Fazer as coisas de maneira assertiva
Boas.
Ontem vi uma notícia que me chamou particularmente a atenção. Na mesma era referida uma frase do novo ministro britânico da Saúde, onde o mesmo referia que este vírus sendo muito complicado de lidar, as pessoas tinham que aprender a conviver com o mesmo.
Segundo o mesmo, o Governo inglês prepara-se para levantar as últimas restrições em vigor face à covid-19, alertando por isso, que o país deve aprender a conviver com a doença.
Não sou nem de perto nem de longe entendido desta matéria, tendo a concordar com este senhor, até porque este confinamento obrigatório que se vai vivendo é impossível viver com isto por muito mais tempo. O que se tem que apostar é implementar fortes medidas, mas acima de tudo tem que se apostar numa fiscalização assertiva. Isto não adiante ter no papel medidas exemplares se depois na prática ninguém passa carta a nada.
Existem medidas como o uso da máscara e da higienização das mãos que até são facilmente controláveis, mas depois temos outras que tem que existir bom senso.
Eu sei que ter medidas restritivas durante estes meses todos não é fácil, mas pior se torna quando se passa do 8 para o 80. Por outro lado compreendo o lado económico deste problema já que podemos estar numa encruzilhada de não se morrer da doença e morrer da cura.
Todos nós temos que ser resilientes e saber que nada disto é uma brincadeira, mas também temos que saber que vivemos numa sociedade e para se viver nela tem que existir direitos, mas também deveres.