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marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

20
Jan20

Tentar a sorte

jl

dinheirinho.jpgBoas.

E foi esta semana que o jackpot do Euromilhões veio parar ao nosso país, mais concretamente à Malveira. Mas a verdade seja dita é que as hipóteses de se acertar na chave é extremamente baixa.

É muito mais provável ser atingido por um relâmpago ou atacado por um tubarão, do que realmente ser o sortudo a quem sai sair o Euromilhões jogando uma única aposta.

Não é que seja impossível, mas a estatística diz que a probabilidade de, com uma aposta, acertar nos 5 números e duas estrelas e ganhar o 1º prémio, é muito diminuta. Apenas 0.0000007%, ou 1 em 139,838,160. Se por acaso demorasse apenas 10 segundos a preencher uma chave, demoraria 44 anos e 4 meses ininterruptos a preencher todas as chaves!

Mas será que mesmo assim vale a pena jogar?

De um ponto de vista racional, o Euromilhões, é um mau investimento. Mas há um retorno emocional e de esperança, pois permite-lhe sonhar com uma melhoria instantânea da qualidade de vida.

E neste caso, sonhar custa 2,50 euros.

Mas não jogue mais do que uma chave: já dá para sonhar, e na prática jogar pouco ou muito é quase indiferente, já que as probabilidades são tão baixas que pouca diferença faz.

Conselhos que poderão ajudar

Não se acredite em mezinhas mágicas: não há combinações mágicas, como jogar só números pares ou ímpares, repetir chaves vencedoras ou escolher chaves que ainda não saíram: todas as combinações têm a mesma probabilidade de serem sorteadas.

- Jogue em sociedade. É a única forma de aumentar as probabilidades de ganhar alguma coisa sem gastar mais dinheiro. Por exemplo, suponha que se junta com 3 amigos. Em vez de uma probabilidade muito pequena de receber a totalidade do bolo, tem uma probabilidade 3 vezes superior de comer uma fatia. Mas tenha atenção a quem está na sociedade consigo.

- Aposte apenas quando houver jackpot de valor elevado. Como o custo da aposta não muda, à partida o retorno esperado aumenta. Claro que jackpots de valor elevado atraem mais apostadores, e, portanto, aumenta a probabilidade de os prémios serem divididos.

- Jogue chaves “impopulares”. Mais uma vez, todas as chaves têm a mesma probabilidade de sair, mas quanto menos pessoas a jogarem menor será o valor do prémio que terá de dividir. O ideal seria ser a única pessoa (ou sociedade) a tê-la.

Segundo a Santa Casa, os números mais jogados são 7, 3, 5, 6, 4, 2, 13, 9, 11 e 12.

- Crie uma chave aleatória no site dos Jogos Santa Casa. Os seres humanos não são muito bons a ser aleatórios. A maior parte das pessoas, quando não seguem uma lógica como a data, ao tentar espalhar os números ao acaso acaba por criar padrões, como escolher um só número em cada linha, não escolher números adjacentes, fazer linhas diagonais, etc. Combata essa tendência para escolhas sistemáticas e não custa nada experimentar.

- Faça as apostas online no site da Santa Casa. Resolve as preocupações relativamente à segurança do boletim de apostas e impede que se esqueça de reclamar prémios, pois são automaticamente atribuídos.

Nunca se esqueça que jogue só se puder!

19
Jan20

Alimentar a nossa saúde – parte 2

jl

alimentaçao2.jpgBoas.

Como sou como o Rui Veloso que dizia que o prometido é devido, aqui estou eu novamente para falar de alimentos que favorecem a nossa saúde. Vamos lá então:

Limão

O limão, apesar de muitas vezes ser pouco apreciado, por ser ácido e pouco doce, pode ser um forte aliado na prevenção de gripes e constipações. A presença de vitamina C confere-lhe uma ação antioxidante. O limão é também um potente agente bactericida e age como agente equilibrador do PH do organismo.

Gengibre

O gengibre é um alimento de paladar intenso, quase picante, tem uma acção antioxidante, anti inflamatória e bactericida. Pode ser incluído na confecção dos pratos, saladas, crú ou ainda em infusões. É um alimento de eleição no reforço do sistema imunitário. É muito usado em chá juntamente com canela, limão e mel. Este é uma das melhores receitas caseiras para acelerar o tratamento de gripes e constipações.

Maçãs

Embora por vezes seja pouco valorizada, a maçã é muito rica em fibra alimentar, vitaminas e minerais, a maçã é um excelente alimento para fazer os snacks de meio do dia; dando alguma energia, favorecendo a absorção de água e beneficiando o sistema intestinal. Talvez por isto existe um ditado inglês que diz que uma maçã por dia mantém o médico afastado.

