Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

07
Ago18

De nos matar a sede e algumas vezes a saúde

jl

transferir.jpgOlá.

Um dia de calor, você numa esplanada à beira-mar e para beber um suminho de laranja natural com uma pedrinha de gelo. Maravilha não é? Pois é, só que as férias ainda não são para todos e muitas vezes o que está em cima de uma mesa ou é uma Fanta ou uma Coca-Cola. Mas atenção que não censuro o gosto de cada um. E aliado a isto ainda existe o problema do custo. Porque enquanto uma Cola pode custar 1,50€, um sumo natural custa o dobro e tudo isso conta.

Claro que no topo da lista dos sumos mais saudáveis, aparecem os obtidos diretamente dos frutos e legumes. No final estão os pós açucarados. Estes, já pouco ou nada se relacionam com um verdadeiro sumo, sendo que por vezes as coincidências são só no nome.

Um sumo espremido na hora, é garantia de saúde à mesa. Para o obter, apenas precisamos de uma boa matéria-prima, ou seja produtos de qualidade. Junta-se uma máquina para sumos e quanto baste de imaginação. Até porque, quando realizados em casa são uma solução económica,  e repleta de vitaminas. Um exemplo? Duas rodelas de ananás com meio pepino e meia maçã resultam num sumo excelente para a pele. Mas vamos lá falar de todos os tipos de sumo

-Sumos obtidos de frutos e legumes espremidos

São os de melhor qualidade. Devem ser bebidos de imediato de forma a não perderem nutrientes (exemplo: a vitamina C, comum na laranja e kiwi). Ingeridos logo pela manhã estimulam as secreções digestivas e melhoram o apetite. Claro que realizar um sumo de manhã só mesmo para quem está de férias.

- Sumos de fruta frescos

Entram na embalagem logo após a sua extracção dos frutos. São conservados a frio e não sofrem pasteurização. Mantêm, desta forma, todo o sabor e têm valor nutricional idêntico ao dos sumos caseiros espremidos. O ideal é serem consumidos até três dias após a sua produção. Claro que num supermercado um frasco de 200ml custa mais que um Sumol de 2 litros.

-Sumos 100%

Produzidos em unidades industriais, sem adição de açúcar, pelo método de extração dos sucos dos frutos. São submetidos a pasteurização. Conservam-se meses em embalagem fechada. Ao longo do tempo sofrem uma perda em termos vitamínicos. Em relação preço/qualidade são aqueles mais apreciados pelas nossas carteiras.

-Néctares

Produzidos tendo como base concentrados de fruta com açúcar e água adicionados. Contêm entre 25% a 70% de sumo de fruta. Existe uma marca que diz que C… é mesmo natural, mas quando num frasco apenas 25% do que se bebe é sumo, a naturalidade fica na publicidade.

- Refrigerantes

Contêm entre 8% a 25% de sumo de fruta, sendo o restante água e açúcar. Sendo que se deve conter o consumo destas bebidas.

-Bebidas com extractos de frutos

Contêm polpa, açúcar e aditivos, conservantes, acidificantes, aromas, em diferentes proporções. Têm uma considerável dose de açúcar (pode chegar a 12% do produto). O seu consumo deve ser restringido, principalmente entre as crianças e idosos.  Deverão ser sempre a excepção e nunca a regra!

-Pós açucarados

Quem nunca bebeu Tang geladinho? Pois é, mas para além de ser delicioso estes pós são aromatizados e ricos em corantes e em nada têm a ver com os sumos de frutos.

Nunca esquecer que os famosos sumos que se ingerem diariamente, para além do açúcar têm dezenas de ingredientes na sua composição  que só de ler nos deixam com a pulga atrás da orelha.

Em caso de dúvida, opte por água.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D