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marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

09
Fev20

Se é um gato, não se faça de leão

jl

poupanças.jpgBoas.

Agora que se ultrapassou a primeira semana do mês já se começa a ver que muita gente começa a olhar para a sua carteira para ver o que ainda resta até porque a brincar, ainda faltam cerca de 20 dias para que o ordenado de Fevereiro caia na nossa conta.

Mas se o gastar dinheiro é muito fácil, no sentido oposto está o poupar e muitas vezes por mais que se tente, não se consegue.

Mas muitas vezes cometemos erros básicos quando se tenta economizar, acabando mesmo por ter o efeito contrário, ou seja, prejudicam-se as nossas finanças em vez de as conseguir endireitar.

Mas o que se deve fazer então para se entrar nos eixos?

1 - Poupar em despesas essenciais

Um dos grandes erros que muitas vezes se cometem é cortar em despesas essenciais e preventivas. Um exemplo, poderá estar não gastar dinheiro ignorando um check-up simples no dentista. Mas, se isso levar a problemas dentários que poderiam ser evitados mais cedo, a poupança que fez previamente irá transformar-se num custo significativo a longo prazo.

Por situações como esta, mais vale agora algum, dinheiro que em vez de um simples gasto, pode significar um investimento.

  1. Comprar barato sem pensar na durabilidade

A melhor maneira de economizar nem sempre passa por optar pelo que tiver o preço mais baixo. Acima de tudo temos que fazer a contas a prazo. Se comprar uma ferramenta barata mas que só dure dois anos (já comprei uma chave de fendas que o parafuso ficava no sitio e a chave entortava), ao invés de comprar algo que custe o dobro mas que dure dez ou vinte anos, qual compensa mais? E quem diz uma ferramenta, diz outra coisa qualquer.

O preço é apenas um dos factores a ter em conta na hora de comprar algo. Outros factores importantes incluem o tempo que o produto vai durar, o tipo de garantia que tem, bem como a frequência de utilização. Assim, para poupar dinheiro, compre algo pelo valor que terá e não só pelo preço.

  1. Apertar o cinto naquilo que mais gosta

Antes de cortar custos porque precisa do dinheiro, pense que ter orçamento para fazer algo de que gosta é importante para a sua vida emocional.

Aprender a reduzir os custos associados a hobbies ou produtos, sem abrir mão deles, é outra maneira de começar a poupar mensalmente.

Assim, considere os hobbies que tem e de que forma pode economizar nos mesmos, sem deixar de os fazer (por exemplo, reduzir a frequência para diminuir a mensalidade ou comprar menos produtos ao longo do ano). Se tiver mesmo de deixar, crie formas de ter mais folga mensal para poder voltar a fazer aquilo de que gosta. E acima de tudo pense em alternativas e verá que poderá arranjar alternativas sem gastos. Hoje em dia com a Net é muito fácil procurar alternativas.

  1. Poupar sem ajustar o estilo de vida

Quando se fala na importância da poupança, deve pensar na poupança como um exercício a longo prazo.

Faça um plano para poupar todos os meses, para que se torne um hábito hoje e no longo prazo, e não tanto como uma ação para cobrir uma emergência.

De forma a não cometer os mesmos erros, pense no estilo de vida que tem actualmente. Muitas vezes, os hábitos de consumo limitam a poupança que desejamos. Assim, se ajustar o estilo de vida, poderá criar melhores hábitos de poupança, aumentando a probabilidade de sucesso ao longo do tempo. E nunca se esqueça que os filhos olham para os pais como exemplos e optando por um controlo maior no seu dinheiro, os seus pimpolhos verão isso como exemplo.

08
Fev20

Sempre a gastar ou a poupar

jl

electricidade.jpgBoas.

Esta semana que se passou esteve em debate no nosso Parlamento, o Orçamento de Estado para o ano de 2020. O que é curioso é que se está a caminho do terceiro mês do ano e se está a debater os gastos que se vão fazer desde Janeiro. No estrangeiro; Portugal deve ser conhecido por ser um país onde aquilo que seria anormal num país desenvolvido, aqui é o pão nosso de cada dia. Mas voltando ao tema do dinheiro, um dos temas que tem andado na boca de muitos deputados é sobre o imposto que está englobado no preço da electricidade.