Sopa de legumes

A sopa é um dos melhores alimentos que podemos ter ao nosso dispôr. Comer uma sopa de legumes como entrada é excelente pelo efeito hidratante, saciante e todos os outros benefícios que os vegetais incluídos na sopa lhe transmitem.

Chás e infusões

Esta é uma das formas mais agradáveis de nos mantermos hidratados no inverno, podendo sempre ir buscar benefícios adicionais de acordo com a erva ou ervas com as quais se faça a infusão. Há infusões para todos os gostos e para todas as maleitas. É só escolher a que mais se adequa a cada situação e claro ao nosso gosto

Que estes conselhos sejam de alguma maneira uma ajuda.

18
Jan20

Alimentar a nossa saúde – parte 1

jl

alimentacao1.jpgOlá.

Agora que as previsões apontam para que a partir de amanhã a chuva vai embora e o tempo mais frio venha novamente é aquela altura de nos precavermos contra o frio que aí virá. E uma das melhores maneiras é de ingerirmos alimentos que fortaleçam o nosso organismo contra o frio. E se eles forem ricos em antioxidantes ainda melhor.

Aqui vão alguns exemplos:

Mel

Já os mais antigos já o chamavam de antibiótico natural. Apresenta uma acção antioxidante, antiviral, bactericida e anti-inflamatória. Quem nunca fez o famoso xarope de mel e limão para a garganta? A junção do mel ao sumo de limão permite otimizar a presença desta vitamina, evitando que esta rapidamente se oxide.

Nozes e Frutos secos

A natureza é perfeita e os frutos secos são exemplo disso. São alimentos da época e são ricos em gordura saudável, um tipo de lípidos com ação benéfica para vários órgãos e sistemas. Os frutos secos são ricos em vitamina A, E e também selénio, mas, mais concretamente as nozes, o que a torna a mais antioxidante de todos os frutos.

Kiwi

O ser rico em fibra alimentar e vitamina C define este fruto como o terceiro mais importante na prevenção das doenças de inverno. A sua açcão preventiva pode estar associada à sua função na mucosa intestinal, pois o kiwi, por conter fibras solúveis, permite o crescimento das bactérias intestinais benéficas, assim como pela presença de fibra insolúvel que permite regularizar o trânsito intestinal. Esta acção leva à redução natural da absorção de gorduras e açúcares que são tóxicos para as células do intestino.

Laranja

A laranja é o citrino de eleição do Inverno. Rica em Vitamina C, faz com isso que se previna gripes, constipações e estados febris. A laranja pela sua riqueza em fibra é saciante, quando ingerida inteira; porém, quando ingerida em sumo, pode perder parcialmente as suas melhores características nutricionais: a fibra alimentar e a vitamina C.

Batata-doce

Rica em betacaroteno, vitamina A, vitamina C e minerais, este é um alimento de eleição pelo seu teor vitamínico e de fibras quer na confecção de sopas ou como substituto da sua congénere batata branca, que em nada é parecida do ponto de vista nutricional.

Para não ser muito chato, hoje despeço-me por aqui prometendo que amanhã trarei o resto deste artigo.

17
Jan20

Água cada vez mais saborosa

jl

bebidas açucaradas.jpgOlá.

Tendo feito anos recentemente foi o dia de fazer asneiras no que diz respeito à alimentação. Desde a batata frita, até ao bolo e acabando no refrigerante. E não me censuro porque dias não são dias e abusando um dia não quer dizer que vá repetir isto muitas vezes. Mas no meio destes «exageros», hoje vou falar sobre as bebidas, já que ainda hoje li que beber cerca de dois copos de refrigerante por dia aumentam risco de morte em mais de 15%.

Este estudo foi publicado na revista norte-americana JAMA Internal Medicine, sendo que os investigadores concluíram que existe uma relação entre o consumo de refrigerantes e a mortalidade prematura e isto foi devido a uma pesquisa feita em dez países europeus.

A investigação, revelou que quem bebe dois copos de refrigerante por dia (equivalente a cerca de meio litro) corre um risco de morte prematura 17% superior face àqueles que consumem apenas um copo a cada mês.

Mas o que me chamou mais a atenção foi a parte em que o artigo científico afirma que a ingestão de alternativas light e zero açúcar (muito em voga hoje em dia) revela um risco muito maior (26%) do que as opções tradicionais (8%). O que acho estranho é que estas matérias quase que não são faladas.

