Covid em casa
Boas.
E hoje pelo 58º dia seguido as notícias que temos ano nosso dispor ou falam da Pandemia do Covid; ou da crise económica, ou dos mortos; ou da crise social e tudo que seja relacionado com isto, mesmo que por vezes a ligação seja um pouco nublosa. Isto está a chegar a um ponto em que as pessoas começam a achar a programação do canal Parlamento engraçada.
Acho que as pessoas estarem confinadas em casa já não ajuda muito e então estarem a levar dia e noite com isto põe o pessoal perto da loucura. E se muitas a informação até poderá ser positiva e ajudar os outros, muitas vezes é só para alarmar ainda mais.
Por isto mesmo vou falar do Covid, mas de uma forma mais prática e referir o que cada um de nós deve ter em caso como um kit.
Termómetro
Isto é algo de fundamental, até porque segundo as recomendações da DGS, as pessoas infectadas ou suspeitas de estarem infetadas com a COVID-19 devem medir a temperatura duas vezes por dia.
Talvez seja boa ideia comprar mais do que um, sobretudo se coabitar com alguém. Essa pessoa também precisará de medir frequentemente a temperatura e não pode haver troca de termómetros.
Medicamentos
Os medicamentos são aqueles que tratam os sintomas. Não há muito a inventar: é ter paracetamol por perto porque baixa a febre e alivia as consequentes dores no corpo. E como quase todos devem saber, o chamado bem-u-ron deve ser tomado de oito em oito horas.
Claro que em casos mais graves, deve recorrer a ajuda médica.
Mas e para a tosse seca?
Embora seja muito irritante, a tosse seca é uma defesa do corpo, um reflexo do organismo que tenta expulsar alguma coisa que não era suposto lá estar. Por isso, a melhor receita ainda continua a ser um chá de gengibre e limão."
Para assoar o nariz
Como se sabe, o material descartável é o melhor. Por isso já sabe se estão a acabar, na próxima compra não se esqueça dos lencinhos de papel.
Máscara, luvas, detergentes
Máscara. Uma pessoa infetada com a COVID-19 que coabite com outra pessoa deve, não só fazer a sua vida confinada numa parte da casa, como deve, usar máscara sempre tenha de ir a outras divisões, como a cozinha ou a casa de banho. O doente não deve usar luvas, contrariamente a quem vive consigo.
As superfícies destas divisões e o local onde está a pessoa contaminada pela COVID-19 devem ser limpas pelo por isso convém que haja detergente líquido e lixívia por perto, assim como panos de limpeza em fartura, porque estes devem ser descartáveis e de uma só utilização.
Para estas limpezas não se deve utilizar o aspirador, porque põe em movimento no ar as gotículas, nas quais o vírus pode estar contido e transforma-as em aerossóis, o que poderá ter consequências.
E não se esqueça que os pijamas devem ser lavados todos os dias e em água quente.
Que estas frases sejam de alguma maneira uma ajuda.