Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

04
Abr18

Cuidado com os consumos

jl

consumos.jpgOlá.

Agora que se chegou ao quarto mês do ano, muitos de nós começam a pensar nos períodos de férias. E se vai gozar esse período e utilizar o carrito como meio de transporte deixo aqui alguns conselhos que nos poderão ajudar a poupar combustível.

Organizar antecipadamente a viagem

Ter a noção de qual o melhor trajecto antes de iniciar a viagem permitirá escolher o caminho mais curto. No entanto, a distância nem sempre determina o gasto de «gota» pelo que, por vezes, é preferível optar por um itinerário mais longo e com menos concentração de veículos para evitar o “pára-arranca” e o respectivo consumo excessivo de combustível. E se por acaso o caminho mais perto passar pela casa da sua sogra, opte sempre pela volta maior.

Respeite as velocidades máximas

Não serve apenas como conselho para não ser multado mas também para poupar nas multas de trânsito. Também vai permitir circular de forma mais segura e o carro irá consumir menos. Se por acaso for multado não se esqueça de pedir ajuda à sua querida sogra!

Verifique a pressão dos pneus

É muito importante ter em conta a manutenção dos pneus (e não falo desse aí na barriguita) já que são estes que estão em contacto com o asfalto. Circular com menos pressão nos pneus (do que a pressão recomendada pelo fabricante) aumenta o consumo em 1% por cada 0,1 bar de pressão menor à adequada e num ano, ou em 200 mil quilómetros, o gasto adicional médio vai situar-se entre mais 80 a 100 euros.

Revisão ao automóvel é importante

Antes de começar uma viagem, é recomendável fazer um check-up ao veículo. Por exemplo, é importante verificar o filtro do ar condicionado para evitar que este esteja obstruído e consuma mais energia do que a necessária. O mau funcionamento do ar condicionado está no topo das avarias mais comuns (e mais dolorosas para os ocupantes do veículo) nesta altura do ano. Se bem que o pessoal paga fortunas para ir ao ginásio fazer sauna. Assim sai mais em conta!

Carregue o carro o menos possível

Não é novidade nenhuma: quanto maior peso acumula, mais combustível vai gastar. Para que o carro fique mais estável, é importante equilibrar a carga e condicioná-la com a máxima precaução. E isto é giro porque faz-me sempre lembrar aquelas mulheres que para dois dias levam imensos sacos e depois quem as ouvir elas não levam nada.

Ar condicionado ou janela aberta?

Vários estudos certificam que na altura de arrefecer o carro é necessária energia e por isso, é inevitável o gasto de combustível. Vários fabricantes comprovaram que abrir as janelas a partir dos 80 km/hora aumenta mais o consumo de combustível que o ar condicionado. Se não quer ter gastos a mais, a melhor coisa é viajar a 70km/h entre as 4 e as 5 da manhã.

Desligar o motor

Em paragens de 30 segundos, por exemplo, num cruzamento ou num semáforo. Não se esqueca que se o carro numa destas ocasiões, não fui eu a escrever isto.

Vai carregar no acelerador? Escolha bem o momento de o fazer

As acelerações disparam o gasto de combustível acima dos 13 litros aos 100 km com facilidade. Evite acelerações desnecessárias de forma a gastar menos, o que significa exigir menos rendimento ao motor. Se vir que o carro está a consumir muito então nada como fazer os Flinstones. Toda a gente com os pezitos no asfalto e toca a marchar.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D