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marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

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marianagugudada

12
Ago21

Férias e alimentação

jl

má alimentação.jpgOlá.

E estamos nós no mês que basicamente é sinónimo de férias. Agosto. Mês que geralmente está associado a praia, a campismo, a dormir até mais tarde e altura em que a cerveja fresca ou os sumos estão sempre prontos a serem consumidos pela malta e se a isto se somar o belo churrasco então já se está pronto para dormir a bela sesta.

Mas se o frango ou a febra a pingar na grelha sabem bem, por outro lado temos que ter cuidado, até porque existem alimentos que, pela sua composição ou forma de confecção, deve evitar incluir na sua dieta alimentar ou, pelo menos, limitar a frequência e a quantidade com que os ingere. E aqui deixo alguns exemplos:

- Refeições embaladas prontas a comer

Chega da praia e não quer cozinhar, o que faz? Ou vai buscar fora ou então pega numa refeição pré- cozinhada e fica resolvido o problema. Certo? Não, errado, porque as lasanhas, arroz de pato, bacalhau com natas e outras refeições pré-cozinhadas, ao serem confeccionadas com maior adição de sal e de gordura, principalmente saturada, e, muitas vezes, também de açúcar (como conservante), aumentam o risco de obesidade e doenças cardiovasculares, levando com isso que se criem problemas a médio prazo.

- Carne processada

E que tal fritar umas salsichas, um bacon, uns ovos e umas batatas? Se acompanhar com uma alface até nem é muito mau!

Pois!! Salsichas (incluindo as de aves), chouriço, presunto, mortadela, carne enlatada, fiambre e bacon são de evitar. Além do elevado teor em sal e gordura saturada, o uso de nitritos (como conservante e estabilizador da cor) nestas carnes aumenta o risco de toxicidade.

 -Grelhados no carvão

Mas vou comer um grelhadinho que é bem saudável! Pois, mas quer seja peixe, carne branca ou vermelha, o contacto directo de alimentos fontes de proteína animal com a fonte de calor e temperaturas bastante elevadas faz com que leve à produção de compostos potencialmente cancerígenos. Esporadicamente até poderá comer, mas não abuse!

- Fritos e snacks salgados

Na praia não é um pacote de batata frita que vai fazer mal ao miúdo.

No geral, deve evitar o consumo de todos os fritos e salgados, devido à combinação excessiva de gordura e sal, que aumenta o risco de indigestão, obesidade, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial. Deve ainda ter especial atenção às batatas, congeladas ou de pacote, uma vez que a sua fritura leva à formação de uma substância cancerígena. Uma vez de longe a longe até não fará mal, o problema é quando o de longe a longe é uma vez por semana ou como muitas vezes acontece dia sim, dia sim. Uma vez batatinhas e outo a bolinha de Berlim!

- Beber refrigerantes

Até estou a beber uma cola light e tudo!

Pois, mas seja que refrigerante ou qualquer outro sumo que beba engarrafado de natural tem muito pouco. Aliás basta ler um rótulo para se ver isso mesmo. Pois, mas se beber um sumo de laranja natural não faz mal? Isso até está certo, mas se beber 10 cl de sumo, mas quem faz isso? Bebe um copo cheio o que equivale a quatro ou cinco laranjas e se as fosse comer isso seria normal? Pode até beber algo, mas não por sistema porque mesmo sendo liquido os excessos vão parar dentro de si. A água é a opcção!

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