Hora de bater de choco
Olá.
Que esteja tudo bem aí por esse lado. Hoje vou falar de um problema que afecta muita gente. E não falo aqui da falta de ar na carteira, mas sim das alterações no sono. Falta de tostão não é fácil, mas não conseguir dormir também não é lá muito agradável.
Para ajudar neste caso aqui deixo alguns conselhos que poderão ser de alguma maneira uteis para quem tem este problema.
- Se possível (e isto de trabalhar por turnos não mata, mas mói) adormeça e acorde todos os dias à mesma hora. Enquanto animais de hábitos, as pessoas por vezes têm dificuldade em ajustar-se a mudanças nos padrões de sono. Dormir até ao meio-dia ao fim de semana não vai compensar completamente a falta de sono que aconteceu durante a semana que passou e com isso só vai fazer com que seja mais difícil acordar na segunda-feira de manhã.
- É óptimo fazer exercício, mas não o faça demasiado tarde. Tente fazer pelo menos meia hora de exercício na maior parte dos dias, mas pelo menos três horas antes de ir para a cama.
- Evite cafeína bem como a nicotina. Café, alguns refrigerantes, como as Colas (já nem se fala das bebidas energéticas, que são autenticas bombas de cafeina), alguns chás e o chocolate contêm cafeína que é um estimulante e os seus efeitos podem demorar até oito horas para saírem completamente do organismo. A nicotina também é um estimulante, provocando sono leve aos fumadores.
- Beber um copo (e aqui está associado o álcool) antes de dormir pode ajudá-lo a relaxar, mas o seu abuso priva-o de sono, mantendo-o toda a noite nas fases mais leves do sono.
- Ao jantar tenha cuidado porque uma refeição mais pesada pode causar indigestão, o que faz com que isso interfira com o sono.
- Se tem problemas em dormir, fale com o seu médico para ver se algum dos medicamentos que toma pode estar a contribuir para a insónia e questione se pode tomá-los durante o dia ou no início da noite.
- As sestas (e especialmente ao Domingo são deliciosas) podem saber muito bem, mas não as faça depois das três da tarde. Estas podem ajudar a compensar o sono perdido, mas se as fizer demasiado tarde podem fazer com que à noite se dedique à criação de gado e comece a contar carneirinhos.
- Uma actividade descontraída, como por exemplo ler um livro, devia fazer parte do seu ritual de sono, pois estar relaxado é o primeiro passo para que adormeça com os anjos.
- Se tiver oportunidade tome um banho quente antes de dormir. A descida da temperatura corporal depois de sair do banho pode ajudá-lo a relaxar e abrandar e com isso a nanar mais tranquilamente.
- Um ambiente tranquilo é fundamental e para isso livre-se de tudo o que o puder distrair do sono, como barulhos, luzes brilhantes, uma cama desconfortável ou temperaturas quentes. Quem sofre de insónia olha muitas vezes para o despertador. Vire os algarismos para o outro lado quando está a tentar adormecer para que a luminosidade não o incomode.
- A luz do dia é importante na regulação dos nossos padrões de sono diários. Tente sair à rua e receber luz natural pelo menos 30 minutos por dia. se vir que lavar a louça sobra para si, então aproveite e apanhe pelo menos uma horita.
- Se não consegue adormecer e der por si acordado depois de estar na cama há mais de meia hora, ou então se começar a ficar ansioso e preocupado, levante-se e faça qualquer coisa relaxante até sentir sono. A ansiedade de não conseguir dormir pode fazer com que seja ainda mais difícil adormecer. Mas se por acaso tiver louça para lavar então faça de conta que está a dormir.
Que estes conselhos sejam de alguma maneira uma ajuda.