Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Toca a poupar

por jl, em 04.10.17

poupanca-de-energia.jpgOlá.

Infelizmente esta foi mais uma semana em que o EuroMilhões não quis nada comigo. Por isso mesmo a minha Maria decidiu que se poupava na conta da luz ou na SporTv. Como sou daqueles que para mim as escolhas lógicas são sempre a pensar no bem-estar colectivo aqui deixo uns conselhos sobre como poupar electricidade antes de ir ver mais um joguito de futebol.

Aqui ficam algumas dicas para aliviar o peso da fatura energética

Os gastos com casa e energia são hoje a categoria que mais dinheiro tira da carteira dos portugueses. Pois a quem o dizem!!

Segundo contas do INE só isto “rouba” às famílias cerca de 32% do seu orçamento, segundo as contas do INE.

Também por toda a casa estão espalhadas fontes de poupança que, quando combinadas entre si, resultam em dinheiro posto ao bolso. Da iluminação aos eletrodomésticos, passando pelas tomadas ou janelas, há alternativas igualmente eficazes às convencionais.

Eletrodomésticos

Na compra de qualquer eletrodoméstico, convém optar por aqueles que apresentam melhor eficiência energética (classe A+). Se o fizer em cada um dos eletrodomésticos, terá uma poupança anual de 30 euros/ano em cada um. Mas a verdade seja dita ter uma máquina de lavar roupa que gaste muito pouco, mas que ao mesmo tempo também lave pouco pouco adianta. Por isso convém optar por uma boa relação de preço e eficiência.

A maneira mais eficaz de poupar com a máquina de lavar é aderir à tarifa bi-horária e programá-la para trabalhar nos horários mais económicos. Mas cada caso é um caso porque ter uma tarifa destas e depois não a utilizar é como atirar dinheiro pela janela.

No caso do esquentador ou caldeira, aqueles que incluem a tecnologia de condensação são mais vantajosos. Essa pequena diferença é o suficiente para poupar 30 euros/ano.

Quanto ao forno, desligue-o cinco a dez minutos antes de terminar o seu cozinhado, para aproveitar o calor residual. Enquanto o forno perde calor, os seus alimentos acabam de cozinhar e assim poupará energia. O mesmo se aplica à placa do fogão, onde deve tentar cozinhar com pouca água e com o recipiente o mais tapado possível.

Sobre o micro-ondas, utilize-o apenas para aquecer e não para descongelar alimentosaté porque o sabor dos alimentos parece ser mais saboroso quando se opta por deixar no frio ou ao natural deixar descongelar os produtos.

Aquecimento

Ter em conta que o consumo de energia aumenta cerca de 7% por cada grau de aumento de temperatura.

As janelas podem ajudar a poupar no aquecimento da casa. Se investir numa caixilharia PVC, com vidros duplos e uma boa dose de estanquidade, vai evitar fugas. Gasta na altura que compra, mas depois poupa em cada mês.O mesmo se aplica à cobertura da casa. Um isolamento térmico apropriado trará maior eficiência no desempenho térmico e poderá poupar na climatização.

Se a casa tiver lareira, vale a pena investir num recuperador de calor, que gasta muito menos do que uma lareira aberta. Caso use aquecedores, programe-os para funcionarem apenas durante o horário económico caso use a tarifa bi ou tri-horária. Essa pequena alteração pode garantir uma poupança de 35 euros/ano.

Iluminação

Uma das coisas que por vezes passa um pouco ao lado é a iluminação, a qual representa cerca de 10% da energia total consumida. Evite desde logo deixar as luzes ligadas sem precisar delas e troque as lâmpadas por soluções mais económicas, que podem reduzir até 80% do consumo de energia elétrica em iluminação.

Uma das coisas a ter em consideração são as lâmpadas LED: apesar de serem mais caras, o investimento compensa devido ao baixo consumo, maior tempo de vida, durabilidade e resistência às vibrações. Além disso, reduzem a emissão de calor e para além do mais, quanto mais o tempo passa, mais os preços dos Led’s baixam.

Aparelhos

O maior dos erros nesta matéria é o consumo em modo standby, em que os aparelhos não estão a ser usados, mas continuam a gastar energia. Escolha fichas com múltiplas entradas e com botão que lhe permita desligar a tomada única. Muitas vezes o comodismo faz com que não se faça disto, mas ao fim do ano tudo isto representa dinheiro

No que toca aos dispositivos móveis como o tablet, computador ou telemóvel, não deixe os carregadores nas tomadas. Mesmo não estando a carregar, o facto de estarem ligados fá-los gastar energia na mesma. E não esquecer que a maioria destes aparelhos hoje em dia serem carregados a 100%, não ajuda nada para a sua vida útil.

Encontrar os melhores preços

Além dos simuladores já existentes em sites como o da Endesa, EDP ou Deco, também o governo vai lançar, ainda este ano, a plataforma online Poupa Energia, que vai permitir aos consumidores de eletricidade e de gás natural compararem diferentes tarifários e mudar de fornecedor de energia. Mas pouco adianta se não existir um critério de poupança.

Mas convém poupar e isso parte de cada um de nós. Porque antes do ambiente, do meio que nos envolve, a maioria de nós pensa na carteira.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:18



A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Comentários recentes

  • Aninhas

    Em PORTUGAL perde-se o emprego, pr ficar em casa a...

  • Sérgio Ambrósio

    Infelizmente, a RTP, SIC e TVI têm programações de...

  • Aninhas

    :-):-). Esqueceu-se da dor da P. D. I. Gostei de l...

  • Anónimo

    Nem vale a pena comentar... Para Besta só lhe falt...

  • Maribel Maia

    Considero que todos os animais devem ser bem trata...


Mensagens




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D