Mas estando nós em Portugal, tenho duvidas que se vá fazer alguma coisa. Assim sendo e para além disso, a solução é mesmo poupar e não nos podemos esquecer que temos em nossa casa verdadeiros sorvedouros de energia e por isso mesmo temos que os utilizar com moderação.

Cá vão alguns exemplos:

1 - TV plasma

Os plasmas estão em imensos lares, mas a má notícia é que se um típico LCD de 42 polegadas consome cerca de 200 watts, quando se fala de um plasma este valor sobe para os 324 watts.

2 - Molduras digitais

Esta tecnologia está cada vez mais barata, o que aumenta em muito as suas vendas. Para se ter uma ideia do que consome este gadget, um estudo norte-americano diz que se cada lar norte-americano tivesse uma destas molduras ligada, seriam precisas cinco centrais nucleares só para alimentar este processo energético. Dá que pensar!

3 - Consolas de videojogos

Se as consolas são dos brinquedos mais populares (e para miúdos e graúdos), a verdade é que as Playstation, as Xbox ou as Wii são também um clássico do consumo energético. Para dar um exemplo, nos Estados Unidos as consolas existentes no país consomem a mesma energia que a cidade de San Diego, que conta com 1,3 milhões de habitantes.

4 - Box

Tendo TV por cabo, a set-top box é a caixa que utiliza para mudar o canal ou descodificar os canais Premium. E embora não pareça, esta é uma autêntica devoradora de energia.

5 - Carregadores de bateria

Os carregadores de baterias (telemóveis, PDA, iPod ou leitores de musica) são pequenos consumidores de energia, mas com tantos gadgets em casa e esquecimentos do equipamento na respectiva ficha, o consumo acumula-se perigosamente. Gota a gota…

  1. Aparelhos ligados

Seja qual for o aparelho – televisão, impressora, monitores de computador, rádios -, se ele estiver ligado 24 horas por dia, então a conta da electricidade aumentará.

7 - Aquários

O aquário insere-se na lista de equipamentos que estão sempre ligados, pelo que o consumo de energia é alto. Por isso opte sempre por aparelhos mais eficientes. Mesmo que gaste mais algum dinheiro na compra inicial, isso fará com que poupe bem mais ao longo do tempo.

8 - Desumidificadores

O desumidificador é daquelas coisas muito uteis, mas também é um glutão de energia. Para termos uma ideia, ele chega a gastar o dobro da energia anual consumida por uma televisão de 27’ polegadas.

9 - Máquinas de café

As máquinas de café também consomem muita energia, funcionando, normalmente, com 900 a 1200 watts. Assim se não estiver a utilizar este aparelho, então desligue o mesmo.

10 - Purificadores de ar

Um purificador de ar gasta por ano, em média, mais 60% de energia que um frigorífico novo. Dá que pensar não é?

11 - Lâmpadas incandescentes

Sim, as lâmpadas incandescentes continuam a ser das que mais contribuem para a nossa factura energética. Não é um lugar-comum da sustentabilidade, é uma verdade para ser levada bem a sério. E muitas das vezes, temos em casa inúmeros casos destes.

07
Fev20

Amor sem fim, para alguns

jl

amor sem fim.jpgBoas.

Eu por norma dos canais generalistas que vejo, a minha preferência recai muitas vezes na SIC mas talvez por ouvir falar de uma reportagem que iria dar dei por mim a ver a TVI por quatro dias seguidos. A mini série que vi foi o Amor sem Fim.

 E pelos comentários que ouvi durante a semana, não fui só eu a ver isto mas sim centenas de milhares de pessoas e a verdade seja dita é que em termos de transmitir uma mensagem e valores, estes quatro episódios representam muito mais que horas e horas de blá blá.

Chegando ao fim da história que nos contaram uma pessoa fica a pensar se realmente aqueles que nos representam na Assembleia da Republica colocam as suas ideias e dos seus partidos em prática, ou se a nossa sociedade ainda é tão egocêntrica que só olhe para o seu umbigo. Sei que cada cabeça é a sua sentença, mas quem não se sentir tocado por esta história, então de sentimentos terá poucos.

A Lei até poderá não mudar no curto prazo, mas se a partir daqui se começar a falar e a debater problemas como este (de alguém que quer ter um filho desejado mesmo que o seu companheiro tenha falecido) então caminharemos para uma sociedade mais justa e realista para os problemas de hoje em dia.

Será que muita gente sabe o que significa o que é o Amor?

