Agora vou ficar excêntrico
Boas.
É já amanhã que os meus papéis da reforma serão activados. Era para ser hoje, mas como o sorteio do Euromilhões é só amanhã, então lá terá que ser.
Amanhã será para mim, mas como não sou invejoso deixo aqui alguns conselhos para os futuros felizardos.
A primeira coisa que se deve fazer é manter a calma e ser discreto. Se a sorte lhe sorrir, então partilhe a informação com o menor número de pessoas possível e se conseguir só depois de receber o prémio.
Aqui deixo uma dica: Assine o boletim vencedor na parte traseira. Isto faz com que só você possa reclamar o prémio. No caso de jogar sociedade, todos as pessoas devem assinar.
Segunda dica: se tiver a sorte de ser a pessoa bafejada pela sorte ligue para a linha directa de jogos da Santa Casa (808 203 377), onde poderá colocar todas as informações de segurança e privacidade que pretenda esclarecer.
Como fazer para receber o prémio?
O vencedor do primeiro prémio do Euromilhões (esta semana, eu!) deve preencher um formulário que se encontra na área “Receber os Meus Prémios” no site da Santa Casa e depois deslocar-se ao Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia para fazer a sua identificação e reclamar o prémio. Se o montante for inferior a 5000 euros, será pago por transferência bancária.
Mas e se o montante for superior? Deve apresentar-se pessoalmente, de preferência acompanhado (por uma questão de segurança), com o recibo vencedor e em boas condições (ter isto em especial atenção), documento de identificação e com o NIB e um comprovativo da titularidade de uma conta sediada em Portugal.
O dinheiro, no entanto, não irá aparecer do dia para a noite. O montante do prémio só estará disponível entre a partir do 13.º dia podendo ir até ao 90.º dia após a data do sorteio. Se o prémio não for entretanto reclamado neste prazo, o valor reverte para a Santa Casa.
Se o prémio for igual ou superior a um milhão de euros, que é o caso de amanhã, o vencedor ou traduzido para português, eu, será contactado por um representante do alto apostador da Unidade de Prémios e fornecerá ao apostador toda a ajuda que precisar. É esta pessoa que assegura o seu acompanhamento, desde a sua identificação presencial no Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia, na sede em Lisboa ou na delegação do Porto, até à transferência do prémio para a conta bancária do apostador.
Num prémio de 190 milhões, o Estado arrecada logo cerca de 38 milhões de euros sem ter qualquer tipo de trabalho. Isto fica a dever-se aos famosos 20% de imposto de selo. Mas como não quero chatices com o Mário Centeno ele que fique com esse dinheiro.
Esperando desde já que todos tenham imensa sorte para os próximos concursos, porque para este já sabem!