Dar o exemplo
Boas.
Hoje ao andar a cuscar na Net, deparei-me com um artigo que falava de estacionamento e que como cidadão gostei de ler. Cá vai então:
GNR lembra os condutores que “ocupar o lugar dos outros é grave”. Estacionar no lugar reservado a pessoas com deficiência constitui uma contraordenação grave. Claro que para além disso temos que nos lembrar que respeitar os outros é um acto de cidadania.
A Guarda Nacional Republicana (GNR), como é já hábito seu, utiliza a rede social Facebook para transmitir os mais variados conselhos. Numa post, esta força de segurança lembrava que ocupar o lugar dos outros era grave, ou seja, os lugares reservados a pessoas com deficiência, é uma contraordenação grave.
Tal é punido com uma coima de entre 60 a 300 euros e inibição de condução de um período de tempo que pode ir de um mês a 12 meses, além dos dois pontos que se perdem na carta de condução.
Esta é uma lei que entrou em vigor em julho do ano passado e resulta de uma proposta do Bloco de Esquerda. Na altura foi também publicado em Diário da República um decreto-lei que obriga todas as entidades públicas a terem lugares de estacionamento mínimos para pessoas com deficiência.
Claro que numa altura em que a caça ao euro parece que está aberta, o virem-nos ao bolso é tramado, mas neste ponto em concreto acho bem, mas penso que a lei será para todos! Ou não?