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marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

23
Jan20

Eles olham para a direita e pisca, pisca…

jl

iluminação.jpgBoas.

Que estejam bem í desse lado. Hoje ao pensar no que iria escrever aqui lembrei-me de um episódio de ontem à noite. Já estava uma noite bem cerrada quando circulava um condutor na via do meio sem qualquer tipo de luz. E apesar dos restantes condutores lhe darem sinais de luzes para o alertarem, a verdade é que o senhor lá continuou.

Mas em relação a isto, o que é que nos diz o código da estrada?

Artigo 60.º — utilização de luzes, indica os dispositivos de iluminação a utilizar pelos condutores.

Desses dispositivos de iluminação fazem parte:

  1. a) Luz de estrada (máximos), destinada a iluminar a via para a frente do veículo numa distância não inferior a 100 metros. Iluminação muito popular nas auto-estradas independentemente da distância dos outros veículos.
  2. b) Luz de cruzamento (médios), destinada a iluminar a via para a frente do veículo numa distância até 30 metros, sendo que muitos condutores gostam de poupar na luz e não os usam.
  3. c) Luz de nevoeiro da frente, destinada a melhorar a iluminação da estrada em caso de nevoeiro ou outras situações de visibilidade reduzida. Também muito para dar aquele estilo de tunning ao seu carro.
  4. d) Luz de marcha atrás, destinada a iluminar a estrada para a rectaguarda do veículo e avisar os outros utentes que o veículo faz ou vai fazer marcha atrás.

2 – Os dispositivos de sinalização luminosa a utilizar pelos condutores são os seguintes:

  1. a) Luzes de presença, destinadas a assinalar a presença e a largura do veículo, quando visto de frente e da retaguarda, tomando as da frente a designação «mínimos».
  2. b) Luz de mudança de direção, destinada a indicar aos outros utentes a intenção de mudar de direção. Eu sei que para certos condutores parece que estas luzes só lá estão para enfeitar o carro, mas dá mesmo para as colocar a funcionar.
  3. c) Luzes avisadoras de perigo, destinadas a assinalar que o veículo representa um perigo especial para os outros utentes e constituídas pelo funcionamento simultâneo de todos os indicadores de mudança de direção. Eu sei que muitos condutores acham que estas luzes foram inventadas para sinalizarem o carro quando o dono foi tomar café.
  4. d) Luz de travagem, destinada a indicar aos outros utentes o acionamento do travão de serviço.
  5. e) Luz de nevoeiro da retaguarda, destinada a tornar mais visível o veículo em caso de nevoeiro intenso ou de outras situações de redução significativa de visibilidade. A isto também se acrescenta que muitos condutores gostam de chatear todos os outros que circulam na rectaguarda.

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