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marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

21
Dez19

Natal é quando as Finanças quiserem

jl

montes de euros.jfifBoas.

Antes de vir o mau tempo dos últimos dias, um dos temas que estava em debate era do dinheiro que o Ministro Centeno tinha dado a «mais» ao Ministério da Saúde. E isto foi mais um tema em que a as forças que apoiam o Governo começaram a dizer que o ministro era muito bonzinho e as forças da oposição dizia que tudo isto era quase uma treta.

Mas indiferentemente disso o que me leva aqui a escrever estas linhas foi que o Estado já enterrou no antigo Banco Português de Negócios (BPN) cerca de 5.000 milhões de euros.

Para além desta ajuda, aos outros bancos (como o Banif, o BES e a Caixa) já foram empatados cerca de 18 000 milhões de euros. E aqui os maiores partidos políticos são todos iguais. Claro que para aumentos de abonos; de salários ou de ajudas não existe dinheiro, mas para os bancos existe (e ainda existirá por muitos anos) muitas ajudas.

Um caso destes até compreendo por má gestão. Mas mesmo aí há que punir exemplarmente os culpados. Mas em Portugal parece que não se passa nada! Mas nestas verbas, porque se falharem 100 ou 200 euros da prestação da casa basicamente o cidadão está tramado!

Claro que quando houver eleições muitos elementos da classe política virão apelar à cidadania do povo, mas será que estes cavalheiros pensarão na carteira dos cidadãos?

Isto é caso para dizer que para alguns o Natal é quando as Finanças quiserem. E podem muito!!

20
Dez19

Quero cheirar teu bacalhau…

jl

bacalhau natal.jpgBoas.

Que esteja tudo bem.

Agora que o Natal está mesmo aí a bater é altura de preparar os presentes, de decorar a casa e para a refeição de tratar do fiel amigo. E não estou a falar do Bobby, estou sim a falar do bacalhau, que embora não nade nas nossas águas é tipicamente português.

Basta ir a um hipermercado para vermos que não faltam especialistas neste peixe, mas à partida isto por vezes é complicado porque é quase impossível saber por onde ele andou.

Por norma, o da Islândia é daqueles peixes que é mais apreciado sendo que por regra, o que é pescado nesse país passa por um tempo maior de secagem e de sal (entre um a dois meses), tornando-o assim mais saboroso. Neste local, o bacalhau é pescado à linha e não por arrastão, o que também faz com que seja melhor.

Na hora de escolher do bacalhau para o jantar da consoada, são muitas as dúvidas que se colocam (e nem falo do preço, porque basta olhar para os números para se ver que se fala quase de lagosta). Segundo os especialistas, o melhor peixe ao contrário do branco que muita gente pensa, deve ser da cor do trigo. O peixe mais branco significa que não esteve no sal tempo suficiente. Não lasca e depois de cozido, parece pescada.

Para além da cor existem também outros truques. Aqui vão eles:

- Para ser bom, deve carregar no lombo (do bacalhau!!)e o dedo não deverá ficar marcado

- Pegue no bacalhau pela zona da cabeça. Se não dobrar, é bom. Se dobrar, significa que tem muita água e que não secou como deveria. Parágrafo em que falo só do bacalhau.

- Deve notar que este seja compacto

Depois de comprado (até porque a minha avó já dizia que roubar e feio), deve lavar o bacalhau duas ou três vezes. Depois, deve demolhá-lo em água fria. O tempo de demolha tem a ver com o tamanho e com o quão salgado se quer o peixe. Em média, ele deverá ser demolhado durante cerca de 48 horas, mudando cerca de três vezes a água nesse período.

Depois deste processo é só cozinhar a seu gosto e saborear com todos os sentidos.

19
Dez19

Sem barriga de Pai Natal

jl

dieta natalicia.jpgBoas.

Que estejam bem por aí. Já estamos a caminhar a passos largos para aquela altura da engorda. Mas para que esta altura não seja aquela em que o ponteiro da balança a avançar para a direita temos que prevenir. Só uma dica. Segundo vários estudos por norma cada pessoa ingere no dia de Natal cerca de 6000 calorias, ainda ainda algumas que chegam às 8000. O normal seria cerca de 2000 calorias!

