A… A… Atchimmmm
Boas.
Depois de uma semana em que o Verão de São Martinho andou aqui por estes lados, parece que o Outono com cheiro a Inverno veio novamente. E com este tempo mais chocho, a famigerada gripe, espreita também. Muitas vezes por muitos cuidados que se tenha ela ataca, e quando vem em força não se contenta com um elemento lá de casa e então faz com que todos andem a bem-u-ron e cortigripe. Mas uma das coisas que muitas vezes se esquece é a prevenção através daquilo que se come.
Não nos podemos esquecer que ter uma boa alimentação é meio caminho andado para recuperar de uma gripe e fortalecer o nosso sistema imunitário que se encontra em baixo. Até porque quando vem uma gripe, o nosso apetite geralmente diminui, mas ainda assim é necessário ter uma alimentação equilibrada, com alimentos ricos em vitaminas e nutrientes, para que nos possamos recuperar mais rapidamente.
Então aqui vão alguns conselhos:
- Fruta e vegetais
Quando se está engripado e consequentemente com o sistema imunitário mais em baixo é necessário ingerir alimentos ricos em antioxidantes, que nos protegem contra doenças crónicas e nisso as frutas e vegetais são muito importantes.
- Gengibre
Este produto cada vez mais comum, alivia bastante os problemas digestivos e de estômago que são, geralmente, associados à constipação: o gengibre é anti-inflamatório e alivia outros sintomas como as náuseas. Se não gostar de o ingerir directamente, pode inclui-lo o gengibre numa sopa.
- Canja
Já as nossas avós diziam que uma canjinha fazia bem e tinham imensa razão já que o sal presente no caldo, ajuda a hidratar e a restabelecer os níveis de sódio no organismo.
- Feijões e ervilhas
O consumo destes produtos que contém proteína são geralmente mais fáceis de digerir pelo nosso corpo do que por exemplo o frango que se encontra na canja. O feijão faz com que a minha vizinha às vezes pense que já é o fogo-de-artifício de passagem de ano, mesmo que ainda falte mais de um mês!
- Cereais
Quando está doente deve ingerir alimentos que aumentem os seus níveis energéticos. Por exemplo, a vitamina B12 que se pode encontrar nos ovos, na carne, no marisco ou nos laticínios, também está presente nos cereais que come ao pequeno-almoço ou com os quais é feito o pão. Se precisar de fazer uma viagem experimente o Red Bull. Dizem que dá asas. A mim só deu asas às notas que gastei para o comprar. Voaram da minha carteira!
Mas mais a sério, para além da comida, também o que se bebe é muito importante para a reparação do nosso sistema imunitário. Aqui vão alguns exemplos:
- Chá verde
Este chá ajuda a descongestionar as nossas vias nasais, mas para além disso, é também rico em antioxidantes. Quando se está engripado, uma das zonas que afetada é a nossa garganta e, por isso mesmo, deve colocar-se mel no chá para aliviar a sensação de dor.
- Sumo de laranja
Como bem se sabe, a laranja é uma fruta rica em vitamina C e contribui bastante para aliviar os sintomas da gripe, acelerando ainda a recuperação da pessoa. Mas atenção com os exageros, porque senão fica melhor da gripe mas fica com uma diarreia tramada.
- Água
A água é sempre muito importante para a nosso dia-a-dia, quer se esteja doente ou não, mas no caso de estar com gripe deve beber muita água para se manter sempre hidratado, já que é essencial, especialmente quando se está com febre e a perder fluídos, permitindo que nos mantenhamos hidratados.