Este país existe??
Olá.
Que estejam todos bem por aí. Hoje ao andar na Net deparei-me com uma peça que embora quase que não tenha sido falada na comunicação social portuguesa chamou-me a atenção. A mesma peça referia que o Estado Português já tinha pago 30 milhões de euros pelo arranjo de um helicóptero militar avariado há mais de três anos. E esta reparação já vem desde Agosto de 2015!! Não foi engano, é mesmo 2015!
Isto pelos vistos fica a dever-se porque a empresa pública dona dos helicópteros EH-101 usados pela Força Aérea reteve quase quatro milhões de euros, pagos em setembro pelo Ministério da Defesa. Mas em 2017, a fabricante - a Leonardo (Itália) - suspendeu os trabalhos por falta de pagamento.
As contas são fáceis de fazer: continuaram a pagar-se as rendas pela compra do helicóptero em leasing operacional, na casa dos seis milhões de euros anuais. Multiplicados pelos quatro anos de paragem (2015-2019), dá um bolo de 24 milhões - a que se somam agora os mais de 6,5 milhões, autorizados e contabilizados em 2018, para pagar a reparação.
O helicóptero EH-101, n.º 19612, operado pela Força Aérea é um dos dez adquiridos em 2001 pela Defloc em regime de leasing operacional, para missões de busca e salvamento. A reparação dos estragos causados pelo acidente em agosto de 2015 foi iniciada à confiança pela Leonardo. O que em Portugal não costuma ser boa ideia.
Mas para além da notícia, o que me chamou a atenção foi o preço da máquina quando nova. E olhem que fui pesquisar porque pensei que estava a ficar meio xexé. Esta aeronave já ia em 30 milhões com a sua reparação, mas nova custa cerca de 18,5 milhões de euros. Se este país não é um local de malucos, então não sei o que será!