Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Sempre alerta

por jl, em 26.07.17

ipo-porto.jpgBoas.

Muitas vezes escrevo aqui em tom de brincadeira, mas desta vez o que me leva a escrever é sobre um assunto sério. Vamos lá então:

 

I.P.O. do Porto lança rastreio gratuito de cabeça e pescoço

 

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto promove já amanhã, um rastreio gratuito de cabeça e pescoço, lançando ao mesmo tempo acções de informação, sensibilização e alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce deste tipo de cancro.

A iniciativa, que se realiza na clínica de cabeça e pescoço do IPO entre as 11:00 e as 14:00, é essencialmente dedicada aos utentes com factores de risco ou sintomas como nariz entupido ou hemorragia nasal, úlceras e/ou manchas brancas ou vermelhas na boca, dor de garganta, rouquidão persistentes ou nódulos do pescoço há mais de três semanas.

Em Portugal, existem cerca de 2.500 novos casos da doença, 85% dos quais em fumadores ou ex-fumadores com taxas de incidência e mortalidade das mais elevadas da Europa.

A fonte adiantou que a doença atinge principalmente fumadores e pessoas que consomem álcool em excesso. Contudo, existe um número crescente de casos associados a outros factores de risco como a infecção pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV).

O consumo de álcool e tabaco são ainda os principais factores de risco do cancro da cavidade oral, laringe, orofaringe e hipofaringe que representam 75% do carcinoma da cabeça e pescoço, revelou.

“Quando chegam ao instituto, muitos doentes já estão em estado avançado da doença, o que representa um indício claro de falta de informação e de desconhecimento na identificação dos sinais de alerta”, explicou o coordenador da Clínica de Cabeça e Pescoço do IPO-Porto, Jorge Guimarães.

O médico frisou que o diagnóstico precoce é fundamental porque numa fase inicial o tratamento deste cancro tem uma taxa de sucesso de 80%.

Contra mim falo, mas sempre que temos algo em relação à saúde quase sempre temos uma explicação e se a coisa passa então só nos falta o diploma de médico, mas com a saúde não dá para facilitar e estar com o máximo de atenção é fundamental.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:08



A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

Pesquisar no Blog  


Comentários recentes

  • Terminatora

    Ahahaha muito bom!

  • ipgines

    adorei.japão e japoneses são realmente um mundo ne...

  • Terminatora

    Eu tenho dito que com a idade, as "banhas" começam...

  • Aninhas

    Infelizmente, é a situaçao da vida!:-( .

  • Aninhas

    Em PORTUGAL perde-se o emprego, pr ficar em casa a...


Mensagens




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D