06
Fev20

E que tal aos 80 anos?

jl

velhinhos.jpgBoas.

Hoje vi uma noticia que me deixou a pensar um pouco. A peça falava que a idade da reforma iria subir mais um mês. Ou seja, para uma pessoa se reformar neste ano que está a correr terá de trabalhar até aos 66 anos e seis meses. Por outro lado, as pensões vão estar sujeitas a um corte de cerca de 14,57%.

Desde 2018 a cada ano que passa, a idade da reforma está a aumentar cerca de 1 mês por ano.

Considerando que o indicador da esperança média de vida aos 65 anos verificado no triénio 1998-2000 foi de 16,63 anos e no triénio 2017-2019 se fixou nos 19,61 anos, o factor de sustentabilidade aplicável às pensões de velhice iniciadas em 2020 é de 0,8480“, refere o diploma o que significa que as pensões vão sofrer um corte de 15,2%, o que representa uma subida face aos 14,67% em vigor em 2020.

Ou seja, se ainda estiver vivo quando chegar à idade da reforma, não deve faltar muito para ir para o céu dos passarinhos!

05
Fev20

Radares Fevereiro 2020

jl

radares.jfifBoas.

Que esteja tudo bem por aí.

Agora que estamos no mês de Carnaval, nós condutores temos que ter atenção porque se virmos alguém mascarado de polícia na estrada, pode não ser brincadeira e fica sempre sujeito a contribuir para o Orçamento de Estado ao pagar uma multa por excesso de velocidade. Para não ser caçado numa partida deste estilo, deixo aqui a localização dos radares neste mês:

Dia 06 - 08H00 Estrada da Circunvalação - 15443 - Porto

Dia 07 - 14H00 Estrada D. Miguel - Gondomar

Dia 11 - 08H00 Av. Dr. Antunes Guimarães - Leça da Palmeira

Dia 13 - 14H00 Rua Ribeiro Cambado - Valongo

Dia 14 - 08H00 Av. Marechal Gomes da Costa - Porto

Dia 17 - 20H00 EN 14 - Matosinhos

Dia 18 - 08H00 Rua Gomes Amorim - Póvoa do Varzim

Dia 21 - 08H00 VRI - Matosinhos

Dia 24 - 14H00 Via Eng.º Edgar Cardoso - Vila Nova de Gaia

Dia 25 - 14H00 Estrada da Circunvalação - 11 124 - Matosinhos

Dia 28 - 08H00 VRI – Matosinhos

Já sabe neste mês não faça de «palhaço» e não seja apanhado pelo passarinho.

04
Fev20

Vai ser esta semana!

jl

euromilhoes boletim.jpgOlá.

É já hoje que entra em vigor um novo formato de sorteio do Euromilhões. Esta mudança surge acompanhada também por uma novo bilhete com imagem renovada. O mesmo tem tons mais escuros e com as estrelas em destaque, sendo que o bilhete passa a contar também com um galo de Barcelos. Se bem que os portistas mais ferrenhos não devem achar grande piada, se bem que se aí estivesse um guerreiro a piada seria igual a zero.

Além do lado mais apelativo, existem outras novidades a ter em conta: vão existir mais sorteios e o prémio máximo que aumentar de 190 milhões para até 200 milhões de euros (embora possa chegar aos 250 milhões de euros). Claro que o Mário Centeno deve estar ansioso para ir buscar os 20%!!

O jackpot que actualmente pode ir até aos 190 milhões de euros, passa para os 200 milhões de euros. Tal como até agora, quando este valor for atingido poderá manter-se durante cinco sorteios consecutivos sem que o primeiro prémio seja atribuído. Mas, caso saia o jackpot de 200 milhões, o valor máximo no ciclo seguinte aumentará para 210 milhões. O mesmo mecanismo será repetido, sucessivamente, em parcelas de 10 milhões até atingir o montante máximo de 250 milhões. O que dá sempre um certo jeito para se aproveitar as promoções do Pingo Doce.

Existirão também jackpots mais elevados e frequentes, bem como a realização anual de três sorteios promocionais de Super Jackpot Mínimo Garantido: neste caso, serão oferecidos prémios no valor de 130 milhões de euros.

O primeiro destes Super Jackpots acontecerá no dia 7 de Fevereiro, precisamente no valor de 130 milhões de euros.

Até hoje, foram registaram-se 70 primeiros prémios do Euromilhões em Portugal, sendo que o maior prémio atribuído até hoje data de Outubro de 2014 onde foram atribuídos cerca de 190 milhões de euros.

