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marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

marianagugudada

28
Set20

Exercício de barriga cheia ou vazia?

jl

nutriçao desportiva.jpgBoas.

Esta pandemia se foi positiva em alguma coisa, foi o facto de se começar a falar mais de exercício físico e isto como é obvio devido ao confinamento que todos tivemos e que parece que ainda vamos ter durante alguns (muito) meses. Pois bem para além do treino que temos ser importante nesta altura que passamos, este é fundamental em qualquer altura da nossa vida. Se isto é importante, existem outras coisas relacionadas com isso que estão também interligadas. Uma delas é saber o que devemos comer antes do nosso treino.

E isto é fundamental porque o que se come é decisivo para a nossa prestação.

Basta hoje em dia andar num ginásio para se ver que os famosos pós mágicos (onde a palavra proteína é quase olhada como um Deus) estão presentes em muitas bolsas dos frequentadores destes espaços.

Mas existem diferentes teorias, desde aquelas que defendem que se deve fazer jejum antes da actividade física, até aquelas que afirmam que devemos tomar suplementos de pré-treino com ingredientes específicos.

Mas o que a maioria dos entendidos refere é que aquilo que comemos antes do exercício físico é decisivo porque faz uma grande diferença no desempenho e recuperação já que nas horas (três) que antecedem o treino, devemos comer algo que nos ajude a sustentar a energia, aumentar o desempenho, hidratar, preservar a massa muscular e acelerar também a recuperação.

Por norma a principal prioridade é consumir hidratos de carbono antes de nos exercitarmos. Embora as proteínas sejam fundamentais após o treino, ingerir uma elevada quantidade delas (através de um batido de proteínas é o mais prático) antes de um treino não deve ser prioridade máxima, uma vez que não é tão eficaz como uma fonte de energia como os hidratos.

Não nos podemos esquecer que iniciar uma refeição completa e saudável deve ser um hábito diário, estejamos prestes a praticar exercício ou não. Mas como sabemos muitos de nós, não o fazemos. Existem alimentos de fácil digestão e fáceis de comer ou mesmo transportar como uma banana ou duas tâmaras e algumas nozes.

Além da alimentação, é importantíssimo estar hidratado e por isso não nos podemos esquecer de beber bastante água.

Depois existe o outro lado da moeda onde está o jejum, que é normalmente feito por pessoas que querem queimar gordura mais rápido. Quando não temos "combustível" prontamente disponível para queimar, o corpo entra nas nossas reservas de proteínas sob a forma de massa muscular, o que por sua vez limita a quantidade que resta para reparar e construir novo tecido muscular. Existem vários estudos que dizem que aquelas pessoas que jejuam podem queimar mais gordura, mas no entanto existem outras investigações que não mostram qualquer diferença entre estados o jejum e entre alimentarmo-nos.

Antes de fazer seja o que for, fale com o seu médico!

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