O peso que se ganha nas seis últimas semanas do ano representa cerca de 50% do aumento anual e, geralmente, mantém-se até ao Natal seguinte. Fazer dieta nesta época está fora de questão mas, com a estratégia certa, é possível desafiar as estatísticas e viver ao máximo a quadra natalícia sem ganhar peso.

Alguns cuidados a ter antes das festas

Ao contrário do que costuma fazer com os presentes de Natal, não deixe estas preocupações para o fim. Previna-se antes dos grandes convívios à mesa:

  1. Ponha o ginásio na agenda

No mês de Dezembro, muita gente tende a não ir ao ginásio devido a todas as festas e jantares que começam logo no início do mês. Contrarie esta tendência de forma realista, ou seja, defina uma semana sem ginásio, mas nas três restantes mantenha o seu programa de treino ou intensifique-o já a prever os excessos das festas.

  1. Faça uma lista

Para evitar comprar os alimentos mais calóricos que nesta época estão em grande destaque nos supermercados os nutricionistas, aconselha a fazer uma programação antecipada das compras. Antes de sair de casa faça uma lista de compras do que é estritamente necessário e não se arme em Pai Natal e traga tudo para casa.

  1. Escolha a gordura certa

Se vai preparar alguma das refeições ou iguarias da quadra, cozinhe com o mínimo possível de gordura e dê preferência aos óleos vegetais, principalmente o azeite. E não esteja sempre a petiscar enquanto cozinha, para evitar algumas calorias extras.

  1. Previna a fome

Para não iniciar a noite da consoada com fome (e comer ainda mais), os nutricionistas sugerem que não o faça com fome ou de estômago vazio. Se vai para casa de familiares opte por fazer uma pequena refeição antes de sair, por exemplo, uma sopa, uma taça de cereais ou fruta.

Alternativas (mais) light para servir em casa

- Rabanadas

Utilize açúcar light, leite meio gordo, fatias de pão mais finas e aumente a proporção das claras face às gemas. Experimente fazê-las no forno ou, se as fritar, use uma boa quantidade de papel absorvente para eliminar a gordura.

- Sonhos

Faça sonhos de maior dimensão, uma vez que porções pequenas absorvem mais gordura.

- Azevias

As que têm recheio de gila contêm mais açúcar do que as de batata-doce e de grão. Se as fizer em casa, opte por adicionar menos açúcar.

Acima de tudo o ser saudável é a melhor prenda que se pode ter e oferecer aos outros.

18
Dez19

Será Portugal?

jl

loja-do-cidadao.jpgBoas.

Que estejam todos bem aí desse lado.

Hoje vou ser breve para não me tornar muito chato. Hoje vou deixar aqui umas palavras sobre atendimento. E neste caso público. Por norma, a ideia que se tem é que quando se vai ser atendido num local que está sobre a tutela do Estado mais vale levar uma revista e um sumo porque vamos ficar a secar. E quando se fala da Segurança Social então aí a seca será quase certa.

Posto isto, ontem lá fui eu à loja do Cidadão do Porto. E como previa uma demora então lá coloquei dinheiro no parquímetro para 3 horas. Chegando ao local (e seriam umas nove e meia da manhã) lá tirei a senha da minha vez e para meu espanto só faltavam cinco números para ser atendido. Ainda olhei para o lado para ver onde estavam as câmaras dos apanhados e parece que não havia nada.

Então ao fim de cinco minutos lá fui atendido por uma funcionária simpática e passado dois minutos estava eu a sair do local.

Não sei se fui felizardo, mas a verdade é que se o atendimento e neste caso falo do público fosse sempre assim, este País seria um local bem melhor.

17
Dez19

Quentinhos

jl

aquecedor.jpgBoas.

