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marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

03
Fev19

Condução e perigos

jl

condução.jpgOlá.

Ontem ao conduzir estava eu numa fila (ou como se diz por aqui, numa bicha), quando dei por mim a admirar o senhor da frente. É que o senhor para além de estar ao telemóvel (o que hoje em dia parece uma tradição), ainda conseguia estar a limpar o nariz e a ler uma revista. Para além de estar a conduzir. Eu como condutor não posso dizer que seja um exemplo, mas para o que vejo!!

Mas para além destas situações, existem outros casos em que o comportamento de quem conduz pode melhorar. É que para além de tudo são casos que se pode também poupar dinheiro. Aqui ficam alguns exemplos:

- carregar sempre na embraiagem

Se deixar o pé em cima do pedal da embraiagem estará a provocar um maior desgaste nesta peça e em todos os componentes associados. Isto porque, ao manter o pedal a fundo está a produzir fricções internas e a desgastar todas as peças envolventes na embraiagem. E digo por experiência, uma embraiagem custa uma pipa de massa.

Aprender a fazer corretamente o ponto de embraiagem também ajuda a manter o seu carro em perfeitas condições.

- acelerar a fundo quando liga o carro

Nunca deve acelerar o motor assim que liga o carro, sem confirmar que a temperatura já está na posição ideal. Quando o motor está frio, uma grande parte do óleo fica no cárter e, quando o carro arranca, são necessários alguns segundos para que todo o óleo passe o circuito. Como tal, se acelerar demasiado com o motor frio estará a gerar um maior desgaste dos componentes sem qualquer necessidade.

- colocar a mão na caixa de velocidades

Quando se vai tirar a carta ninguém faz isto, mas basta ter o papel na mão e tudo que se aprende, depressa se esquece. Conduzir com uma mão no volante e outra no comando da caixa de velocidades não é de forma alguma recomendado, mas já está nos genes. Mas este é também um dos piores vícios ao volante de um carro porque ao manter a mão no comando da caixa está a exercer a pressão sobre os mecanismos internos e vai acabar por desgastar os sincronizadores e os rolamentos.

Ao fim de alguns anos, pode mesmos sentir vibrações durante a condução e a caixa pode ficar com uma engrenagem mais irregular. Portanto, é recomendável que conduza com as duas mãos no volante, não só por segurança, mas também pela vida útil da caixa de velocidades.

- não desligar o motor logo a ter parado

É outro dos vícios ao volante que lhe pode sair bem caro especialmente se o seu carro não é novo, já que os motores de hoje em dia já não necessitem de tantos cuidados.

Em velocidades acima dos 100 quilómetros/hora, o turbo pode atingir temperaturas muito elevadas. Se desligar o motor de imediato o óleo que se encontra no circuito pode carbonizar e provocar uma avaria do turbo. Basta deixar repousar ao ralenti dois minutos após sair da autoestrada para que tudo corra normalmente.

- ter o motor em rotações baixas

Utilizar constantemente um motor em baixas rotações pode, no caso de um motor a diesel, estragar a válvula EGR, levando a que se concentre mais carvão e até pode diminuir a vida do motor para metade. Leu bem, metade!!

Já nas motorizações a gasolina, conduzir com baixas rotações pode danificar o catalisador. Além destes componentes, o filtro de partículas é outra das peças que pode ser danificada. O melhor é tentar manter o motor em rotações que o carro responda no exato momento em que pisa o pedal do acelerador.

- luz da reserva

Isto é daquelas coisas em que muitos condutores, têm este vício. Não convém conduzir com cinco ou menos litros de combustível no depósito. Combustível insuficiente pode prejudicar o funcionamento do sistema de alimentação e não proteger a bomba de combustível. Principalmente no caso dos veículos com injeção eletrónica, que têm bomba de combustível elétrica dentro do depósito.

Se o combustível for insuficiente pode não garantir a lubrificação e o arrefecimento da bomba. Deve encher o depósito do seu automóvel sempre que vai abastecer e nunca deixar a luz de reserva acender. E mesmo se for por uma questão de dinheiro, faça de conta que a linha que lhe diz que está a entrar no ultimo quarto do depósito, representa o fim.

- utilizar os travões

Quando vai numa descida, se mantiver o pedal do travão pressionado durante mais tempo do que o necessário, pode levar ao desgaste de discos e pastilhas e degenerar o líquido dos travões. Além disso, essa sobrecarga vai fazer com o sistema de travagem se torne menos resistente.

Tente criar bons hábitos: em vez de travar desnecessariamente nas descidas, recorra também à caixa de mudanças travando com o motor. Se optar por travar desta forma, estará a reduzir o desgaste dos travões e ainda vai conseguir ter um maior controlo sobre o automóvel. E se isto ocorre sempre à mesma hora e na mesma estrada, tente sair dez minutos mais cedo de casa.

- circule com precaução

Circular rapidamente sobre uma lomba/buraco ou subir o passeio com o carro pode provocar algumas avarias, que poderão trazer problemas graves. Por exemplo, ao passar por um buraco pode rebentar um pneu ou danificar a jante, enquanto nas lombas os problemas são nos pontos de ancoragem da suspensão.

No caso de subir o passeio com força para estacionar, pode afetar os pneus, as jantes e a suspensão do veículo. Como tal, evite estacionar em cima de passeios e, se não tiver alternativa, tente subir pela parte mais baixa.

- manutenção dos pneus

Deve verificar a pressão dos pneus do carro de forma regular para não provocar o seu desgaste mais rapidamente. Além de ter de gastar dinheiro a mudar de pneus, pode acontecer que um pneu rebente e provoque um acidente. Isto é gratuito, é fácil e rápido.

- conduzir e telefone

Conduzir com o telemóvel numa mão é, provavelmente, um dos piores vícios ao volante, mas daqueles que é mais fácil de ver. Os riscos para quem vai dentro ou está fora do carro podem ser grandes. Quer seja a falar ou a escrever SMS, ao utilizar o telemóvel enquanto conduz, o condutor não se concentra só na condução e pode ter um acidente. Além disso, pode sair-lhe muito caro atender a chamada.

A utilização do telemóvel ao volante é uma contraordenação grave que obriga ao pagamento de uma coima entre 120 e 600 euros e à perda da carta até um ano.

E nunca conduza e envie mensagens ao mesmo tempo. Não só se coloca em risco a si, como também coloca os outros em perigo.

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