Este estudo contou com a participação de mais de 450.000 pessoas. Estes resultados parecem apoiar as medidas de saúde pública que o Governo colocou em andamento para reduzir o consumo de refrigerantes.

Se a água já era a melhor opcção, então a cada dia que passa melhor se torna. Mas só em termos de saúde, porque em termos económicos nem sempre é assim.

16
Jan20

Cuidados na hora da papinha

jl

papa saudavel.jfifBoas.

Que estejam bem aí desse lado. Como aqui tenho aqui escrito tenho tido mais cuidado com o que como e com o exercício que faço.

Mas para que isto seja mais eficaz não é preciso passar fome. Acima de tudo temos é que estar mais atentos. 

Aqui deixo algumas dicas para que se consiga atingir este objectivo:

Comer mais proteína ao pequeno-almoço

Enquanto se descansa, durante a noite (quem descansa!), o corpo está ocupado a decompor as proteínas necessárias para reparar os músculos. Deste modo, a não reposição destas proteínas logo ao pequeno-almoço pode levar a um metabolismo lento que resulta, com o avançar da idade, em ganho de peso e perda de força. E se isso pode não se sentir muito no imediato, a longo prazo poderá representar algo de negativo.

Para repor estes valores, nada como ingerir iogurte grego, batido de proteína em pó ou ovos mexidos.

Defina horários para comer

Uma das maneiras de ganhar peso tem a ver não com o que se come, mas sim quando se come. Petiscar a qualquer hora, sem qualquer tipo de horário, é meio caminho andado para comer mais quando menos precisa e vice-versa. E se para o peso a mais ir embora não é fácil, já o oposto acontece num ápice.

Não dispense o pequeno-almoço e com isso comer pela primeira vez só à hora de almoço. Isso fará exagerar o apetite para aquela refeição, levando-o a comer mais do que deveria, perdendo assim o controlo.

Alguns nutricionistas dividem o dia em 12 horas sem comer e as outras 12 horas onde estão concentradas as refeições. Se tomar o pequeno-almoço às nove horas, por exemplo, isso significa que a última refeição do dia deverá ser antes das 21 horas. Além de lhe permitir um maior controlo na sua alimentação, este exercício ajuda também a evitar comer quando não precisa – à noite –, dando tempo ao corpo para se alimentar, mas também para descansar.

Dê prioridade aos vegetais

Não é preciso tornar-se vegetariano ou um coelho, mas a verdade é que basear a sua alimentação em vegetais, com recurso a proteína animal em menores quantidades, pode ser a chave para manter um peso saudável e uma boa distância de segurança de uma mão-cheia de doenças. Uma boa forma de dar prioridade aos vegetais é pensar na carne e no peixe como se fossem a guarnição e os vegetais a componente principal do prato. E isso vai contra o que usualmente se faz.

Foque-se numa dieta de 365 dias

Basta pesquisar um pouco e vai encontrar mil e uma receitas para perder peso em dias, mas a verdade é que além de muitas delas serem manifestamente pouco saudáveis, os efeitos rápidos são mínimos e muitas vezes de muito curta duração. O ideal é focar-se numa dieta que dure o ano todo, deixando de lado restrições alimentares impossíveis de manter durante muito tempo e, principalmente, a ansiedade de chegar ao objetivo e poder voltar a comer tudo o que lhe apetecer, voltando com isso a ganhar peso mais rápido e em maior quantidade do que antes.

Experimente começar por fazer pequenas alterações que sabe que será capaz de manter por muito tempo: adicionar vegetais a todas as suas refeições, por exemplo. Este é um bom começo para construir uma dieta saudável, diversificada, que não provoque fome e que seja capaz de manter ao longo de todo o ano.

Mude a sua relação com a comida Na verdade, este é o ponto mais importante e aquele que determina se uma dieta tem ou não sucesso. Neste ponto, todas as dietas rápidas falham, porque se baseiam em restrições alimentares impossíveis de manter e que o fazem sentir culpado no dia em que falha.

A palavra dieta por norma está associada a uma restrição do que se come por um período de tempo, mas essa palavra tem que ser associada com uma maneira de ser diferente e encarar as coisas de maneira positiva.

Uma boa dieta é aquela que é exequível e duradoura e que se baseia efetivamente numa reeducação alimentar.

15
Jan20

A evoluir na estupidez

jl

Evolucao-humana.jpgBoas.

Embora o Natal já tenha acontecido há quase um mês, ontem li uma peça que me fez pensar um pouco e a mesma tinha como título que um homem foi assaltado por um dólar e tinha morrido por causa disso mesmo. Isto aconteceu na véspera de Natal, na cidade de Nova Iorque.

