Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

14
Fev18

Ai a minha barriguinha

jl

paparoca.jpgOlá.

Daqui a pouco está na hora da papinha. Hoje é daqueles dias que me apetecia uma francesinha com uma batatinha frita e um ovinho acompanhado de uma cola fresquinha. Sei que isto é daquelas coisas que se o meu médico lê me dá cabo da cabeça, mas não é daquelas coisas que se coma todos os dias ainda ontem foi peixinho cozido. Mas falando mais a sério, o que nós ingerimos é uma das partes importantes para a nossa saúde e para o nosso coração e logo hoje que ele bate ainda mais forte. Cá vai então:

8 alimentos que não amigos do nosso estômago

Existem vários alimentos na dieta de muitos portugueses que irritam o estômago e causam uma sensação de mal-estar logo após a refeição. Deixo aqui uma lista dos alimentos nocivos para o estômago, para que a azia e à sensação de barriga inchada façam parte do passado.

Alimentos ricos em hidratos de carbono

Os hidratos de carbono desempenham um papel fundamental no bom funcionamento do nosso organismo, pelo que é importante incluí-los numa dieta equilibrada. Alguns alimentos, porém, contêm altos teores de hidratos de carbono, podendo perturbar o equilíbrio da nossa flora intestinal. Pão claro, massas, cereais e arroz branco são alguns dos alimentos com os quais deve ter cuidado.

Malaguetas

As malaguetas, ou o piri-piri, são cada vez mais utilizadas na confecção dos mais variados pratos. Porém, podem irritar o esófago e dar origem a azia. Procure ervas aromáticas frescas como alternativa.se deita picante não exagere.

Alimentos fritos e ricos em gordura

Alimentos fritos e ricos em gordura tendem a sobrecarregar o estômago, provocando azia, pelo que será melhor que os evite no dia-a-dia. Procure alternativas saudáveis, por exemplo, batatas no forno ao invés de fritas.

 Álcool

O álcool pode inflamar o seu estômago quando consumido em quantidades elevadas, provocando azia e, até, diarreia. Procure ingerir álcool com moderação (não mais do que duas bebidas por dia). E em copos normais!! Não é daqueles copos de litro!

Carnes processadas

Ricas em calorias e gorduras saturadas, as carnes processadas, como as salsichas, o bacon e o presunto, são de difícil digestão, tendo sido até detectada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma associação entre o consumo de carne processada e o cancro do estômago. Fuja ao máximo a carnes processadas e opte por alimentos frescos.

Chocolate

Um estudo realizado em 2005 indica que o chocolate pode ser problemático para quem tem síndrome do cólon irritável ou constipação intestinal (este nome não é muito feliz. Um espirro traduzido para português será um púzito!!). Muitas vezes, não é o chocolate por si só a provocar mal-estar mas também o leite e a cafeína que nele se encontram.

Lacticínios

O cálcio é um mineral vital para o ser humano, pelo que é essencial garantir a sua ingestão. Uma forma fácil de o fazer é através de produtos lácteos, como queijos e iogurtes. No entanto, para quem tem intolerância à lactose, estes alimentos dão origem a diarreia, gases e inchaço abdominal. E torna o gás a andar aqui!

Bróculos, laranja e sardinha são algumas das alternativas saudáveis e amigas do estômago que contêm quantidades elevadas de cálcio. Se mesmo assim ficar com gases, olhe arranje uma rolha!

Feijões e Frutos Secos

E por último falo do consumo de feijões, assim como de diferentes leguminosas, e alguns frutos secos, como o caju e o pistachio, pode provocar gases e dores abdominais, pelo que, mais uma vez, moderação é a palavra-chave.

Se não está no WC depois de ler isto, então é porque tem um estômago cinco estrelas!

2 comentários

  • Imagem de perfil

    jl 14.02.2018 21:08

    obrigado
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Sigam-me

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2017
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2016
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2015
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D