Distanciamento social
Boas.
Hoje ao ler o que se passava no país e no Mundo, vi duas notícias que me chamaram a atenção. A primeira foi da procissão de carros que estava a ir para a feira de Famalicão (o que diz bem do civismo e da solidariedade de certas pessoas) e outra que falava sobre o distanciamento social.
Claro que ao andar nas ruas duvido que as notícias que somos bombardeados diariamente cheguem a todos.
Mas afinal, o que é isso do distanciamento social?
O distanciamento social e também o isolamento são essenciais em saúde pública, especialmente utilizadas em resposta a uma epidemia contribuindo para o bem-estar comum. Esta é uma das medidas mais eficazes para quebrar as cadeias de transmissão, e por isso utilizadas pelas autoridades de saúde para minimizar a transmissão desta Pandemia.
Algumas das medidas a adoptar para reduzir a interacção social entre pessoas são: manter, pelo menos, uma distância de dois metros das outras pessoas, lavar frequentemente as mãos com sabão (sendo que por muito simples que seja, é daquelas coisas que parecia estar esquecido para muitos), espirrar ou tossir para o braço e se possível não estar fisicamente no trabalho.
Se tiver mesmo que sair de casa, evite tocar na cara e usar transportes públicos muito cheios (claro que na teoria é mais prático, do que na realidade). A DGS aconselha o uso de manga comprida e de cabelo apanhado. Se tiver máscara ao seu dispor, deve colocá-la antes de sair de casa. Use lenços de papel para cobrir os dedos quando toca em algum objecto e se tiver hipótese, opte por não pagar em dinheiro.
No regresso à residência é recomendado que deixe os seus sapatos à porta (ou numa zona especifica para isso), assim como as chaves e carteira dentro de uma caixa junto à entrada. Deve limpar o telemóvel com toalhitas humedecidas em álcool e se possível tome um banho antes de dar o beijo aos seus filhos ou à sua cara-metade. Se vai passear o seu Bobby à rua, limpe-lhe as patas antes de entrar em casa. A roupa deve ser colocada dentro de um saco e lavada se possível a mais de 60 graus. Antes de arrumar os produtos que comprou, limpe-os com um pano húmido com água e lixívia.
Já sabe que se tiver algum infectado em casa, essa pessoa deverá ficar isolada num quarto e se possível ter uma casa de banho só para si. Claro que isso na maioria das casas não é possível, mas aí deve ser bem desinfectada regularmente. Toda a roupa deve ser lavada em temperatura elevada e nunca deve partilhar qualquer objecto.
Isto é daqueles vírus que antes de nos atingir, ninguém levanta ondas e está tudo bem. O problema é depois, em que os governantes colocam as mãos na cabeça.
E se isto por norma, a maioria das pessoas até cumpre, o problema será que quando tudo isto normalizar, nós cidadãos, passaremos um pano sobre esta nódoa e nos esqueceremos das regras que até agora estavam instituídas e que algumas delas seriam de adoptar.
Mas mais tarde falarei disso.