Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

03
Jul18

De barriga cheia

jl

barriga-inchada.jpgOlá.

Por vezes uma pessoa enche o bandulho e como consequência disso fica cheio como tudo. Pois bem, e quando não se come nada em exagero e se fica com a barriga inchada?

Mas existem outros motivos. Embora as causas seja diversas, a solução aponta quase sempre para o mesmo: alimentação e estilo de vida saudáveis. Ouvir o nosso corpo é fundamental para que se perceba o motivo de se sentir algo fora do comum. Assim dessa forma, facilmente saberá como prevenir ou mesmo resolver a situação.

No caso da barriga inchada, o problema poderá ter várias origens, sendo a mais frequente associada à alimentação. Por intolerância a certos alimentos, o corpo pode não digerir os alimentos o que resulta em barriga inchada e desconforto, algo que se evita com uma rotina alimentar mais cuidada e específica à situação de cada indivíduo. Sempre ouvi dizer que comer maçã ajuda à digestão, mas por exemplo no meu caso é precisamente o oposto.

A intolerância pode também ser resultado de se comer a correr o que leva a uma má digestão, ou seja, um mesmo alimento pode deixar-lhe com a barriga inchada em apenas alguns casos. Mas há outros motivos que podem fazer com que o corpo reaja assim, que passam por maus hábitos de vida, em especial o stress. E nunca diga à sua Maria que isso se fica a dever a ela, senão fica em dieta!

O corpo humano é uma máquina complexa que precisa de estar bem a todos os níveis para funcionar como um todo. Se não está bem a nível psicológico, é provável que o corpo reaja de diferentes maneiras.

Também o sedentarismo causa inchaço abdominal. Ao praticar pouca atividade física e não cuidar da sua alimentação, optando muitas vezes por hidratos de carbono em excesso, está a prejudicar todo o seu organismo e a barriga inchada é reflexo desta desaconselhada atitude. Já sei que depois de um prato de Tripas à Moda do Porto, o sofá começa a chamar pelo nosso nome. Mas muito melhor para nós será dar uma caminhada para digerir um pouco disso.

Mas mesmo que se alimente bem, mas obrigatoriamente tenha de passar o dia sentado à secretária, não descure da postura já que passar o dia mal posicionado faz com que perca alguma tonificação do músculo na zona abdominal. Adivinha a consequência deste feito?

Menos óbvio são os casos de barriga inchada por dietas. Ao restringir muito a sua alimentação, o corpo ressente-se por não estar habituado a uma eventual mudança radical na sua alimentação, por exemplo. É por isso que uma mudança alimentar deve ser gradual e sempre acompanhada por um especialista.

Por fim, o inchaço de que se fala pode ainda ser consequência de algum problema que não se deveu ao que come, mas sim a outro problema que carece de ajuda médica como mau funcionamento dos rins e se a situação se mantiver não hesite e consulte o seu médico.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D