Claro que o 71º prémio sairá aqui ao je, mas não se preocupem que continuarei por aqui.

03
Fev20

Transpirar de prazer

jl

sauna.jpgBoas.

Que estejam bem aí por esse lado. Ao ler este título podem passar coisas marotas por essa cabeça, mas não é nada disso. Agora que tenho andado mais no ginásio sinto-me muito melhor, já que a actividade física que se faz por lá ajuda ao nosso bem-estar. O ginásio que frequento pertence à rede Solinca e a verdade seja dita é que tirando o preço só tenho a dizer bem do mesmo. Para além de todas as máquinas que se podem utilizar, ainda existe piscina; banho turco e sauna. E é precisamente sobre isso que falo aqui até porque existem vários benefícios que estão comprovados devido ao uso da mesma.

Muita gente aconselha que não se faça mais que 10 minutos seguidos, mas fazer uma sessão de sauna regularmente tem vantagens comprovadas.

  1. Melhora a nossa circulação sanguínea

O coração duplica o seu ritmo para bombear o sangue para a superfície da pele com o objetivo de a arrefecer. Segundo alguns estudos, ficou demonstrado que as pessoas com problemas cardíacos melhoram o bombeamento e o fluxo sanguíneo fazendo sauna. Outras investigações afirmam que uma frequência assídua (até sete vezes por semana), reduz o risco de crises cardíacas e previne com isso o desenvolvimento de doenças das artérias coronárias.

  1. Aumenta a temperatura do corpo

Uma ida à sauna potencia o termómetro corporal. O organismo passa a responder melhor a temperaturas de frio ou de calor extremo depois de uma sessão de 10 minutos. E para além disso são momentos de sossego!!

  1. Alivia algumas dores

Isto também é importante porque um corpo quente é menos sensível às mazelas físicas. Depois, porque, ao fazer sauna, produzem-se endorfinas, as hormonas do bem-estar. Também alivia o reumatismo; a artrite e as dores nas articulações.

  1. Melhora a respiração

As doenças pulmonares obstrutivas melhoram durante uma sessão de sauna. As pessoas com problemas respiratórios, como é o caso da asma e da bronquite, sentem-se melhor depois da sauna.

  1. Combate o stresse

Com o calor, o organismo liberta endorfinas, substâncias que estimulam o relaxamento. Como, por norma, as sessões de sauna decorrem num ambiente de silêncio, há quem aproveite para fechar os olhos e descansar ou até para meditar.

Se puder fazer sauna, o que deve fazer antes para potenciar os efeitos?

- Descanse entre 15 e 30 minutos e não entre nela logo que acabar a sua sessão de treino.

- Se já tiverem passado várias horas desde a sua última refeição, ingira hidratos de carbono (uma bolacha ou uma peça de fruta, por exemplo) para não ter uma descida de açúcar durante esse tempo.

- Tome um bom duche de água tépida antes de entrar. Esta é uma medida de higiene simples que torna a sauna mais eficaz.

- Se é daquelas pessoas que tem sempre os pés frios, mergulhe-os em água quente durante cerca de cinco minutos antes de entrar na sauna. Desta forma fará com que acelere a irrigação sanguínea.

Os cuidados a ter durante uma sessão de sauna

- Se puder, deite-se sempre nos bancos intermédios pois os inferiores sobrecarregam o coração e, nos superiores, a temperatura é mais elevada.

- Certifique-se que a temperatura da sauna é a correta (entre 80° C e 100° C) para que a sua temperatura exterior não ultrapasse os 40° C.

- Se vai começar agora, inicie com sessões de cinco a seis minutos, para ir aumentando, pouco a pouco, para os 10 e os 12. Mas nunca ultrapasse os 15 minutos.

- Quando sair, sente-se no banco com os pés pendurados para que a circulação se adapte à posição vertical e de seguida levante-se lentamente para que tudo volte ao normal.

Os cuidados a ter depois da sauna

- Mantenha-se fora da sauna alguns minutos para arrefecer as suas vias respiratórias.

- Tome um duche de água fria. Este é um passo fundamental que, no entanto, pouca gente leva a cabo. Mas se não conseguir, utilize água morna. Ao fazê-lo, comece pelos pés e vá subindo até ao umbigo e, finalmente, ao coração.

