Como nós gostamos de banana…
Olá.
Hoje enquanto pensava no que ia escrever aqui passei por uma televisão e estava a dar o José Cid a cantar como o macaco gosta de banana. E ao ver isto vi que isto podia servir de título para um artigo e depois de alguma pesquisa cá estou eu a falar desse fruto. E se é verdade que nem toda a gente gosta desta fruta, também não é mentira que a banana é daqueles alimentos que a maioria das pessoas gosta. E para além de ser saboroso, o seu consumo também traz vantagens. Vamos lá então falar disso:
- A banana é uma fruta muito rica em potássio, proteína e outros nutrientes saudáveis para o organismo.
As bananas têm ainda um menor teor de água e um maior teor de açúcar do que muitas outras frutas. Por exemplo, uma porção de 100 gramas (g) fornece 81 quilocalorias, 20,3 g de carboidratos, 1,4 g de fibra e 18,1 g de açúcar natural.
- Protege o coração. Caso não saibam, o potássio é um dos nutrientes mais importantes do corpo, pois ajuda a regular a função cardíaca e o equilíbrio de fluidos. Por isso, é um alimento eficaz também na protecção contra doenças cardíacas e derrames. Este nutriente ajuda o cérebro na aprendizagem, pois faz com que se aumente a concentração.
- Acalmam o fluxo intestinal. Este fruto, devido ao seu alto teor de pectina (a qual é uma fibra solúvel, que reduz o colesterol), também normalizam a função intestinal. O alto teor de fibras das bananas promove a saciedade.
- Promove uma ótima digestão já que cerca de 70 por cento da fibra presente na banana é solúvel, pelo que, esta variante de fibra ajuda os alimentos a moverem-se rápida e facilmente pelo estômago e intestinos.
- Melhora o sono. Comer uma banana antes de ir dormir é aconselhável para quem sofre de insónias. Ela contém o aminoácido triptofano que é convertido em serotonina, um neurotransmissor que desempenha um papel fundamental na melhoria do humor, assim como regula os ciclos de sono. Este fator também é um bom auxiliar para superar a depressão.
- Melhores resultados no exercício físico. A riqueza em proteína prepara o atleta para o desgaste de energia e, posteriormente, restabelece na proteção contra as lesões musculares. Basta andar num ginásio para ver que este é sem dúvida o alimento mais popular.
- Apoio na proteção a diferentes doenças. Esta é daquelas coisas desconhecidas para a maioria das pessoas. Em média, uma banana inclui 0,43 miligramas ou 33 por cento de vitamina B6. Este nutriente é muito importante para proteger contra a diabetes tipo II, perder peso, fortalecer o sistema nervoso e ajudar na produção de glóbulos brancos. A ingestão deste fruto, no primeiro trimestre da gravidez, foi associada à diminuição de ocorrência de náuseas nas futuras mães.
- Auxílio para deixar de fumar. Devido este alimento conter altos níveis de vitaminas do complexo B, bem como potássio e magnésio, aceleram a recuperação dos efeitos da abstinência.
E para além de tudo isto, este é um fruto que até no preço é bastante acessível! E ao optar por este alimento não será nenhum banana.