Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

03
Mar18

Atenção a todos os pormenores

jl

sexo.jpgOlá.

Por norma costumo escrever aqui artigos onde a brincadeira de uma maneira ou de outra está presente. Pois bem, isso hoje não é o caso porque o assunto é particularmente sensível e depois de ter lido um artigo fiquei bem mais preocupado. Cá vai então:

Embora numa sociedade cada vez mais aberta o Cancro é muitas vezes uma palavra quase dita em segredo, mas é uma doença que afecta cada mais pessoas e desta vez falo do cancro de cabeça e pescoço o qual ataca cada vez mais jovens. E ao contrário do que muitas vezes por aí se diz, não é por causa do tabaco nem do álcool.

Este tipo de cancro sempre foi associado a homens com mais de 50 anos, fumadores e consumidores regulares de bebidas alcoólicas. Contudo, hoje em dia, estes tumores estão a aparecer em pessoas mais jovens, entre os 30 e 45 anos, que não fumam, não bebem ou que bebem pouco.

A incidência da relação entre o HPV e o cancro de cabeça e pescoço tem vindo a aumentar a nível mundial, razão que investigadores e médicos indicam estar na origem de atingir cada vez mais jovens.

O HPV é um vírus muito comum que, geralmente, é encontrado em qualquer pessoa em algum momento da sua vida. Este vírus pode afectar a pele e as membranas húmidas que cruzam certas partes do corpo humano, entre as quais estão a boca e a garganta.

O facto de agora estar a ser associado a tumores na região da cabeça e pescoço tem como explicação a prática de sexo oral, o qual muitas vezes é realizado sem qualquer protecção e com múltiplos parceiros.

A juntar a isso, a falta de higiene íntima e bucal também aumenta o risco de transmissão de vírus e de desenvolvimento de tumores, principalmente localizados na amígdala, orofaringe e língua.

Sendo o sexto tipo de cancro mais comum no mundo, tem origem na pele ou nos tecidos moles, na parte superior dos aparelhos respiratório e digestivo: Glândulas Salivares; Seios Perinasais e Fossas Nasais; Faringe (Nasofaringe, Orofaringe e Hipofaringe); Laringe e Gânglios Linfáticos.

Geralmente, os sintomas mais comuns são um inchaço ou uma ferida na cavidade oral, dificuldade em engolir, dores de ouvidos, rouquidão ou dores de garganta incessantes.

Estes sintomas são frequentemente confundidos com outros problemas de saúde, o que faz com que os diagnósticos cheguem tardiamente. Em Portugal, mais de 50% dos doentes são diagnosticados num estado avançado da doença porque desvalorizaram os primeiros sintomas e, nestes casos, as consequências são mais dramáticas. Por vezes, é necessário remover uma parte, ou até mesmo toda a língua ou ainda as cordas vocais e isso afecta, necessariamente, as condições psicológicas de cada um para além da parte física.

Ainda não há estimativas concretas sobre o número de casos de cancro de cabeça e pescoço causados pelo HPV mas os investigadores acreditam que até 2020 esta causa supere os cancros causados pelo consumo excessivo de tabaco e cigarros.

Neste sentido, torna-se premente continuar a desenvolver esforços no sentido da prevenção, através de campanhas de sensibilização para os factores de risco dirigidos a grupos com comportamentos de risco. O que acho estranho é que uma doença como esta (entre muitas outras) quase que não é falada nos nossos media.

E nunca nos devemos esquecer que muitas vezes cinco minutos de prazer, poderão significar anos de sacrifícios e de dor.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D