DIVIDIR A CAMA

Um estudo de 2009, realizado pela Universidade de Surrey (Reino Unido), descobriu que os casais que partilham a cama sofrem mais 50% de distúrbios de sono do que pessoas que dormem sozinhas. Mas isto aqui não é preciso ser nenhum cientista para chegar a esta conclusão. Então um casal quando tem à escolha a «palhaçada» ou o dormir, o que escolherá?

Para não dar muito sono ficarei por aqui, mas prometo que voltarei ao assunto. Isto se não adormecer a meio! 

 

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publicado às 17:00



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