Isto sucedeu-se quando um casal caminhava na zona do Bronx quando foi violentamente agredido e assaltado  — o roubo, neste caso, consistiu em apenas um dólar. O homem com cerca de 60 anos acabou por morrer.

De acordo, a agência noticiosa Associated Press, quando a pessoa em causa estava a caminhar pela Third Avenue, no distrito de Bronx, por volta das 13h30 locais, quando foram abordados por vários assaltantes que lhes pediram os seus pertences. Por se recusarem a obedecer, o casal acabou violentamente atacado. Com as vítimas já indefesas, os assaltantes acabaram por levar o que único bem que a vítima tinha: apenas um dólar. E então fugiram.

As imagens de videovigilância recolhidas pelas autoridades vê-se um homem a agarrar outro homem pela camisa e depois a atirá-lo para o chão, onde o começa a agredir, descreve a Associated Press. Depois, é possível ver dois outros homens a juntarem-se ao atacante — um deles com um caixote do lixo nas mãos. A polícia já divulgou entretanto algumas fotografias retiradas das imagens de videovigilância, na esperança de encontrar os suspeitos.

Se nenhum assalto justifica tirar a vida a outra pessoa, então este caso é quase como o cumulo da estupidez e como o ser humano parece que em vez de evoluir está precisamente a ir no sentido contrário.

14
Jan20

Atchimm!

jl

espirro.jpgBoas.

Que estejam bem aí desse lado. Agora que o Inverno parece que chegou mesmo para ficar, ou temos frio ou chuva, ou naqueles dias fantásticos temos chuva e frio. E com isso chegam os famosos espirros.

Mas afinal qual é o melhor método para evitar que os seus germes se propaguem quando espirra? Fá-lo para o ar, para a manga, para um lenço?

Não se pense que isto é algo de extraordinário, porque espirrar é extremamente normal. É o meio que nosso o corpo encontra para se proteger de um possível invasor no nariz, seja pólen, pelo de gato ou um vírus que pode originar uma gripe.

Mas se os nossos espirros espalham uma panóplia de germes, então o melhor que podemos fazer é tentar agarrá-los de maneira a evitar propagar a doença para os outros.

Espirrar “à vontade” vai apenas envergonhar quem está ao seu lado. Provavelmente vai fazer com que os germes sejam como o Super-Homem e voem mais de 3 metros até outras superfícies, onde podem viver durante várias semanas até que alguém entre em contacto com eles. Por causa destas situações, sempre que tocar no botão do elevador, nos botões da caixa de multibanco ou numa revista numa qualquer sala de espera, certifique-se de que tem toalhitas ou líquido antibacteriano à mão, porque senão poderá estar a convidar uma bactéria a arranjar casa.

Já usar as mãos pode ser uma boa forma de evitar que os germes se propaguem por todo o lado, mas é contraproducente se não lavar as mãos depois. Espirrar para as mãos sem as lavar é uma boa maneira de espalhar germes pelo computador, telemóvel, maçanetas, etc. Por isso mesmo, não se esqueça de lavar as mãos depois de espirrar, caso este seja o seu método de eleição. De preferência com água morna e sabão durante pelo menos 30 segundos. Saiba que o desinfectante para as mãos não substituiu por si só uma boa lavagem.

Quanto ao método de utilizar a manga, alguns especialistas sugerem que esta é melhor forma de evitar contaminação, uma vez que não está a usar as mãos e a probabilidade de tocar em pessoas ou em diferentes superfícies com as mangas é pouca. No entanto, alguns investigadores concluíram que o melhor método é efectivamente utilizar um lenço de papel. Ainda assim, lave sempre as mãos depois de um espirro. Mais vale prevenir do que remediar!

13
Jan20

Massa, mas não a da carteira

jl

massa.jpgBoas.

Que estejam bem aí desse lado. Hoje vou falar novamente sobre comida e de um alimento que é muito do meu agrado que é massa.

E hoje li um artigo com base num estudo que me chamou bastante a atenção e que dizia que afinal a massa não engorda. Este estudo que foi realizado pelo Instituto Neurológico Mediterrânico (Neuromed), Itália, e pela University of Reading, Inglaterra, revelaram que o consumo de massa não engorda e pode mesmo prevenir o aumento de peso, assim como outros problemas de saúde.

