Frigorifico dispensado
Olá.
Hora de descansar um pouco. Não é que tenha ido correr, mas estive a fazer o almoço e embora não seja nenhum chef, a cozinha tem uma coisa que agrada ao meu ego, já que gosto do que faço. E como agora parece que a minha cozinha é a cozinha do Masterchef (tenho avental e tudo) comecei a ler certas coisas relativas à confecção e conservação das coisas. E é precisamente sobre isso do que venho aqui escrever.
O que venho aqui escrever é sobre alguns alimentos que não devem ser colocados no frigorífico.
Claro que nós consumidores, vemos este aparelho quase como uma coisa milagrosa e que conserva tudo e mais alguma coisa, mas nem sempre é assim! Vamos lá então ver os produtos que não devem ir parar ao frio.
1) Batatas – (e não falo de algumas pessoas que conheço) este produto deve ser armazenado em sacos de papel ou os sacos tradicionais de rede em despensas frescas e secas. Colocá-las no frigorífico pode fazer com que apodreçam muito mais rapidamente.
2) Cebolas – (mais pessoal conhecido) estas preferem áreas secas e ventiladas. As cebolas tendem a ficarem mais moles ou com cheiro a mofo se deixadas no frigorífico por muito tempo. Se tiver sido cortada, as camadas começam o processo de secagem mesmo se a embrulhar firmemente. No entanto, mantenha-as longe das batatas. Esses tubérculos podem fazer com que as cebolas apodreçam mais rápido.
3) Alho – (só falta o bacalhau e o Saúl) fica melhor numa área seca e ventilada da despensa. Mas convém que seja bem seca, senão depressa verá a sair raízes ou a ficar podre.
4) Manjericão – este tempero absorve o cheiro do frigorifico, logo é melhor mantê-lo fresco numa chávena ou copo de água, como flores frescas. Também pode fazer isso com outras ervas frescas. Para além de ser melhor conservado, também ficará com a cozinha decorada. Senão espere até Junho e leve-o para o São João. Ai é só manjerico?!
5) Abacates – Se este produto não amadurece é porque está no frigorífico. Colocar um abacate verde fora do frigorífico, vai torná-lo maduro muito mais rápido. Para acelerar o processo, coloque-o numa bolsa com uma banana ou uma maçã.
6) Pão - Fica muito melhor quando mantido à temperatura ambiente num saco plástico selado. Armazenar o pão no frigorífico acelera o processo de desidratação. Se o congelar, feche muito bem o saco!
7) Tomates - Armazenar tomates no frigorífico (frase infeliz), pode alterar o seu sabor e fazê-los apodrecer mais rapidamente. Mantê-los numa tigela é a sua melhor aposta, fora do frigorífico.
8) Café - Mantenha o café fora do frigorífico e num recipiente bem seco e hermético no armário. Mas o melhor é um cafézinho quentinho.
9) Abóboras - a maioria das abóboras, especialmente aquelas com a casca mais grossa, ficam bem alguns meses na despensa. Os outros tipos de abóboras precisam de ser colocados numa área bem ventilada. A localização também precisa de ser escura, fresca e seca. Se não a encontrar já sabe que deve estar a servir de táxi da Cinderela.
10) Mel – este é o único alimento que não se estraga e não precisa ser refrigerado. É o que faz não haver abelhas nos Pólos.
11) Bananas - As bananas que estão verdes devem ser penduradas num gancho para amadurecerem. Caso contrário, as bananas maduras podem ser armazenadas no frigorífico ou no congelador para evitar o amadurecimento. Mas conheço alguns bananas que se conservam muito bem.
12) Ketchup - O ketchup e a mostarda podem ser mantidos durante cerca de um mês sem refrigeração, porque eles contêm ácidos que inibem o crescimento de bactérias. Queres Ketchup Maria?
13) Manteiga de amendoim - esta manteiga não precisa de ser refrigerada e pode ser mantida, a menos que seja orgânica.
14) Óleo - Os óleos de cozinha podem ser mantidos fora do frigorífico, com exceção dos óleos de nozes. Assim o Tico e o Teco estão tramados.
15) Maçãs – este fruto pode ser mantido numa cesta na sua despensa e irá durar à vontade toda a semana.
16) Arroz – este produto tem que ir para o frigorífico se estiver cozido. Se for seco pode ser armazenado em latas ou sacos de plástico na sua despensa durante anos.
17) Melão - É principalmente aconselhável armazenar qualquer melão no frigorífico, quando tiver sido cortado. No entanto, caso não o tenha feito, deve deixar a fruta fora do frigorífico. Houve pesquisas que mostraram que manter o melão à temperatura ambiente ajuda a manter os níveis de antioxidantes intactos.
18) Pimentões – mais ou menos picantes, ficam mais saborosos fora do frigorífico, ou seja, ao ar livre.
19) Laranjas - O frio causa danos em frutas cheios de ácido cítrico como laranjas ou limões. Essas frutas cítricas precisam da temperatura natural para o amadurecimento e mantê-las dentro do frigorífico, dificulta esse processo.
20) Pepinos - O pepino gosta da temperatura ambiente (frase marota!!), de modo que o frigorífico não é um local adequado para preservá-lo. Muitas vezes, verá uma pele danificada no pepino depois de sair do frigorífico (pela danificada do pepino. Hummm!). Então procure um lugar seco e fresco e fique sem preocupações por alguns dias.
21) Atum - Muitas pessoas mantêm o seu atum enlatado no frigorífico, mas devem saber que, enquanto ele estiver selado, é seguro mantê-lo à temperatura ambiente sem causar nenhum dano. Além disso, o sabor é muito melhor à temperatura ambiente.
22) Chocolate - É um hábito ver que os chocolates são mantidos dentro do frigorífico mas, a maioria deles não precisa de refrigeração. Também podem experimentar um sabor diferente depois de mantê-los no frigorífico. Então, nunca os coloque lá, a menos que perceba uma enorme mudança no seu estado sólido.
23) Cereal - Não precisa de colocar o cereal no frigorífico para mantê-lo fresco. Pode ficar bem sem refrigeração. Mais uma vez, a humidade no frigorífico e a baixa temperatura podem estragar a textura e tornar os cereais menos crocantes e com um sabor meio a plástico.
24) Especiarias - Algumas pessoas mantêm especiarias nos frigoríficos. Elas podem ser preservadas por um longo período de tempo sem refrigeração. Então, não deve preencher o valioso espaço do seu frigorífico com especiarias.
25) Bolachas - As bolachas não precisam ser colocadas dentro de um frigorífico. Deve-se armazená-las numa área seca e fresca. O factor mais importante a considerar é garantir que o pacote esteja bem fechado senão a pimpolha dá com elas. A humidade do ar e a absorção são o maior factor que fazem as bolachas perderem o sabor.
Esperando desde já que este artigo seja útil.