Barriga igual à do Pai Natal
Olá.
Está a chegar aquela altura em que os miúdos ficam exaltados com as prendas que querem receber e ao mesmo tempo os adultos ficam com a barriga estilo tambor devido às horas que passam sentados a mastigar ou como se diz em bom português, a encher o bandulho.
Mas tudo isso é muito bonito até um dia e esse dia pode ser acompanhado por coisas extremas como um enfarte ou até por coisas um pouco mais leves, mas graves como a diabetes.
E nesta época em particular existem sempre cuidados que se devem ter., já que não nos podemos esquecer que esta doença já afecta mais de 10% dos portugueses e que em média tira oito anos de vida a quem padece dela. E atenção que a diabetes engloba muitos riscos como complicações graves a nível oftalmológico, nefrálgico, cardíaco e até a amputações.
Por norma, as refeições típicas da época são, regra geral, saudáveis, uma vez que se baseiam em alimentos cozidos (como o bacalhau, polvo, peru, legumes e hortícolas). Podendo as refeições tornarem-se ainda mais saudáveis se não se abusar do azeite e de outras gorduras saturadas, assim como do açúcar refinado.
E as pessoas com diabetes podem comer doces de Natal, desde que com moderação e com alguns cuidados. Basta fazer pequenas alterações às receitas tradicionais, reduzindo a quantidade de gordura e açúcares adicionados, por exemplo substituindo o leite gordo por equivalentes e as natas por iogurte natural, assim como substituir o açúcar refinado por alternativas mais naturais como a stevia, tornando assim a refeição menos calórica.
Se adora doces como as rabanadas e como os sonhos, pode encontrar inúmeras receitas online mais saudáveis como, por exemplo, receitas de sonhos feitos no forno em vez de fritos e pode-se usar uma mistura de adoçantes naturais e canela para os polvilhar.
Hoje em dia existe mais cuidado com a alimentação mas as pessoas com diabetes devem ter cuidados acrescidos. O primeiro passo que se deve tomar é que se deve comer com moderação o qual é de extrema importância e reduzir a quantidades de hidratos de carbono e gorduras, e procurar alternativas ricas em vegetais, hortícolas e fruta. Tudo isto é saudável, senão repetir três ou quatro vezes.
Relativamente às bebidas, aconselha-se a exclusão de bebidas alcoólicas e optar por água ou chá para acompanhar as refeições. Mas um dia não são dias, desde que não abuse.
Mas é sempre importante praticar algum exercício físico. Uma caminhada de 30 minutos nos dias em que a alimentação seja menos saudável, é importante já que pode ajudar a manter a glicemia e o peso controlados.
O Natal é fantástico, mas gozado com saúde e junto daqueles que mais amamos é muito melhor.