Evitar agora a crise social
Olá.
Não sei se deram conta, mas o País parece que está a viver uma coisa (como dizer isto?) a que se chama uma crise pandémica. Embora muita gente, que por vezes pareça que a parte cognitiva meteu férias, ainda teima em andar a passear como tudo estivesse na normalidade.
Mas o que me leva a escrever aqui a escrever estas linhas foram os comentários que começaram a chegar de Itália, onde para além da crise de Saúde Pública que o Covid-19 está a provocar (com muitos milhares de mortes) agora está a levantar-se uma crise económica muito grave, o que está a levar por arrasto a uma crise social. E o que me chamou a atenção foi os assaltos que os supermercados estão a sofrer e o alvo não é dinheiro, mas sim um bem essencial para qualquer um que é comida. E sei que algumas pessoas criticam, mas quem tem um filho em casa, não tem qualquer rendimento, o que faz? Simplesmente, não vive, mas sobrevive e para isso faz qualquer coisa.
Para que nada semelhante ocorra aqui é necessário que o nosso País, coloque a parte da Segurança Social a trabalhar para esta fase, até porque se assim continua iremos ter uma fatia enorme da nossa população a passar por dificuldades. Se por acaso isto começar a melhorar rapidamente, que tudo isto sirva de lição e que nós consigamos a ter uma sociedade mais equilibrada e solidária. É completamente descabido que haja diferenças nos rendimentos (salários, reformas…) quando todos dependemos de todos. Pouco adianta ter muitos milhões no banco, quando não existe nada para comprar com esse dinheiro.