Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Toca a poupar uns euritos

por jl, em 11.09.17

euros.jpgBoas.

Esta semana que passou tenho que admitir que fui assaltado. Estava eu sossegado em casa quando fui à caixa do correio e o que estava lá? A conta da electricidade e tenho que admitir que foi um assalto bem feito pois a minha conta bancária foi roubadinha quase até ao ultimo tostão. E embora não me apeteça muito andar como os homens das cavernas, a maior poupança de energia terá que ser uma das coisas a ser implementada cá em casa, embora algumas medidas já estejam a ser colocadas em prática. Cá vão então algumas ideias eficientes e realistas já que por algumas vezes se possa pensar que se poupa, nem sempre é assim:

Mitos sobre poupança de energia nos nossos lares

Os aparelhos eléctricos, como televisões, aparelhos da TV Cabo e computadores portáteis, não usam electricidade quando estão ligados à corrente, mas não estão a ser usados.

FALSO: Alguns aparelhos e carregadores eléctricos gastam energia mesmo quando não estão a ser usados. Este «poder de vampiro» gasta energia, e a melhor forma de o evitar é lembrar-se de desligar o interruptor e tirar a ficha da tomada. Se evitar deixar aparelhos e electrodomésticos em standby e os desligar da tomada, uma casa comum pode poupar entre 80 a 100 euros por ano. Mas quantas pessoas conhecem que desligam a televisão da sala da tomada eléctrica? Pois! Nem eu.

As máquinas de lavar louça gastam mais do que lavar à mão.

FALSO: Desde que usada correctamente, uma máquina de lavar louça pode ser mais eficiente em termos energéticos do que lavar à mão no lava-louças. Assegure-se de que a máquina está completamente cheia e a louça arrumada como deve ser. E escolha o modo «Eco», se possível, que baixa a temperatura alguns graus. Este parágrafo quase de certeza que foi a minha Maria que escreveu, mas pronto. Mas falando a sério isto é muito bonito, mas nestas condições qual a máquina que lava tudo a 100%?

Os painéis solares não geram energia num dia nublados

FALSO: Apesar de os painéis solares funcionarem mais eficazmente com muita luz solar, ainda assim continuam a recolher energia da luz difusa mesmo num dia nublado. Os meses de verão são os mais produtivos, porque há mais horas de dia do que de inverno. Esta é uma maneira bastante assertiva para se poupar uns euros, mas quantas pessoas tem capacidade para investir 2000 ou 3000€ num painel?

Quando usa um computador de secretária, os protectores de ecrã poupam energia.

FALSO: Como o ecrã permanece ligado, um protector de ecrã é apenas mais um programa que consome energia. Embora os computadores tenham parâmetros temporizados para entrarem em repouso que usam de facto menos energia, desligar o seu monitor, ou mesmo o computador todo, quando faz pausas é a forma mais eficaz de evitar o desperdício de energia. A melhor maneira de poupar é ter o computador desligado. E tudo se consegue fazer. Os Flinstones não tinham computador e viviam felizes e contentes!

Deixar o aquecimento ligado todo o dia numa temperatura baixa é mais barato do que aumentar e baixar o aquecimento, ou ligar e desligar, quando necessário.

FALSO: Na maior parte dos casos, deixar o termóstato de uma sala ligado numa temperatura baixa todo o dia não só significa que a temperatura da casa nunca chega a ser confortável, como também se desperdiça calor quando não se está a precisar dele. Os termóstatos de sala ligam e desligam o aquecimento quando a sua casa chega à temperatura que determinou como confortável. Combine isto com um temporizador que diga ao seu sistema de aquecimento para se ligar apenas quando precisa dele. Por acaso neste ponto é daquelas coisas que consigo poupar. Nada melhor que ter um casaco de malha polar ou um edredão quentinho.

Já no que diz respeito ao popó

Motores mais pequenos usam menos combustível.

FALSO: Um carro grande com um motor de 2,0 litros pode gastar menos do que o mesmo carro com um motor de 1,6 litros, porque faz menos esforço para deslocar o mesmo peso. Testado no Reino Unido, um veículo de passageiros com um motor pequeno registou uma muito pior eficiência energética do que outro com um motor maior. Senão quer gastar muito no carro, nada como gastar 40€ no passe do autocarro. Mas falando a sério, o acelerar bruscamente para ao fim de 200metros ter que travar bruscamente nada adianta a não ser para gastar mais dinheiro em gasolina. Já fizeram contas ao que o carro gasta em média num circuito urbano em horas de ponta? Às vezes mais vale sair mais cedo de casa 20 minutos mais cedo e ir tranquilamente para o trabalho. Poupa na gasolina e nas chatices.

Que estes conselhos sejam de alguma ajuda

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:13



A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2017

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Comentários recentes

  • Terminatora

    Ahahaha muito bom!

  • ipgines

    adorei.japão e japoneses são realmente um mundo ne...

  • Terminatora

    Eu tenho dito que com a idade, as "banhas" começam...

  • Aninhas

    Infelizmente, é a situaçao da vida!:-( .

  • Aninhas

    Em PORTUGAL perde-se o emprego, pr ficar em casa a...


Mensagens




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D