Como se diz Democracia em Russo?
Olá.
Ainda agora se celebrou o dia de Portugal e já se anda a debater a subserviência com que o nosso Estado se porta perante as grandes potências. Neste caso estou a falar claramente do comportamento que a Câmara de Lisboa teve perante a Embaixada e por ligação ao Estado Russo.
E se o caso por si só já é grave (dar conhecimento aos países estrangeiros das pessoas que lideram manifestações contra estes), mais grave se torna por agora se saber que este caso não foi o único a acontecer com esta autarquia.
Neste caso, a embaixada russa disse que não interessam nem à Embaixada em Lisboa, nem a Moscovo, os tais indivíduos e que por isso mesmo estas pessoas podem voltar tranquilamente a casa. Não quer dizer que isto aconteça, mas se assim é, porque é que quando isto aconteceu (e não foi ontem) a Rússia não disse à Câmara de Lisboa que este comportamento não era aceitável e que não queria saber este tipo de notas dos seus cidadãos?
Mas isto levanta outras questões, para além da falta e falsa protecção de dados. Será que não existirão outras autarquias ou mesmo ministérios do Estado Português que façam o mesmo?
Nós vivemos numa Democracia, assim como a maioria do Mundo Ocidental, mas esta coisa da espionagem (como se viu com a Dinamarca a espiar a Alemanha para os Estados Unidos) parece que não é coisa só de filmes!