- Se ainda é principiante, a sua sessão deve acabar aqui. Se é viciado, repita o ciclo sauna-duche, mas não o repita mais de três vezes.

- Mas como tudo deve ser q.b., a melhor maneira de tirar o proveito da sauna é fazê-la no máximo duas vezes por semana.

02
Fev20

De papo cheio

jl

trump a papar.jpgBoas.

Hoje em dia quando se vê notícias ou se «leva» com a Isabel dos Santos, com o coronavírus, com as questões de racismo ou com as coisas que o Sr.Trump vai fazendo. E com isto o António Costa lá se vai safando de críticas e vai passando pelos pingos da chuva. E é precisamente sobre o Donald (e não é aquele da Disney, porque esse é engraçado) que hoje falo.

O senhor agora lembrou-se que o seu lema é fazer a América grande de novo e para ficar mesmo grande, o senhor quer reverter o programa de refeições saudáveis nas escolas e colocar mais pizza, hambúrgueres e batatas fritas.

O programa que estava em prática há 8 anos que tinha sido implementado pela Michelle Obama deverá agora ser revertido. E isto segundo o Trump, é em nome do desperdício alimentar. E como é óbvio as Indústrias alimentares agradecem, enquanto que os nutricionistas criticam.

Estas novas medidas deverão abranger cerca de 99 mil escolas e 30 milhões de estudantes, entre os quais 22 milhões vivem em famílias com baixos rendimentos. Também se sabe que uma em cada cinco crianças e adolescentes na terra do Tio Sam tem um peso acima do recomendado para a sua idade. São cerca de 14 milhões de crianças obesas e alterar a qualidade das refeições escolares era tida como uma forma eficaz de melhorar a sua alimentação.

O que até acho piada é que por muitas criticas que muita gente faz ao senhor, a verdade é que por aquelas bandas o Donald continua a ser muito popular e a verdade é que a reeleição pode mesmo ser possível.

01
Fev20

Doce que pode amargar a nossa saúde

jl

doce como açucar.jpgOlá.

Que estejam bem aí desse lado. Como agora tenho tido mais cuidado com o que como, na minha bebida preferida que é o café, tenho-o bebido com leite e faço isso porque deixei de colocar açúcar e o leite torna essa bebida mais doce e também fresca no palato. E isso torna o café mais doce naturalmente. e faço isto porque se tivesse que o beber naturalmente, depressa deixava de o fazer. E faço isto depois da minha nutricionista me aconselhar a deixar de usar adoçante. E isso despertou a minha curiosidade de tentar saber mais sobre isso.

Se fizermos um bolo e quisermos substituir o açúcar por outro produto, o que poderemos colocar a substituir?

Adoçantes – Em pequenas quantidades têm um poder de adoçar maior. Usamos, assim, quantidades muito inferiores. No que aos bolos e sobremesas diz respeito, os adoçantes não são a melhor opção. Isto porque não criam volume. Assim ficamos com um bolo baixo e mais pequeno.

Fruta – A fruta também tem açúcar (frutose), cujo consumo elevado também não é benéfico para a saúde. Para além disso a fruta contém glicose (também um açúcar). A fruta triturada que adicionamos aos bolos e sobremesas fica com um índice glicémico mais elevado, mantendo-se o problema do açúcar.

Outros açúcares (entre eles o mel, açúcar de coco, xarope de agave) - As calorias são praticamente as mesmas quando comparadas com o açúcar que normalmente se usa e as diferenças no índice glicémico e a riqueza em minerais não justificam a substituição.

Acima de tudo nenhuma destas substituições justifica que se comam bolos e sobremesas sem freio, face às opções tradicionais.

Gordura – Muitos de nós esquecemo-nos que este é um dos ingredientes mais problemáticos dos bolos e sobremesas. Associamos rapidamente os doces a uma fonte de açúcar do que de gordura. Há que reter que, por cada grama de açúcar, resultam 4 Kcal e por um grama de gordura resultam 9 Kcal. Logo, quando contamos calorias é muito mais importante a quantidade de gordura adicionada do que a quantidade de açúcar.

Acima de tudo temos que ter cuidado, porque se num dia tomar três cafés, comer dois iogurtes, comer um bolo, comer cereais ao pequeno-almoço, beber refrigerantes às refeições e usar ketchup ao jantar verá que o açúcar que usa num só dia, é qualquer coisa de nos deixar de boca aberta.

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