Amor e Semanada
Boas.
Agora que a minha pimpolha anda na pré-escola começo a ouvir outras experiências da vida envolvendo as crianças. E desde aqueles miúdos pacatos até aqueles que são quase uns «terroristas». E uma das coisas que comecei a ouvir é daqueles pais que se sentem na obrigação de dar a semanada aos seus filhos. O que me intrigou foi ouvir pais a dizer isto sobre os seus filhos que já têm uns alucinantes 6 anos!! E fiquei a pensar nesta situação sobre se deve dar ou não?
Se por um lado ajuda as crianças a lidar e a dar valor ao dinheiro, este acto também poderá trazer perigos.
Da minha pouca experiência como pai, vejo que não existe uma resposta única e que seja acertada. A gestão do dinheiro envolve algo bastante mais profundo do que apenas o dinheiro físico em si. Envolve a gestão de afectos e a educação do seu encarregado.
Se vir que a sua criança já tem capacidades para gerir dinheiro pense então em várias vertentes:
Qual a relação que quero entre o meu filho e o dinheiro?
Será que ele tem o perfil para conseguir gerir bem o seu dinheiro?
Quais os valores que se quer passar?
Quais as mensagens que quero que o meu filho capte com esta responsabilidade?
Depois de responder a estas questões e depois de perceber o impacto que o dinheiro pode ter na vida do seu filho, é fundamental que tenha na sua cabeça que este valor não é um direito do seu filho. Dito de outra maneira, nós pais não temos o dever ou a obrigação de dar dinheiro aos nossos filhos. Dar a semanada é uma opção que temos enquanto educadores e que não deverá ser usada para comprar o Amor dos nossos filho ou como arma de arremesso para que eles façam o que queremos ou que é sua obrigação (como estudar, ou ajudar em casa).
Mas se optar por dar semanada, como proceder:
A semanada é o «pretexto» de fazer que os nossos filhos consigam comecem a lidar com a realidade. Isso faz com que os ajude a tomar opções e a gerir o dinheiro para atingir os seus objectivos. Mas lembre-se que o valor da semanada deve ser razoável e ajustado à realidade do seu filho, devendo também mostrar o valor que tem o dinheiro. Não dê mais do que o valor acordado pois isso desvirtua todo o processo, na medida em que mostra que se tomar más opções não tem qualquer consequência.
Mas como é quando opta por não dar semanada:
É possível que o seu modelo educativo ou que a sua carteira não permita que dê uma semanada. Em qualquer dos casos, vai ter que lidar com alguns pedidos de dinheiro aos quais terá de dar uma resposta. Nestes casos, é normal ter justificações para os pedidos do seu filho e que aproveite estas conversas para lhe transmitir os valores e mensagens que quer transmitir. Seja verdadeiro e evite respostas porque sim ou porque não. Explique e eduque o seu filho com todo o carinho que merece. O não conseguir (ou não querer) dar não quer dizer que o Ame mais ou menos por isso.
É essencial que tenha sempre em mente que o negócio mais importante das nossas vidas é a educação dos nossos filhos, pelo que não podemos olhar para o lado e não ver as várias oportunidades para os orientar no seu caminho. O dinheiro, pela realidade da nossa sociedade, tem assumido um papel cada vez mais central (e infelizmente, em muitos casos quase o exclusivo), e temos de mostrar que esse não é o caminho. Temos de transmitir que o dinheiro é um meio para atingir um conjunto de objectivos e não como o fim em si mesmo. Se esquecermos isso, poderemos vir a arrepender-nos no futuro.
Seja no caso dos filhos ou de outra pessoa temos que nos lembrar que o Amor não se compra!