Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

02
Jan17

Cuidado com a gripe

jl

gripe.jpgBoas.

Existe um ditado popular que diz que de médico e de louco, todos temos um pouco. Pois bem, de louco não tenho nada, mas de médico tenho uma bata de quando andava na terceira classe. Por isso cá vão os conselhos do Dr.º Estragildo Genovevo relativamente à gripe:

O que é a gripe e como proteger-se

Como se transmite a gripe? Quais os principais sintomas? O que fazer em caso de contágio? A vacina contra a gripe funciona?

A gripe é uma doença aguda viral que afecta predominantemente as vias respiratórias.

Em que altura do ano é que surge a gripe? A gripe no nosso país ocorre, geralmente, entre Novembro e Março.

Só há gripe quando chove e está frio? Não. Mesmo durante os Invernos mais amenos, menos frios e chuvosos, há gripe porque se fosse pela chuva este ano a gripe estaria tramada.

O que é uma epidemia de gripe? É a ocorrência de casos de gripe em número superior ao esperado numa determinada comunidade ou região. Basicamente é como a minha carteira, está sempre com cada resfriado!!

Como se transmite a gripe? O vírus é transmitido através de partículas de saliva de uma pessoa infectada, expelidas sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto directo com partes do corpo ou superfícies contaminadas (por exemplo, através das mãos). Ou seja muito cuidado com a saliva e por onde andam as mãos.

Qual o período de incubação? O período de incubação (tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infectada e o aparecimento dos primeiros sintomas) é, geralmente, de dois dias, mas pode variar entre um e cinco dias. Ou se houver algum jogo de futebol importante o período pode variar muito.

Qual o período em que uma pessoa infectada pode contagiar outras? O período de contágio começa um a dois dias antes do início dos sintomas e vai até sete dias depois. Nas crianças este período pode ser maior. Se der muitos jogos, o período ainda pode variar mais.

Quais os sintomas/sinais da gripe? No adulto, a gripe manifesta-se por início súbito de mal­-estar, febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e tosse seca. Pode também ocorrer inflamação dos olhos. Ou isso ou o pessoal fuma daquilo que faz rir. Nas crianças, os sintomas dependem da idade. Nos bebés, a febre e prostração são as manifestações mais comuns. Os sintomas gastrintestinais (náuseas, vómitos, diarreia) e respiratórios (laringite, bronquiolite) são frequentes. A otite média pode ser uma complicação frequente no grupo etário até aos três anos. Em crianças mais velhas os sintomas são semelhantes aos do adulto. Se houver algum teste a Matemática estes sintomas poderão dar origem a cama.

A gripe e a constipação são a mesma doença? Não. Os vírus que as causam são diferentes e, ao contrário da gripe, os sintomas/sinais da constipação são limitados às vias respiratórias superiores: nariz entupido, espirros, olhos húmidos, irritação da garganta e dor de cabeça. Raramente ocorre febre alta ou dores no corpo. Os sintomas e sinais da constipação surgem de forma gradual, enquanto na gripe o início é súbito. Mas conheço pessoas que para trabalharem quando estão constipadas, equivale a pneumonias.

Como se diagnostica a gripe? O diagnóstico é essencialmente clínico, através da identificação dos sintomas e sinais. Mas se for segunda-feira de manhã de certeza que é uma gripe forte. Este diagnóstico também se aplica à sexta-feira.

 

Qual a gravidade da gripe? A gripe é, habitualmente, uma doença de curta duração (três a quatro dias) com sintomas de intensidade ligeira ou moderada, evolução benigna e recuperação completa em um ou duas semanas. Nas pessoas idosas e nos doentes crónicos a recuperação pode ser mais longa e o risco de complicações é maior, nomeadamente, pneumonia e/ou descompensação da doença de base (asma, diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal). Mas nos trabalhadores se a baixa médica não fosse tão mal paga seria uma doença bem complicada para recuperar.

Como se evita a gripe? A gripe pode ser evitada através da vacinação anual. Evitar o contacto com pessoas com a doença e lavar frequentemente as mãos ajudam a diminuir a probabilidade de contágio. Quando era miúdo estavam sempre a dizer-me para lavar as mãos antes de comer. Mas não me lembro desta coisa da gripe.

