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marianagugudada

A vida não é feita por parcelas, é feita pelo todo

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marianagugudada

06
Jun18

Hora de comer

jl

arroz ou massa.jpgOlá.

Estando nós na hora de almoço lembrei-me de uma coisa que li aqui há uns dias e que falava sobre arroz emassa e sobre aquilo que engorda menos?

Daquilo que leio estes produtos têm características nutricionais quase semelhantes e o ideal para uma alimentação equilibrada é alternar entre o consumo de cada uma destas opções. Mas, realmente o que se pretende é perder peso, uma delas é mais vantajosa.

 Mas afinal qual a melhor para se perder peso? Arroz ou massa?

Tendo em conta o valor energético, a melhor opcção é o arroz, sendo que é um produto que apresenta um teor calórico inferior ao da massa. No entanto, a massa tem a vantagem de ter um maior teor de proteína (sendo por isso mais saciante) e menor teor de hidratos de carbono. O arroz tem um menor teor de gordura sendo de evitar a elaboração de refogados prévios à sua cozedura, desaconselhados não só para a gestão do peso, como para a manutenção da saúde cardiovascular.

É recomendado que os alimentos pertencentes ao grupo dos cereais e derivados, como são os casos da massa e do arroz, constituam a base da alimentação, devendo ser sempre acompanhados de alimentos dos restantes grupos alimentares (nomeadamente, carne ou peixe e legumes), de forma a fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários. Sendo que os acompanhamentos é que muitas vezes nos tramam, mas mesmo um molho saboroso de tomate (quase sempre com sal), ervas e queijinho vai fazer com que a massa mais saudável que tenhamos ao dispor, seja quase uma bomba calórica.

Como comer então sem a balança se queixar!

100 g de massa fornecem 175 kcal, 1 g de gordura, 36 g de hidratos de carbono e 1 g de proteína. Já 100 g de arroz têm 171 kcal, 0 g de gordura, 39 g de hidratos de carbono e 3 g de proteína. Ter atenção que isto são valores só do produto em si. Porque se para o arrozinho começar a deitar outras coisas, os valores aumentarão. Estes são os cuidados a ter na hora de os ingerir:

- Opte pelas versões integrais de arroz e massa para aumentar o teor de fibra da refeição, o que tem impacto no controlo da saciedade e da absorção dos nutrientes. Se optar pelas versões normais tente não introduzir muitos molhos na sua preparação.

- Reduzir a porção de arroz ou massa consumida, compensando com o consumo de leguminosas e/ou legumes, pode ser uma estratégia a utilizar para conseguir controlar o peso mais facilmente. Os olhos comem, mas se optar por ter uma salada num quarto do prato em principio será muito melhor, isto se não a encharcar em maionese, porque senão são como aquelas pessoas que pedem uma Cola Zero no Mc Donald’s e ao mesmo tempo estão a comer um hambúrguer duplo com os molhos a escorrer!

- Se mesmo assim estiver com dificuldades fale com o seu médico de família para o encaminhar para um nutricionista, já que uma ajuda nunca faz mal.

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