Agora que o Inverno parece que veio em força e com pouca vontade de ir embora é tempo de tentarmos que as nossas casas estejam o mais confortáveis possível. Aliado ao conforto no interior das nossas habitações. E se existem casas que devido a um isolamento e também ao local onde estão instaladas são mais confortáveis que outras. Infelizmente a minha casa no Inverno não é assim muito acolhedora e por isso por vezes toca a ligar o aquecimento. Mas se isto até é positivo por outro lado não nos podemos esquecer que na hora de dormir não devemos ligar o aquecedor. E isto acontece porquê?

Adormecer com o aquecedor ligado pode gerar vários tipos de desconforto, já que isso origina enormes flutuações de temperatura, com as quais os nossos corpos tendem a ter dificuldade em lidar.

Por isso mesmo os especialistas recomendam que se mantenha o seu quarto a uma temperatura ambiente mais fresca comparativamente ao resto da casa, na medida em que tal irá encorajar a diminuição da nossa temperatura corporal, o que contribui para dormir melhor e para um descanso mais profundo.

Diz-se que a temperatura do quarto deverá rondar os 16 e os 18 graus, mas para algumas pessoas é muito frio, como tal é melhor e simplesmente mais fácil deixar o quarto a uma temperatura mais baixa do que o resto da casa.

Sobretudo é extremamente importante que a temperatura entre o colchão e os cobertores, esteja entre os 27 e os 29 graus.

E se há uns anos era por vezes complicado ter uma temperatura na cama mais quente, hoje em dia com a malha polar isto ficou muito mais fácil.

E para além de tudo, fica bem mais económico e também mais seguro.

16
Dez19

Mundo de magia

jl

mickey mouse e minnie.jpgBoas.

Fez ontem 53 anos em que Walter Elias Disney faleceu. Em primeiro lugar já todos sabem que me refiro aquela que hoje é uma multinacional de entretinimento mas que atrás teve um homem que por todos é conhecido como Walt Disney. E se é verdade que enquanto viveu por vezes foi controverso no que diz respeito às ideias politicas, este homem será sempre lembrado como uma das maiores mentes no que diz respeito à magia que envolve a vida de cada um. Tenho duvidas que haja muitas pessoas que por uma vez não tenham visto algo com a sua marca. Muitas marcas como a ABC; a ESPN; o canal FX; a National Geographic; os Estúdios da 20th Century Fox; da LucasFilms; da Marvel até podem não ser associadas a este império, mas a verdade é que são todos produtos Disney, mas se falarmos do Pato Donald ou do Rato Mickey aí todos saberão do que falo. E se algumas pessoas até poderão não achar muita piada se falar de filmes como o Pinóquio, o Dumbo; o Bambi; a Cinderela, a Dama e o Vagabundo; os 101 Dálmatas; a Mary Poppins; o Herbie; a Pequena Sereia; a Pocahontas; o Toy Story; o Rei Leão; Procura de Nemo; os Incríveis; os Piratas das Caraíbas; o Homem-Aranha; a Guerra das Estrelas; a Frozen e muitas dezenas de filmes mais, tenho dúvidas que exista alguém que nunca tenha visto algo deste universo.

Acima de tudo temos que mergulhar neste mundo de magia e viver numa magia quanto mais não seja por duas horas.

15
Dez19

O maior valor é a Pessoa

jl

compras natal.jpgOlá.

Agora que se está no apogeu da correria às compras do Natal, dou por mim a pensar que aquilo que era conhecida como a Festa da Família, está a transformar-se a passos largos como a Festa do Consumo. E dou por mim a ver que existem pessoas que gastam o 13º mês, o cartão de crédito e mais algum num ápice. E por isso me lembrei de deixar aqui umas linhas de algumas dicas para poupar no Natal. Vamos lá então:

Fazer orçamento - O ideal é começar a fazer as compras antecipadamente ou reservar parte dos seus rendimentos - por exemplo, três meses antes - para esta quadra. Mas se prefere (ou não tem hipótese para tal) deixar tudo para a última hora e está a pensar em gastar uma parte do salário deste mês nas compras de Natal, então comece por fazer uma lista das pessoas a quem quer oferecer prendas e, principalmente, quanto pretende gastar. A partir daí, é tentar cumprir à risca essa listagem.

Antecipar compras - O tempo pode ser o nosso melhor aliado, pois quanto mais cedo começar as suas compras, maior é a probabilidade de comprar a prenda mais adequada e ao melhor preço. Não se esqueça que, muitas vezes, o presente perfeito não é o mais caro, mas sim o mais difícil de encontrar. Quanto mais tempo tiver para as compras, menos dinheiro irá gastar, pois tem tempo de sobra para escolher o melhor e mais em conta. Às vezes não é preciso perder dias e dias. Basta planear bem.

Trocar presentes – esta troca que é conhecida como o amigo secreto, é uma das melhores formas de conseguir reduzir o número de prendas a oferecer. Cada participante tira um papel com o nome de outro e depois compra um presente para essa pessoa. A prenda pode ainda ter um limite de valor. Esta técnica funciona muito bem com os colegas de trabalho, da escola ou até mesmo em família, caso o orçamento seja apertado. Não se queira armar em milionário «se não tem dinheiro para mandar cantar um cego». Isto com muito respeito para com os invisuais.

E como presente não se esqueça que não dá para trocar a sogra.

Aproveitar campanhas - Muitas lojas apostam em campanhas com descontos durante esta época. Aproveite-as. Quer sejam descontos em lojas de roupa, telecomunicações ou beleza, vale a pena perder algum tempo a procurar o negócio adequado para comprar os presentes certo ao melhor preço. Mas tenha atenção que por vezes a promoção é mais cara do que o preço normal.

Usar cupões - Recorrer aos famosos cupões de descontos poderá ser uma boa aposta. Há vários com este tipo de ofertas, e se quer oferecer um presente de luxo, como um fim-de-semana num hotel de cinco estrelas, um jantar romântico num restaurante gourmet ou um dia inteiro num spa, é aí que deve ir. Mas mais uma vez compare preços para que chegue ao fim e não perca dinheiro.

Pagar em dinheiro - Deixe o cartão em casa e pague sempre em dinheiro. Assim será mais difícil gastar acima das suas possibilidades. Assim consegue ter um controlo muito melhor do dinheiro do que se for uma coisa virtual. E se tem o hábito de enviar postais de boas-festas para familiares e amigos, pode passar a fazê-lo por email ou através de cartões eletrónicos. É mais rápido e económico.

Comparar preços - Se pretende poupar na compra de prendas, então a internet poderá ser o seu maior aliado. Além de lhe permitir pesquisar todos os presentes possíveis e imaginários, há sites que só fazem comparações de preços: é o caso do Kuanto Kusta. Ou seja, se já sabe que pretende comprar um telemóvel de determinada marca e modelo, pesquise nestes sites e conseguirá identificar a loja online que pratica os preços mais baixos para um mesmo produto. E por vezes consegue ter um melhor preço numa pequena loja, do que num grande espaço.

Personalizar presentes - Porque não oferecer um presente feito à mão? Pode ter a certeza de que uma prenda feita por si terá muito mais impacto do que uma escolhida à pressa e que pode ser bem mais cara. Arranjos florais, compotas, agendas ou molduras são algumas ideias. Outra hipótese passa por oferecer vouchers com o seu tempo. E se a juntar a isso colocar os mais novos da casa a ajudar? Isso são presentes com um enorme valor.

Acima de tudo nunca se esqueça que quem gosta de si, gostará com uma prenda de 10 ou de 100 euros.

14
Dez19

Mais uns conselhos

jl

alimentação 2.jpgBoas.

Como o prometido é devido cá estou eu para falar novamente da papinha e da melhor maneira de nos mantermos saudáveis. Vamos lá então à segunda parte do artigo:

  1. Jantar deve ser modesto

O jantar deverá ser uma refeição simples, com menores quantidades destes alimentos, uma vez que as necessidades energéticas e nutricionais ao final do dia, próximas da hora de deitar, são bem menores. E sabendo que as crianças por norma se deitam bem mais cedo, mais esse problema se coloca.

