Eles olham para a direita e pisca, pisca…
Boas.
Que estejam bem í desse lado. Hoje ao pensar no que iria escrever aqui lembrei-me de um episódio de ontem à noite. Já estava uma noite bem cerrada quando circulava um condutor na via do meio sem qualquer tipo de luz. E apesar dos restantes condutores lhe darem sinais de luzes para o alertarem, a verdade é que o senhor lá continuou.
Mas em relação a isto, o que é que nos diz o código da estrada?
Artigo 60.º — utilização de luzes, indica os dispositivos de iluminação a utilizar pelos condutores.
Desses dispositivos de iluminação fazem parte:
- a) Luz de estrada (máximos), destinada a iluminar a via para a frente do veículo numa distância não inferior a 100 metros. Iluminação muito popular nas auto-estradas independentemente da distância dos outros veículos.
- b) Luz de cruzamento (médios), destinada a iluminar a via para a frente do veículo numa distância até 30 metros, sendo que muitos condutores gostam de poupar na luz e não os usam.
- c) Luz de nevoeiro da frente, destinada a melhorar a iluminação da estrada em caso de nevoeiro ou outras situações de visibilidade reduzida. Também muito para dar aquele estilo de tunning ao seu carro.
- d) Luz de marcha atrás, destinada a iluminar a estrada para a rectaguarda do veículo e avisar os outros utentes que o veículo faz ou vai fazer marcha atrás.
2 – Os dispositivos de sinalização luminosa a utilizar pelos condutores são os seguintes:
- a) Luzes de presença, destinadas a assinalar a presença e a largura do veículo, quando visto de frente e da retaguarda, tomando as da frente a designação «mínimos».
- b) Luz de mudança de direção, destinada a indicar aos outros utentes a intenção de mudar de direção. Eu sei que para certos condutores parece que estas luzes só lá estão para enfeitar o carro, mas dá mesmo para as colocar a funcionar.
- c) Luzes avisadoras de perigo, destinadas a assinalar que o veículo representa um perigo especial para os outros utentes e constituídas pelo funcionamento simultâneo de todos os indicadores de mudança de direção. Eu sei que muitos condutores acham que estas luzes foram inventadas para sinalizarem o carro quando o dono foi tomar café.
- d) Luz de travagem, destinada a indicar aos outros utentes o acionamento do travão de serviço.
- e) Luz de nevoeiro da retaguarda, destinada a tornar mais visível o veículo em caso de nevoeiro intenso ou de outras situações de redução significativa de visibilidade. A isto também se acrescenta que muitos condutores gostam de chatear todos os outros que circulam na rectaguarda.