Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Produtores piores que escravos

por jl, em 13.07.17

batatas.jpgBoas.

Que estejam bem. Hoje venho falar de uma história que mete batatas e burros. E neste caso, burros infelizmente há muitos. E parece que é a maioria de nós. Cá vai então:

Corrida à batata grátis que tinha sido despejada em protesto

Produtores deixaram 10 toneladas em parques de estacionamento de três superfícies.

Cerca de 10 toneladas de batata foram despejadas, durante a madrugada do dia 11, nos parques de estacionamento de três superfícies comerciais em Salvaterra de Magos. A acção partiu dos produtores de batata da região como forma de protesto pelo valor que recebem pelo produto. A palavra espalhou-se e, logo pela manhã, centenas de habitantes de Salvaterra de Magos e de localidades vizinhas acorreram em massa aos supermercados para aproveitar a oferta e assim levar batatas para casa. "Vim assim que soube porque tenho uma reforma de 300 euros e a batata está cara. Há que aproveitar", disse um dos muitos populares que encheram quantos sacos conseguiram transportar. Se há país que a palavra OFERTA é um fenómeno, essa terra é Portugal.

Este acto resultou de um protesto simbólico dos agricultores contra os preços a que a grande distribuição compra a batata, tendo em conta o excesso que existe actualmente no mercado.

As cadeias oferecem cerca de quatro cêntimos por quilo, que tem um custo de produção que ronda os 15 cêntimos. Eu quando li esta frase fiquei completamente de boca aberta. Já nem falo do preço que os hipermercados pagam aos produtores, que é um roubo. Mas quando levam ao consumidor cerca de 40 cêntimos por quilo e que nos apresentam isso como um super preço, isso é um acto completamente vergonhoso.

A população não só agradeceu o gesto dos agricultores como se mostrou solidária com a sua luta. "Acho que é muito injusto o preço a que os supermercados compram a quem produz, até porque vendem aos clientes a batata muito mais cara", explicou uma senhora, que foi por duas vezes a um dos parques de estacionamento. A adesão da população foi de tal ordem que as 10 toneladas de batatas espalhadas pelos três supermercados esgotaram antes do meio-dia.

Quem sou eu para criticar? Mas que neste país tanto os produtores como os consumidores são tratados como burros por parte da maioria das grandes empresas isso parece ser verdade!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:07



A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Comentários recentes

  • Terminatora

    Ahahaha muito bom!

  • ipgines

    adorei.japão e japoneses são realmente um mundo ne...

  • Terminatora

    Eu tenho dito que com a idade, as "banhas" começam...

  • Aninhas

    Infelizmente, é a situaçao da vida!:-( .

  • Aninhas

    Em PORTUGAL perde-se o emprego, pr ficar em casa a...


Mensagens




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D