Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Vroom Vroomm -parte 2

por jl, em 30.01.17

joao-catatau-porto.jpgOlá.

Qual João Catatau (o autor famoso de um dos livros do Código da Estrada que teve mais leitores que Camões) aqui deixo mais alguns conselhos aos senhores e senhoras condutoras deste pedacinho de Terra. Que lindo que isto me saiu!!

O kit de mãos livres também levanta algumas dúvidas. Esta será certamente a melhor solução para ter o menor contacto possível com o telemóvel quando atende ou desliga uma chamada ou quando está a redireccionar o GPS, por exemplo. Mesmo assim, saiba que pode usá-lo, assim como o auricular, mas não se pode fazer uma utilização continuada deste.

Imagine que está a conduzir e recebe uma chamada. Pode atender a sua chamada, mas de seguida precisa de colocar o telemóvel noutra superfície que não na sua mão. Mesmo se estiver em altifalante e a segurar o telemóvel com uma das suas mãos, arrisca-se seriamente a receber uma multa. “Pode fazer tudo desde que isso não implique um manuseamento continuado”, voltou a frisar Madaíl dos Santos.

Contudo, a lei anterior não se refere apenas a telemóveis nem fala deles especificamente. Trata-se aqui de “tudo o que envolva uma utilização continuada de um aparelho radiofónico” e isto é “proibido”. Caso a polícia o veja a cometer esta infracção, as coimas variam este os 120 e os 600 euros. Portanto, se está a conduzir, não pegue no seu telemóvel ou noutro aparelho para introduzir uma morada no GPS. Certifique-se de que o seu veículo está imobilizado e aí sim, poderá mexer nos diversos aparelhos. Imagine que vai numa via rápida e não sabe uma morada, pode para lá. Ou não!!

Se tem animais, algumas dúvidas sobre como transportá-los já terão certamente surgido, tais como se o seu cão pode ou não andar solto dentro do carro. No caso, os animais são equiparados a carga (olha que belo debate para ter quando se fala de direitos do animal), pelo que tem de se adaptar à legislação em vigor, de acordo com o artigo 56 do Código da Estrada.

Assim, se transportar um animal num “ligeiro de passageiros”, tem de assegurar que este vai acomodado. A esta hora há pessoal que se está a lembrar de certos familiares ou conhecidos)) Ele “não pode ir solto” e, por isso, terá de optar por o colocar ou “no porta-bagagens”, ou em “acomodações apropriadas” consoante as características de cada um, ou tem ainda à sua disposição “trelas que se prendem ao cinto”. Inclusive, “desde que vá acomodado”, pode mesmo ir ao colo do passageiro. O que não “se pode é prejudicar a segurança” de nenhum dos passageiros. Se seguir viagem num ligeiro de mercadorias, então poderá levar o animal “na retaguarda”.

Outras das dúvidas que costumam pairar entre os condutores portugueses é se se corre no risco de ser multado caso se atirem coisas pelas janelas. À partida todos saberão que atirar beatas é proibido, mas talvez pensem que seja possível atirar um caroço de uma maçã ou uma casca de banana por serem biodegradáveis.

 “Qualquer objecto que seja atirado da janela é proibido” (até a sogra, mas não é a tua mãe Maria), garantiu Madaíl dos Santos, baseando-se no artigo 79, n.º2. Nem o condutor nem os passageiros podem atirar qualquer objecto “para o exterior do veículo” e caso o façam serão atuados e a coima pode variar entre os 60 euros (a mínima) e os 300 euros (máxima).

Beber ao volante e a distância com que circula dos ciclistas. “É permitido beber ao volante, inclusive álcool. Não podemos é exceder uma determinada taxa dependente de cada condutor, mas a probabilidade de ser parado é muita”. Mesmo assim, se estiver dentro dos limites, “não será autuado por isso”. Isto da bebida também depende da quantidade, se beber muito não há problema nenhum. A maioria do pessoal como já não vê nada à frebte, não há crise.

Finalmente, no que diz respeito aos ciclistas, é obrigatório guardar uma distância de segurança destes de 1,50 metros, assim como diz o artigo 18 que resultou de uma alteração recente à lei em 2013. E estes qual a distância que terão que guardar dos outros veículos?

Se for da zona do Porto vai para a marginal à noite e vê grupos de ciclistas em que vão dois ou três a par e quantas vezes viram esses grupos a ser interpelados pela P.S.P.?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:15



A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Comentários recentes

  • Nuno

    Obrigado pela partilha

  • Kikas

    Boa tarde.Gostei muito do artigo. O Reader´s Diges...

  • vibradores

    No final de Alcabo é o que toca a cada 28 dias.

  • Maribel Maia

    Ou será que os ladrões são um grupo de miúdos gulo...

  • Aninhas

    28 filhos? Valha-me santo cristo! E todos da mesma...


Mensagens




Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D