Apimente a vida, não a salgue!!
Olá.
Estava eu a pensar no que iria escrever e decidi colocar aqui umas frases sobre alimentação. E isto veio-me à ideia depois de ter ido comer ao Burger King. Eu sei que isto não é grande exemplo, mas lembrei-me disto ao lembrar-me das batatas fritas desse local. Pode não ser a coisa mais saudável do Mundo, mas o que eles fazem em relação ao sal utilizado é de louvar, porque as batatas deles não levam qualquer sal. E se muitas vezes as pessoas criticam estas empresas, também tem que se louvar estas atitudes. E para complementar isto decidi trazer aqui algumas dicas para reduzir o consumo deste produto.
. Não leve o saleiro para a mesa. Não perca o controlo nem deixe que isto faça parte do dia-a-dia.
. Diminua gradualmente a quantidade de sal que adiciona durante a confeção dos alimentos. Por muito pouco que corte é sempre bom. Se cortar duas gramas por dia chega ao fim do ano e não ingeriu quase um pacote de sal!!
. Privilegie os alimentos frescos, como os hortofrutícolas e opte, sempre que possível, pelos sazonais. São muito mais saudáveis e saborosos!
. Evite o consumo de alimentos processados e se os consumir escolha produtos com baixo teor em sal, ou seja, 0,3 gramas de sal por 100 gr. ou 100 ml de produto. Se comer batatas fritas de pacote não caia para o lado de susto!
. Não adicione mais do que 1 grama de sal por pessoa em cada refeição (1 colher de café equivale a 2 gramas de sal). Vá adaptando o seu paladar gradualmente!
. Use as ervas aromáticas, as especiarias, o vinho ou sumo de limão, de forma a enriquecer o paladar dos cozinhados em substituição do sal.
. Privilegie uma cozinha simples, de tacho, como sopas, ensopados, caldeiradas e estufados. Mais sabor e menos sal!
. Escorra e lave o feijão/grão/ervilhas em conserva, antes de os juntar na confeção já que as conservas exageram bastante neste ingrediente.
. Evite os alimentos altamente conservados em sal como os fumados e os enchidos. Pode comer de vez em quando mas sem exagero!