Quem deve ser vacinado contra a gripe? Pessoas com 65 e mais anos de idade, principalmente se residirem em instituições; as pessoas que tenham doenças crónicas dos pulmões, do coração, dos rins ou do fígado; Diabetes em tratamento; Outras doenças que diminuam a resistência às infecções e Grávidas. E o meu irmão que em Setembro quase que monta a tenda à porta da Farmácia com medo de um vírus muito mau.

Quem não deve ser vacinado contra a gripe? As pessoas com alergia grave ao ovo ou que tenham tido uma reacção alérgica grave a uma dose anterior da vacina contra a gripe. Alergia ao trabalho não conta?

A vacina contra a gripe funciona? Sim. A vacinação reduz muito o risco de contrair a infecção. Se for infectada, a pessoa vacinada terá um menor risco de ter complicações. Isto cheira-me a história da Carochinha mas pronto.

A vacina pode provocar a gripe? Não. A vacina contra a gripe não contém vírus vivos, pelo que não pode provocar a doença. No entanto, as pessoas vacinadas podem contrair outras infecções respiratórias virais que ocorrem durante a época de gripe e para as quais não há vacina. Ou seja esta parte já não dá como desculpa para o trabalho.

A vacina dá protecção a longo prazo? Não. O vírus muda constantemente, surgindo novos tipos de vírus para os quais as pessoas não têm imunidade e a vacina anterior não confere protecção adequada. Por isso a vacina é diferente em cada ano. Se eu tivesse um laboratório também dizia isto.

Quando deve ser feita a vacinação? Como, em Portugal, o pico da actividade gripal tem ocorrido entre Dezembro e Fevereiro, a vacinação deve ser feita, preferencialmente até ao final do ano, podendo, no entanto, decorrer durante todo o Outono e Inverno. O meu irmão ganha a esta gente toda!

Onde se compra a vacina? A vacina pode ser adquirida em farmácia, sendo necessária receita médica e beneficiando de uma comparticipação de 37% . mas como o nosso Estado gosta de ganhar dinheiro nas Urgências as vacinas não são grátis para a maioria da população.

Quem pode fazer a vacina gratuitamente? A vacina é gratuita para as pessoas com 65 ou mais anos, as residentes em instituições, as internadas em hospitais públicos ou na Rede de Cuidados Continuados Integrados, e para as que têm algumas doenças crónicas/condições: diálise, transplante, quimioterapia, trissomia 21 e outras. Contacte a sua unidade de saúde. A vacinação gratuita tem sido progressivamente alargada a mais cidadãos incluídos nos grupos de risco mas não abrange a totalidade. Acho muito bem, quanto tal queriam que os descontos que fazemos fossem para coisas uteis.

Se estiver com gripe, o que fazer? Fique em casa, em repouso; não se agasalhe demasiado; meça a temperatura ao longo do dia; veja qual a programação doa SporTv; se tiver febre pode tomar paracetamol (mesmo as crianças). Não dê ácido acetilsalicílico (aspirina) às crianças; se está grávida ou amamenta não tome medicamentos sem falar com o seu médico nem tente ficar grávida nesta altura; utilize soro fisiológico para a obstrução nasal e deite o lencito com a ranheta ao lixo; não tome antibióticos sem recomendação médica. Não actuam nas infecções virais, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura; beba muitos líquidos: água e sumos de fruta (nada de bebidas que provoquem cantorias; se viver sozinho, especialmente se for idoso, deve pedir a alguém que lhe telefone regularmente para saber como está.

Evite transmitir a gripe; reduza, na medida do possível, o contacto com outras pessoas (coisa linda para se dizer ao chefe); lave frequentemente as mãos com água e sabão. Caso não seja possível, utilize toalhetes; use lenços de papel de utilização única (deite nos sanitários ou no lixo comum); ao espirrar ou tossir proteja a boca com um lenço de papel ou com o antebraço (se for contorcionista é mais fácil); não utilize as mãos.

Se tiver dúvidas, telefone para a Linha Saúde 24: 808 24 24 24 ou ligue para o seu chefe que se for trabalhar vai contaminar o pessoal todo. Se não resultar um chá de limão ajuda.

 

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub