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marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

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marianagugudada

26
Ago19

Cuidados a ter com a saúde

jl

mais saudavel.jpgOlá.

Hoje é daqueles dias em que a minha dieta vai tomar um novo rumo, já que para além da minha força de vontade vou contar também com o apoio de uma nutricionista.

Se há coisas que até nem é muito difícil de se fazer, a verdade é que se ter o apoio de um profissional ajuda. Pelo menos é o meu ponto de vista.

É que a dieta que se tem que se seguir não é daquelas dietas temporárias de perder um x número de quilos num determinado espaço de tempo, mas sim em mudar os nossos comportamentos. E o primeiro passo que se pode ter é o sabermos acreditar em nós mesmos.

A partir daí tudo se torna mais fácil, se não se conseguir seguir todos os passos, o iniciar uma mudança é sempre extremamente positivo.

E existem pontos numa dieta muito importantes. Aqui deixo alguns deles:

  1. Começar com um pequeno-almoço equilibrado

Começar o dia com um pequeno-almoço variado e equilibrado contribui para os níveis de atenção, concentração e memória, bem como para prevenir doenças como a diabetes e ajuda no controlo do peso. Desta refeição podem fazer parte a fruta, o pão e o leite, mas outras alternativas podem e devem existir pois variar o que se ingere é um dos princípios da alimentação saudável.

  1. Comer sopinha

A sopa é um prato de excelência e nutricionalmente muito rico, pela quantidade de vitaminas, minerais, fibras e água, importantes para o bom funcionamento do organismo e para auxiliar no controlo do apetite. Por isso é fundamental iniciar as refeições principais com sopa e para a confecção da mesma é bom ir variando as hortícolas utilizadas.

  1. Hidratar o seu corpo

A melhor escolha a ter é a água, como bebida de eleição. Ter uma correcta hidratação contribui para o melhor funcionamento do organismo. A recomendação é que se beba entre 1,5 a 2 litros de água por dia, em pequenas quantidades de cada vez e de forma frequente ao longo do dia.

  1. Fazer refeições planeadas

Planear as coisas é um dos segredos para uma escolha alimentar mais acertada. Planeie as suas refeições com antecedência e faça uma lista de compras dos alimentos que precisa para a semana. Prefira os alimentos não processados ou menos processados.

  1. Não saltar refeições

Evite passar muito tempo sem comer. Fazer cinco a seis refeições distribuídas ao longo do dia, permite que se mantenham estáveis os níveis de glicemia e previne que se ingira alimentos em excesso nas refeições principais.

  1. Cortar no açúcar, no sal e também nas gorduras

É fundamental evitar os produtos com elevados teores de açúcar, sal e gorduras. Leia bem os rótulos para fazer uma melhor escolha: no início da lista de ingredientes encontrará aqueles que estão presentes em maior quantidade e no fim os que estão presentes em menor quantidade no alimento. Para reduzir o sal, substitua-o por ervas aromáticas ou especiarias.

  1. Evitar os alimentos processados

Alimentos frescos e minimamente processados, como os hortícolas, a fruta e as leguminosas secas para além de serem mais baratos, são muito melhores para a nossa saúde.

  1. Valorizar os hortofrutícolas

A fruta e os hortícolas são alimentos com elevada densidade nutricional, apresentando elevados teores de vitaminas e minerais. A sua riqueza em água e fibra alimentar contribui para o aumento da saciedade, para a prevenção da obesidade e também para a regulação do trânsito intestinal.

É importante acompanhar o prato principal sempre com hortícolas e iniciar a refeição com uma sopa. Consuma 3 a 5 peças de fruta por dia, por exemplo ao pequeno-almoço, como sobremesa ou nos lanches. Varie os hortofrutícolas que consome.

  1. Não ser esporádico

Não procure dietas milagrosas: deve procurar ter uma alimentação saudável ao longo de todo o ano. E isso é daquelas coisas que não devemos esquecer. E não se esqueça que procurar o aconselhamento de um especialista (nutricionista) não é sinal de fraqueza, bem pelo contrário.

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