  1. Muito cuidado com o sal

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, apenas é preciso um grama de sal para viver. A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão no máximo de 5 gramas por dia. Em Portugal, o consumo médio diário deste produto é de quase 11 gramas diários, mais do dobro do preconizado como máximo. E muitas vezes as pessoas nem se apercebem do sal que os produtos têm. Sabia que 100 gramas de presunto têm cerca de 4 gramas de sal? E o salpicão tem cerca de 5. E depois temos produtos ricos em sal como alguns queijos curados, o bacalhau salgado mal demolhado, os caldos concentrados de gordura, os molhos tipo ketchup, maionese, mostarda, bolos e pastéis, entre outros. O sal é dos fatores que mais contribui para a hipertensão arterial, um fator de risco importante para AVC e doenças cardiovasculares.

  1. E também com o açúcar

Alguns alimentos e bebidas são ricos em açúcares simples rapidamente absorvidos no organismo. O seu consumo elevado relaciona-se com maior risco de obesidade, diabetes e de cáries dentárias. Leia com muita atenção ao rótulo. Na lista de ingredientes, pode encontrar palavras como açúcares, açúcar amarelo, melaço, dextrose, sacarose, glicose ou glucose, frutose, todos estes termos significando açúcares escondidos no produto.

  1. Evite o álcool

As bebidas alcoólicas são sempre de evitar, por serem fornecedoras de calorias vazias e pelo facto do seu consumo excessivo também aumentar o risco de AVC e de doença cardiovascular. Para aqueles que o desejem, resta-nos o conselho de limitar o seu consumo a um máximo de um copo de vinho por dia nas mulheres e dois nos homens. Agora não convém é do copo levar 1 litro de cada vez.

  1. Hidrate-se

Cerca de metade a dois terços do nosso corpo são constituídos por água. Beba cerca de 8 a 10 copos por dia, o mesmo será dizer cerca de 1,5L. No entanto, alguns indivíduos precisam de mais água do que outros, pelo que se deve beber o suficiente para que a urina seja clara e inodora. Não se esqueça que em caso de exercício, febre, vómitos ou diarreia, as necessidades de água aumentam. Sei que numa altura em que o frio ataca mais como agora, beber água nem sempre é apelativo, por isso as tisanas podem ser uma boa forma de hidratação.

  1. Não hesite

Seja um consumidor atento. Eduque os seus filhos desde pequenos, pois de pequenino se torce o pepino. E é muito fácil educar e ensinar uma criança de tenra idade do que um adolescente que por vezes diz que não só por ser do contra.

Que este artigo seja de ajuda. E não quer dizer que amanhã vá colocar tudo em prática, mas se conseguir colocar alguma coisa já será bastante positivo.

13
Dez19

Comer da melhor maneira

jl

alimentação 1.jpgOlá.

Hoje era para escrever aqui sobre outro tema, mas o que vou falar aqui é sobre alimentação. E este tema veio-me à ideia porque hoje ao ir deitar o lixo de minha casa, vi que no contentor estavam alguns quilos de massa e arroz. Sinceramente não faço a mínima ideia da origem deste desperdício, mas é daquelas coisas que nos faz um aperto no coração.

Mas voltando ao que ia escrever, hoje vou falar um pouco de alimentação e sobre a melhor maneira de se comer.

Mas cá vão então alguns conselhos:

  1. Tome sempre o pequeno-almoço

Conhecido como o primeiro almoço é a primeira refeição do dia, aquela que deve ser capaz de fornecer energia e nutrientes em quantidade e qualidade para começar um novo dia. Infelizmente, são muitas as crianças que ainda vão para a escola sem efectuar esta refeição tão fundamental para uma boa aprendizagem, memória e desempenho cognitivo. O pequeno-almoço é fundamental, devendo incluir pão fresco de preferência integral ou de mistura, acompanhado por leite ou iogurte ou queijo fresco ou requeijão, sem esquecer uma parte importante como é a fruta.

  1. Não se esqueça de um petisco saudável

A meio da manhã ou da tarde, opte por fazer uma pequena merenda, que poderá ser fruta ou iogurte. Isso permitir-lhe-á regular melhor o seu apetite ao longo do dia.

  1. Sopa é obrigatória

Ao almoço e ao jantar, comece sempre a refeição com a sopa, que pela sua riqueza em fibra vai contribuir, para um atraso do esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade e por outro lado para uma diminuição do trânsito intestinal, sendo também um factor protector do cancro do cólon. Tempere com um fio de azeite, sem deixar ferver a gordura. Se quer habituar o seu filho a comer sempre a sopa, lembre-se primeiro que toda a família a deve ingerir e evite dizer que ele só sai da mesa, quando comer a sopa toda, pois esta mensagem traduz um castigo associado a um alimento saudável, veiculando na criança emoções negativas.

  1. Opte sempre por carne branca ou peixe

No prato principal, prefira peixe ou carnes brancas ou ovo, em vez das carnes vermelhas, diminuindo assim o consumo de gorduras saturadas associadas a um maior risco de doença aterosclerótica e também a acidente vascular cerebral (AVC) e doenças cardiovasculares.

Prefira grelhar, cozer ou estufar em cru. Evite os fritos.

Que quantidade? O tamanho da palma da mão, depois de cozinhados e retiradas as gorduras visíveis, ossos ou espinhas. Se a criança tem uma palma da mão mais pequena, não pode querer que coma uma porção do tamanho da de um adulto. Não se pode querer que uma criança de 4 ou 5 anos coma a mesma quantidade que um adulto.

Preencha metade do prato com saladas e/ou hortícolas cozidos/salteados, usando o azeite preferencialmente como forma de tempero ou confecção. Lembre-se que o azeite, apesar de rico em gordura monoinsaturada, não deixa de ser uma gordura. Em demasiada quantidade torna-se prejudicial. Não é para ingerir abusivamente.

O resto do prato será destinado ao arroz, massa ou batata. Pode e deve incluir as leguminosas (feijão, ervilha, grão, entre outras). Guie-se pelo tamanho do seu punho para se servir da quantidade que deve ingerir destes alimentos.

Termine a sua refeição de príncipe com fruta, cuja riqueza em vitamina C melhora a absorção do ferro no organismo. Evite dar iogurte como sobremesa ao seu filho. Geralmente, quando as crianças se alimentam menos bem ao almoço ou ao jantar, a tendência dos pais é oferecer o iogurte. Cálcio em excesso pode ser prejudicial para a absorção do ferro, predispondo os indivíduos a anemias. E este ponto é quase do desconhecimento dos pais.

Para não ser muito chato, despeço-me por aqui prometendo que amanhã trarei aqui o resto do artigo.

11
Dez19

Oferta de Natal da Vodafone

jl

vodafone.jpgBoas.

Que esteja tudo bem aí desse lado. Agora que está aí a chegar o Natal é aquela altura do ano em que certas empresas nos oferecem alguma coisa.

Um desses casos (e já acontece há alguns anos) é da Vodafone. Este ano a operadora irá oferecer cerca de 10GB de Internet grátis. E como fazer isso?

Até 18 de dezembro escolha a sua oferta, usando para isso a App My Vodafone. Poderá utilizá-la de 20 de dezembro a 1 de janeiro.

Quais as ofertas de Natal da Vodafone?

Segundo a informação disponível no site da Vodafone, os clientes podem escolher um dos seguintes presentes:

Os clientes podem oferecer os presentes a outros clientes. Até 18 de dezembro, pode escolher uma oferta de natal na App My Vodafone para oferecer a alguém especial. Esta oferta poderá ser ativada até 23 de dezembro e utilizada de 26 de dezembro a 1 de janeiro.

Como ativar estas ofertas na App My Vodafone?

  1. Para ativar a sua oferta, seleccione “Ofertas para si”
  2. Seleccione a sua oferta e clique em “Escolher”
  3. Para ativar a sua oferta clique em “Receber Presente”. Irá receber então uma sms de confirmação.

Embora não seja muita coisa, uma oferta cai sempre bem.

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