Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Vroom Vroomm

por jl, em 29.01.17

sinais.jpgBoas.

Hoje enquanto lia uns artigos vi algo que me aguçou (ao tempo que era para escrever esta expressão) o apetite de leitura. E constava assim:

Afinal, o que dá multa?

“Não podes conduzir descalço” (especialmente se os pés não foram lavados) ou “tens de vestir a camisola quando sais da praia para ires conduzir, (quer se dizer se for uma menina gira não é preciso. Estava a brincar Maria) !” são alguns dos conselhos que frequentemente ouvimos de modo a evitar que sejamos autuados. Contudo, já se interrogou sobre o que pode verdadeiramente valer uma multa? Se conduzir descalço estará mesmo sujeito a uma coima?

Ora, comecemos por uma bastante básica. Afinal, conduzir de chinelos ou descalço é mesmo proibido? Talvez a maior parte dos leitores diga de imediato que sim. Mas pode ficar tranquilo, pois “isto não dá multa”, garantiu o chefe Madaíl da P.S.P.. “Não existe qualquer legislação sobre isso. O que a lei diz é que o condutor se deve abster de qualquer acto que o prejudique no exercício da condução”, acrescentou, citando o artigo em questão que trata esta matéria, o artigo 11, n.º2. sinceramente não estou muito de acordo com isto, mas pensando em senhoras que conduzem com uns saltos que parecem paus onde se colocam espetadas no forno nada tenho a dizer.

Comer ao volante, conduzir sem t-shirt, maquilhar-se enquanto conduz, conduzir com pantufas (e aqui inclui-se as que têm formas de animais ou de outros seres), são ações que remetem para o artigo 11, n.º2. Nada disto faz com que seja autuado, mas precisa de ter em atenção se este tipo de ações não irá não só prejudicar a sua condução como a dos restantes condutores.

Mas existem aqui questões que importa aprofundar. Usar ou não t-shirt a conduzir, não dá efectivamente direito a nenhuma coima. Contudo, “a nível do género masculino, não há problemas, mas a nível do género feminino, depende”, começou por dizer o chefe da P.S.P., embora eu seja defensor de direitos iguais. Se nós podemos, elas também deveriam ter o mesmo direito.

No que diz respeito à maquilhar-se ao volante, é importante ter em consideração, tal como diz o último artigo referido, que poderá fazê-lo “desde que não prejudique o trânsito”, incorrendo assim no risco de vir a receber uma multa. Se bem que por vezes veja senhoras que se devem maquilhar numa estrada cheia de buracos. Ou isso, ou aprenderam com o Batatoon.

Passemos agora para uma questão que provavelmente preocupará mais cidadãos, a da utilização do auricular. O que a lei nos diz “é que é permitido usar apenas uma saída do auricular". Ou seja: se tiver um auricular que tenha duas saídas e mesmo que tenha apenas uma delas colocada no ouvido, receberá uma coima de 120 euros. Mas coloco aqui uma questão, se cortar uma saída que Lei é que se aplica a este caso? Para conduzir precisa mesmo de ter um auricular específico, assim como deixa claro o artigo 84, n.º2, alínea a). Caso não o faça, estará a incorrer “numa infracção grave”, que poderá ter como consequências “a inibição de conduzir de um a dois meses”, sendo-lhe ainda “retirados dois pontos da carta de condução, num universo de 12”, assegurou o chefe da Divisão de Trânsito.

Para não ser muito chato, amanhã levantarei mais algumas questões que espero que nos ajudem.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:20



A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Comentários recentes

  • Nuno

    Obrigado pela partilha

  • Kikas

    Boa tarde.Gostei muito do artigo. O Reader´s Diges...

  • vibradores

    No final de Alcabo é o que toca a cada 28 dias.

  • Maribel Maia

    Ou será que os ladrões são um grupo de miúdos gulo...

  • Aninhas

    28 filhos? Valha-me santo cristo! E todos da mesma...


Mensagens




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D