Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

26
Mar19

Cuidados a ter!!

jl

alimentação saudavel.jpgBoas.

Daqui a pouco mais de um mês está aí a Páscoa e para além do aspecto religioso, isto é uma festa que em bom Português quer dizer encher o bandulho. Ou vai ser o pão-de-ló; ou o cabrito assado; ou os ovos de chocolate…

E sinceramente acho que para além de todos os cuidados que se tenha, acho que as pessoas também devem ter prazeres na vida. Com cuidado, mas com prazer! Mas se os períodos de festa são para isso mesmo, para festejar, todo o resto do ano é para se ter controlo e manter regras. E por isso mesmo, deixo aqui algumas regras que se devem ter:

– Tomar sempre o pequeno-almoço. Sempre se ouviu dizer que esta refeição é muito importante para iniciar o dia e influencia a capacidade de raciocínio. Por isso mesmo, devemos incluir alimentos do grupo dos cereais e derivados, do grupo dos laticínios bem como do grupo da fruta. As fontes de cereais (pão, bolachas, tostas ou cereais de pequeno-almoço) devem ser preferencialmente de cor escura, por serem mais ricos em fibras, vitaminas e minerais. Os laticínios são ricos em proteínas de alto valor biológico e a fruta confere vitaminas, minerais e fibras importantes ao nosso organismo.

– Fazer cinco a seis refeições por dia e sem saltar nenhuma delas. É importante não estar mais do que três horas sem comer. Planear as refeições com antecedência ajuda não só a evitar erros alimentares, como também a respeitar os intervalos aconselhados.

– Consumir alimentos variados. Saber o tipo, a quantidade e como combinar os alimentos de todos os grupos necessários para planear as refeições. Variar é muito importante para não se criar monotonia.

– Iniciar as refeições principais sempre com sopa. É um alimento rico em fibra que aumenta a saciedade, controla o apetite, controla os níveis de colesterol e glicemia sanguíneos e melhora o trânsito intestinal. E económica!

– É importante aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra. Optar por estes alimentos, como os cereais integrais, frutos, leguminosas, produtos hortícolas, hortícolas. Consumir 3 a 5 porções de fruta e 3 a 5 porções de hortícolas por dia (ex. comer 3 peças de fruta por dia mais 2 porções de hortícolas).

– Cuidado ao consumir gorduras. Preferir óleos vegetais insaturados (azeite, soja, girassol ou milho) em vez de gorduras animais ou óleos com elevado teor de gorduras saturadas (óleo de coco ou palma). Deve-se também dar preferência às carnes brancas (aves) e peixe, relativamente às carnes vermelhas. Evitar alimentos processados ou fritos e, sempre que possível, escolher leite e laticínios meio-gordos ou magros.

– Ingerir menos sal e açúcar. Cozinhar e preparar os alimentos optando por temperar com cebola, alho, tomate, pimento e ervas aromáticas. Para petiscar, preferir frutos frescos em vez de alimentos açucarados ou doces (p. exemplo, as bolachinhas ou bolos). Moderar a ingestão de refrigerantes ou sumos açucarados. O elevado consumo de sódio e baixos níveis de potássio no organismo pode causar um aumento da pressão arterial e consequente risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral.

– Ingerir água ao longo do dia. É recomendado pelo menos, um litro e meio a dois litros por dia, dependendo da atividade física e das condições de temperatura e humidade.

– Reduzir o consumo de álcool. Numa festa pode sempre beber um copo, mas tente sempre controlar-se.

– Avaliar o resultado de hábitos alimentares saudáveis, medindo o peso e calculando o IMC. Em caso de dúvida, fale sempre com o seu farmacêutico ou o seu médico.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub