Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

28
Dez20

Ano desportivo

jl

2020 .jpgE quase, quase o ano de 2020 está quase a acenar com o adeus, mas este ano a todos os níveis de normal não tee nada. Quando 2020 começou acho que nem o mais pessimista estava a contar com o que aí vinha. E este foi sem sombra de dúvidas um ano diferente do que estávamos à espera.

Para iniciar o ano, o espanhol Carlos Sainz a conduzir um Mini conseguiu vencer um Dakar cada vez mais esquisito já que um dia destes as pessoas já nem sabem onde o mesmo é corrido. Mas foi neste evento que Paulo Gonçalves partiu ao fazer aquilo que mais gostava, a levar a sua mota por entre montes e dunas. A seleção portuguesa de andebol termina o Europeu na sexta posição. O SCBraga conquistou a Taça da Liga frente a um FCPorto que acabou com Sérgio Conceição a deitar sangue pelas guelras. Para acabar em pleno esse mês, o clube do Minho anuncia que o seu jogador Trincão tinha assinado pelo Barcelona por 31 milhões de euros, deixando quase todos de queixo caído. A finalizar este mês Kobe Bryant, uma das maiores lendas da NBA deixou-nos num acidente de helicóptero.

Quando em Fevereiro o caso Marega deu que falar, ninguém esperaria que meses depois iria acontecer o movimento Black Lives Matter que quer na sociedade civil, quer na parte desportiva iria ter um enorme impacto. Desde os desportos colectivos como individuais, os casos em que o comportamento relacionado com o racismo iria ter um enorme impacto. E tanto falo da NBA, da Fórmula 1 ou do caso que se passou no Parque dos príncipes com o PSG-Basaksehir onde um árbitro usou uma expressão que até à pouco tempo era usada de maneira quase normal. Neste mês o Sporting de Braga venceu os russos do Spartak Moscovo, na final do Mundialito de clubes de futebol de praia, revalidando assim o título. Este foi também um mês negro nas competições europeias já que os três grandes (para não se ficaram a rir uns dos outros) foram todos de vela das competições europeias. O sérvio Novak Djokovic conquista, pela oitava vez, o título do Open da Austrália de ténis.

E assim chegou Março onde se começou a falar com mais seriedade da Covid (sendo que enquanto isto era na China a maioria dos outros países assobiava para o ar) e muitos só ficaram alertas quando se começaram a parar todos os campeonatos. Depois de Itália foram quase peças de dominó a tombarem, uns países a seguir aos outros.

Mas quando se falava já numa pandemia, a verdade é que a UEFA ainda teimava na normalidade já que no dia 11 ainda foi jogado em Anfield Road, o jogo entre Liverpool e Atlético Madrid, com cerca de 54000 espectadores, sendo que posteriormente se pensa que terá causado mais de 40 mortos. E quem é responsável? Pois!!

Mas dias depois deste jogo, a UEFA finalmente abriu os olhos e anunciou o adiamento do Euro2020 para 2021, à semelhança do que aconteceu também com a Copa América bem como com os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Apesar de tudo isto, o Sporting, confirmou a contratação do treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga, por uns extraordinários 10 milhões de euros.

A normalidade (sendo que de normal tem pouco) possível só regressou no final de Maio, mas as ondas de choque da pandemia continuam a sentir-se com clubes numa crise cada vez maior e as bancadas a continuarem maioritariamente vazias, fazendo com que os jogos percam a maioria da piada.

No mês dos santos populares decorreram as eleições do F.C.Porto onde Pinto da Costa foi eleito pelo 15º mandato consecutivo.

E depois de muitos meses atribulados lá chegamos a Julho, que mais parecia Maio e digo isto porque o título de campeão do FCPorto mais parecia um milagre de Fátima que muitos não se acreditavam, mas a completar o ramalhete ainda veio a Taça no mês a seguir, a qual deu origem a banzé quando muitos adeptos tentaram festejar a vitória em plena Avenida dos Aliados mas não contavam com a intervenção da Policia.

Foi ainda neste mês que o Desportivo das Aves e o Vitória de Setúbal são impedidos de se inscrever nas competições profissionais, depois da Liga Portuguesa de Futebol Profissional reprovar os seus processos de licenciamento.

Depois chegou Agosto, mês que trouxe a Lisboa a Champions em versão fantasmagórica, já que apesar do Bayern de Munique ter ganho a orelhuda, tiveram estádios que acho que nem as moscas serviram de adeptos. Foi também aqui que Jorge Jesus deu uma alegria às redes sociais ao anunciar o seu regresso ao Benfica. Rui Pinto, o criador do site Football Leaks, que estava em prisão domiciliária, é posto em liberdade, com a obrigação de apresentações semanais à Polícia Judiciária (PJ) e colocando alguns locais em alvoroço. O piloto português António Félix da Costa sagrou-se campeão mundial de Fórmula E, competição para carros eléctricos.

Em Setembro, a seleção portuguesa de futebol de praia revalida o título de campeã europeia, ao bater a Suíça. O canoísta português Fernando Pimenta conquistou a 100.ª medalha internacional da carreira, ao vencer o ouro em K1 5.000 metros da Taça do Mundo de velocidade. Com 58 anos Dito, ex-jogador e até aí director do Gil Vicente deixou-nos. Dominic Thiem ganha pela primeira vez o U.S.Open.

Depois chegou Outubro, onde Lewis Hamilton com adeptos lá viveu uma vitória no Autódromo do Algarve. O português Duarte Benavente sagrou-se campeão do mundo de motonáutica em Fórmula 2. Kulkov ex-jogador do Benfica e F.C.Porto morre com54 anos. Luís Filipe Vieira é reeleito para um sexto mandato na presidência do Benfica apesar de alguma polémica em relação a ter sido dado como acusado na operação Lex. João Almeida prende o tugas à televisão depois de terminar um magnifico Giro de Itália em 4ºlugar bem como Rúben Guerreiro que nessa mesma prova venceu uma etapa e conquistou a camisola da montanha. Rafa Nadal mais uma vez limpa Roland Garros.

Em Novembro foi tempo dos portugueses vibrarem com (mais) uma vitória do Miguel Oliveira (repetindo o seu feito de Agosto), sendo que as bancadas desta vez estiveram vazias, mas com o apoio de muitos milhões de adeptos. Foi ainda neste mês que Maradona se despediu deste Mundo, onde apesar de ser futebolista o mesmo era mágico com um bola nos pés. Jacques ex-jogador do F.C.Porto e S.C.Braga faleceu. O espanhol Joan Mir (Suzuki), de 23 anos, sagrou-se campeão mundial de MotoGP. Ivo Oliveira sagra-se campeão europeu de perseguição individual dos Europeus de ciclismo de pista e Iuri Leitão sagra-se campeão europeu de scratch. José Bastos, antigo jogador do Benfica faleceu, o mesmo acontecendo ao treinador Vítor Oliveira conhecido pelo campeão das subidas.

E assim se chegou a Dezembro onde o piloto francês Sébastien Ogier vence o Rali de Monza e conquista o seu sétimo Campeonato do Mundo. Foi neste mês que o italiano Paolo Rossi partiu deste mundo. Júlio Ferreira venceu a competição de -80 kg do campeonato da Europa de taekwondo de categorias olímpicas, em Sarajevo. O avançado polaco Robert Lewandowski vence o troféu de melhor futebolista do ano nos prémios The Best.

Sei que haveria muito mais para dizer deste ano, mas deixo estes factos sobre este ano tão incomum.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub