Educação ou falta dela
Boas
Agora que as aulas chegaram, o ano parece que muda num abrir e fechar de olhos e agora já começam as filas intermináveis no trânsito, o Sol começa a desaparecer num ápice, começam a estrear dez novelas novas nas televisões e por aí fora.
Mas hoje o que venho falar é sobre as crianças, ou como dizia a minha avó da canalha. E venho com esta conversa, porque um dia destes estava no Centro de Saúde e então estava a observar um casal com o seu filho que devia ter por volta dos 6 anos. O pai não estava para ninguém a não ser para o telemóvel, enquanto que a mãe olhava no vazio, mas que foi interrompida porque o miúdo tinha pegado nuns panfletos e tinha começado a coloca-los no chão. A progenitora disse então à criança para estar sossegada e para não mexer em nada. O miúdo simplesmente olhou para a mãe e mandou-a para aquele sítio que acaba em alho.
Ao ver isto, pensei que a mãe ou o pai iam fazer uma reprimenda mais severa ou mesmo com uma palmada. Mas para meu espanto, os dois não reagiram de nenhuma maneira ao que ouviram e deixaram o pirralho a continuar nas suas asneiras.
Esta conversa vem no seguimento das aulas terem começado por estes dias e de muitos pais estarem a pensar que aos professores cabe dar educação às crianças.
Eu sou do tempo (agora parecia a velhota do anúncio do Continente) em que nas escolas os professores ensinavam Português; Matemática; História e muitas outras matérias. E depois também reforçavam a educação que nos era dada em casa. Sim, porque é em casa o local onde se ensina as crianças a serem educadas; a serem pontuais; a serem honestas; a respeitar os outros; a não dizerem asneiras; a serem limpos; a serem organizados; a cuidarem das suas coisas e não mexerem nas dos outros; a dizerem obrigado ou desculpe; a não mandarem lixo para o chão; a dizerem bom dia ou boa tarde e também a terem limites.
Ser Pai é isto e muito mais. O Amar os filhos não é só andar com eles ao colo e dar todo o carinho. É também saber dizer a palavra não quando é não. Como já referi algumas vezes, um filho não é nossa propriedade, mas cabe a nós Pais, dar-lhes uma educação adequada para estes viverem em sociedade.
A felicidade de uma criança é construída por diversas vertentes da vida. E os nossos pimpolhos um dia só poderão ensinar isto no futuro, se agora receberem esses valores.