Neste estudo, foram analisados os hábitos alimentares e o IMC (índice de massa corporal) de mais de 23 mil pessoas de duas áreas diferentes em Itália e não foi encontrada qualquer ligação entre o consumo de massa e o aumento de peso. Na verdade, aqueles que consumiam este produto regularmente, mas com moderação, apresentaram uma cintura mais estreita e uma melhor proporção entre a cintura e o quadril.

Os estudos, publicados na revista ‘Nutrition and Diabetes’, concluiram que o consumo de massas está associado a uma dieta mediterrânica, e esta é considerada saudável.

Estes resultados mostram que é errado encarar os os hidratos de carbono como os maus da fita e que o seu consumo como, por exemplo, nas massas, não tem que ter um efeito adverso no peso do corpo.

Mas antes de ir a correr ao supermercado para repor o stock de massas na dispensa enquanto faz uma lista mental de refeições com massa para o almoço e jantar, tenha em atenção que o truque consiste em consumir massa como parte de uma dieta mediterrânica equilibrada, composta por gorduras saudáveis, como azeite, legumes e peixe mas tudo em quantidade adequada. Estes alimentos têm sido associados a uma boa saúde, a menor risco de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e proteção contra a doença de Alzheimer. Não precisa de eliminar a deliciosa pasta, basta consumi-la com moderação. E também muito importante é saber consumir as coisas, porque se tiver no prato uma quantidade moderada de massa, mas a acompanhar estiver um molho cheio de gordura e de sal lá vai o equilíbrio.

E para além disso, a massa é um produto bem económico.

12
Jan20

E agora, o que fazer?

jl

buracos.jfifBoas.

Hoje enquanto andava de carro passei por uma rua em Matosinhos que me deixou num dilema. Se deixaria o meu carro ir para os buracos do lado esquerdo ou do lado direito? Isto basicamente teve uma vantagem, como não se pode exceder os 50 Km/h tenho muitas dúvidas que alguém fosse multado até porque daquilo que dava para ver se alguém passasse os 10 Km/h já poderia ser considerado um grande maluco!

Mas afinal o que se pode fazer se ao passar por um buraco e o seu carro ficar danificado? Será que pode pedir o reembolso às entidades responsáveis pela manutenção das vias?

A verdade é que quando um buraco na estrada não está sinalizado de forma visível, nós enquanto consumidores poderemos participar esse acontecimento, através do contacto estabelecido com a polícia que se desloque ao local e que redigirá um documento participativo, aquele que é chamado auto de notícia.

Apesar de esse documento ser facultativo, torna-se fundamental para que possa ser apresentado como prova do sucedido. Se o requerimento for direcionado a uma autarquia é quase impossível receber o reembolso se não apresentar o auto de notícia. E sabendo nós que o pequeno consumidor é sempre tratado de uma maneira que muitas vezes não é lá muita digna, já dá para ver o que nos poderá esperar.

O auto de notícia, o qual é pago pelo consumidor, deve ser anexado ao requerimento de participação da ocorrência, apresentando o seu pedido de reembolso à entidade responsável. Para que possa saber como proceder deixo aqui um exemplo de uma minuta se precisar venha a precisar de reclamar.

Tome nota dos contactos de possíveis testemunhas desse facto, fotografe o local e o estado da viatura e com os telemóveis que hoje em dia quase todos tem em seu poder isso não será muito difícil. Quando reparar o pneu, não se esqueça de guardar a fatura, para que possa ser reembolsado.

Mas tenha em atenção que mesmo que esteja tudo direitinho da sua parte, por norma estes processos nunca são rapidamente resolvidos, sendo que existem casos em que os mesmos só se resolvem ao fim de anos.

11
Jan20

Lá não é cá

jl

bolas.jpgBoas.

Hoje ao ler as notícias fui parar a uma pequena peça que tinha saído no jornal inglês The Sun e que dizia que os adeptos dos Wolves estão a ameaçar boicotar o estádio Old Trafford pelo preço dos bilhetes que o Manchester United estipulou para o jogo do dia 15 com o Wolverhampton.

Este jogo é referente à segunda mão da terceira eliminatória da Taça de Inglaterra.

De acordo com o jornal britânico, os adeptos da equipa mais portuguesa de Inglaterra estão a ameaçar falhar a deslocação a Manchester devido aos elevados preços praticados pela Federação inglesa para este jogo e que os adeptos da equipa de Nuno Espirito Santo consideram um exagero e em que os preços variam entre os 44 e os 55 euros. Na Inglaterra o salário mínimo anda por volta dos 1400 euros. Em Portugal com pouco mais de 600€ de rendimentos é os preços que se sabem. Será que os nossos adeptos fariam a mesma coisa?

 

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