Democracia ou Algunscracia
Boas.
Hoje li uma notícia que achei um pouco curiosa. Nela era referido que os trabalhadores do Estado que não gozarem a tolerância de ponto de hoje e do próximo dia 7 de Dezembro vão ter folga e remuneração extra.
Ou seja aqueles que forem chamados a trabalhar nas vésperas de feriado em que foi determinada tolerância de ponto no Estado, irão receber remuneração por trabalho suplementar bem como a respectiva folga, a gozar quando já não estiver em vigor nem o estado de emergência, nem o estado de calamidade.
Estes dois dias serão considerados como trabalho executados em dia útil pelo que a majoração remuneratória poderá ser diferenciada. Na maior parte dos casos aplicar-se-á a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, que determina uma majoração de 25% na primeira hora de trabalho e em 37,5% nas restantes. Mas as percentagens poderão ser diferentes por exemplo para o pessoal dos estabelecimentos hospitalares, que têm um regime próprio.
Eu, sinceramente não discordo desta atitude, discordo sim é do Estado tratar uns como filhos e outros (sector privado) como enteados. Nós, do sector privado vamos ter que ter faltar (não sendo remunerados) ou meter dias de férias porque o Estado unilateralmente decidiu fechar as Escolas e borrifou-se literalmente para os pais e crianças e depois têm a lata de vir dizer que todos os cidadãos são iguais.
Depois quando chegar a altura das eleições venham dizer que as pessoas se acreditam cada vez menos nesta coisa que muitos ainda chamam de Democracia, mas que só é para alguns.