Duas estações do ano
Olá.
Que estejam todos bem por aí. Agora que o Verão parece finalmente estar a ir embora, eis que os donos das fábricas de lenços de papel começam a sorrir. Porque o pessoal andar com o pingo no nariz devido às mudanças de temperatura é o prato do dia. E se até aqui, as queixas que havia era de que estava calor a mais para a altura do ano, agora será, que isto foi uma mudança brusca e que não deviam ter descido tanto as temperaturas.
Mas como a insatisfação está nos genes dos Tugas já nada é de admirar. Mas só falei nisto, porque o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que a partir desta sexta-feira ou seja amanhã, só nos faltará os Ursos do Pólo Norte, porque vem aí uma massa de ar polar.
Segundo os entendidos da matéria, esta massa fria (e não é esparguete) virá da Islândia, o que quer dizer que dái não vem só miúdas de olhos azuis e bacalhaus, mas vem também um frio do caneco.
Segundo o IPMA, as previsões apontam a passagem da situação de temperaturas amenas para uma descida gradual da temperatura, com intensificação do vento, especialmente, no litoral oeste e nas terras altas.
Já para o fim-de-semana as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 15 graus Celsius, com exceção da costa sul do Algarve e alguns locais do Alentejo, onde podem ser ligeiramente superiores (2 a 3 graus), e das regiões do interior Norte e Centro, onde os valores da temperatura máxima deverão variar entre 5 e 10 graus Celsius”.
Relativamente aos valores da temperatura mínima, o pessoal que gosta de beber as coisas frescas vai ficar contente já que estas deverão ser inferiores a 10°C e entre os 0 a 5°C nas regiões do interior, onde devem cair as primeiras geadas da época.
Ao falar nestas coisas, faz-me lembrar os tempos de miúdo em que existiam 4 estações do ano, mas desde que andou aqui a troika, a Primavera e o Outono parece que foram abolidos.