Festas de anos
Boas.
Sempre ouvi dizer que o dinheiro está caro e por isso mesmo venho aqui deixar um artigo que poderá ser um meio para poupar uns euros. A minha pimpolha não tarde muito a fazer anos e por isso já comecei a pensar no que lhe poderei fazer sem dar cabo da minha carteira.
E fazer a sua festa de aniversário em casa e poupar nas festas não é assim tão difícil. Aqui vão algumas dicas para não se arrepender. O essencial é que se aprenda a divertir-se com pouco dinheiro. Cá vão alguns conselhos:
- Convidados
Quanto mais gente convidar, mais gastos obviamente irá ter. Por isso não convide quem não quer só por educação, pois assim não terá como poupar nas festas em casa. Basta a família e os amigos mais chegados do aniversariante para que este fique feliz. Em relação aos convites, pesquise na Internet os mais engraçados ou pode criá-los sozinho e envie depois por e-mail aos convidados. Se não tiver o contacto de todos, imprima os convites para entregar alguns pessoalmente. Acima de tudo ser criativo!
- Local da festa
Se tiver um jardim ou quintal e estiver bom tempo no dia da festa, aproveite para tirar o máximo partido desse espaço, onde as crianças poderão brincar à vontade e ainda lhe pouparão a preocupação da possibilidade de partirem algum objeto de vidro ou de loiça que tiver em casa. No entanto, se não tiver um espaço ao ar livre, tire o melhor partido da sua sala, uma vez que será mais económico do que alugar um espaço.
- Decoração
Seja qual for o espaço escolhido, decore-o com o desenho animado preferido do seu filho, por exemplo. A opção mais económica é imprimir algumas imagens desse desenho e colá-las na parede, podendo também ser usadas para enfeitarem a mesa onde as crianças irão comer os doces. Não se esqueça também de pendurar balões nas paredes, um clássico que deixa sempre os miúdos alegres. Em relação à toalha de mesa, se o aniversariante gostar da Barbie, por exemplo, pode usar uma toalha cor-de-rosa, mas se preferir a cor do seu clube de futebol por adorar este desporto, opte por essa cor. Tudo depende do tema da festa, que tem de ser bem pensado para que as decorações fiquem todas a condizer. Pensar as coisas com antecedência ajuda.
- Opte por doces bons e baratos
Como poupar nas festas em casa e ter ao mesmo tempo uma mesa apelativa? Uma gelatina, um pudim ou uma mousse instantânea, por exemplo, são opções baratas e fazem sempre as delícias dos mais pequenos. Espalhar rebuçados e chupa-chupas pela mesa também são doces atrativos, além de poder colocar pipocas, gomas e bolachas em pequenas taças. Se quiser, prepare também algumas sandes e até mesmo alguns salgados, como croquetes e rissóis. Pense primeiro no orçamento que quer gastar na festa e depois faça as contas para saber que decisões tomar. Se só tem orçamento para 50, não gaste 70. Veja acima de tudo onde vai gastar.
- Pesquise receitas de bolos na internet
Se preferir uma mesa recheada de bolos, existem várias receitas económicas e muito fáceis de fazer, como por exemplo de salame, baba de camelo e torta de laranja. Ficará mais barato e será muito mais delicioso.
- Bebidas
Em vez de escolher refrigerantes e outras bebidas açucaradas, pode optar por comprar limões ou laranjas e fazer limonada ou sumo de laranja, ou até mesmo ambos, para os convidados terem duas opções, pois podem não gostar de alguma delas. Não só irá poupar na compra das bebidas, como também dará às crianças algo mais saudável. Se optar por refrigerantes não se esqueça que a festa é só para um dia. Não compre em quantidades industriais.
- Escolha um bolo de aniversário económico
Compre um bolo barato mas sem ser de má qualidade. Se quiser que este tenha algum desenho e conheça alguém com talento para fazer bolos, ou uma pastelaria com preços em conta que lhe possam cobrar pouco, opte por essa solução. E se vai ter quinze pessoas em casa não compre um bolo de quatro quilos.
- Organize atividades para as crianças
Se a festa for num jardim ou quintal e o aniversariante gostar de jogar futebol, basta uma bola para lhe fazer a vontade. Pode ainda usar um fio para fazer de rede e uma bola leve para o voleibol, por exemplo, se tiver onde prender o fio, ou optar por atividades mais tradicionais como uma caça ao tesouro, o jogo do lencinho ou da estátua e corridas de sacos ou de estafetas.
Caso a festa seja dentro de casa, pense noutras brincadeiras para entreter as crianças, como a dança das cadeiras, o jogo de mímica, o telefone sem fio ou uma versão Pictionary se o seu filho tiver um quadro de giz ou outro onde todos possam ver o que está a ser desenhado para tentarem adivinhar.
E se tiver algum familiar ou amigo com jeito para a palhaçada e um traje de palhaço, esta é a altura ideal para lhe pedir que use o lado brincalhão na festa para animar os mais novos. Haverá melhor forma de aprender como poupar nas festas em casa e ao mesmo tempo garantir a diversão?
- Lembranças
Se é daqueles pais que gosta de dar saquinhos aos convidados no final da festa, tente economizar ao criar os seus próprios saquinhos com papéis coloridos em vez de comprá-los já feitos . Encha-os com chupa-chupas, rebuçados ou gomas, ou então faça um mix ao colocar todos nos sacos, mas sem quantidades exageradas para poupar. Acima de tudo coloridos!
- Use aguarelas para pintar o rosto das crianças
Muitas crianças adoram quando lhes é pintada a cara com algum desenho que gostam. Se tiver aguarelas em casa e jeito para o desenho, ou algum familiar ou amigo seu tiver esse talento, usem-no para fazê-las felizes ao decorarem-lhes o rosto.
Acima de tudo que haja diversão. Não é por se gastar uma pequena fortuna que a festa será melhor do que se gastar tostões. Seja imaginativo!